gestor financeiro
Gestão financeira

A importância do Gestor Financeiro: 4 características importantes

Fortes tecnologia apresenta gestor financeiro
Publicado em: 09/09/2019 Tempo estimado de leitura: 5 minutos

A falta de um controle financeiro é um erro comum entre as empresas e as consequências dessa falta de controle trazem prejuízos que muitas vezes são irreversíveis. Gerenciar um negócio não é uma tarefa tão simples quanto parece, daí é que entra o papel do gestor financeiro, um profissional que precisa manter em ordem os recursos financeiros da empresa.

O gestor financeiro é de extrema relevância nas organizações, independentemente do tipo ou do porte da empresa. Com isso, ele é também o responsável pelo sucesso ou pelo fracasso da organização.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Que papel o gestor financeiro desempenha

Esse importante profissional, não só é responsável pelo controle dos recursos financeiros da empresa, mas também pelo planejamento financeiro e responsabilidade de organizar os demonstrativos contábeis. Além de captar e aplicar recursos visando obter mais lucros, ainda tem o papel de acompanhar o fluxo de caixa, os resultados econômicos da empresa e atuar nas tomadas de decisões corporativas.

O objetivo maior dessa função é aumentar o valor do patrimônio líquido da empresa, para isso, o profissional deve conhecer muito bem a situação financeira da mesma e realizar uma análise estratégica que ajude em uma tomada de decisão mais inteligente para o negócio. Fazendo isso, ele consegue otimizar ainda mais os ganhos financeiros.

E ainda tem mais, o gestor financeiro também é responsável por acompanhar as atividades rotineiras da empresa como: contas a pagar, todo o processo de faturamento, conciliação bancária e rotinas envolvendo assuntos fiscais e contábeis.

Como o gestor financeiro trabalha no dia a dia?

Por se tratar de uma função que envolve muita responsabilidade, onde uma falha pode ser fatal para a saúde financeira da empresa, podemos imaginar que a rotina de um gestor financeiro não é nada fácil, concorda comigo?

Para que o gestor financeiro realize uma gestão eficiente é necessário que ele utilize algumas ferramentas que o auxiliem e a boa notícia é que, com os avanços da tecnologia está cada vez mais fácil automatizar uma série de ações que antes precisavam ser feitas manualmente, e, por consequência estavam sujeitas a falhas, retrabalho e demora em toda a análise. Essa automatização pode ser feita facilmente com um software de gestão financeira.

Ufa, é muita coisa, não é? Todo esse controle que falei para você, serve para evitar erros e manter o fluxo de caixa positivo e aumentar a competitividade no mercado.

Quais os benefícios de uma boa gestão financeira?

  • Ter maior controle sobre as movimentações financeiras;
  • deixar automatizados os processos financeiros;
  • passar maior segurança e agilidade nas operações;
  • diminuir ao máximo os erros e retrabalho;
  • ter informações sempre precisas para tomadas de decisões;
  • criar sempre valor ao negócio e aumento da vantagem competitiva.
  • reduzir os custos operacionais;
  • ter planejamento e análise estratégica;
  • saber lidar com bancos e manter um bom relacionamento para a empresa ter vantagens.

Principais características

Vou abordar agora as principais características que todo e bom gestor financeiro precisa ter. Continue lendo e saiba quais são!

1) Ética

Essa é uma das principais características desse profissional que precisa ter valores corretos e muito bem definidos, já que os seus valores morais são os responsáveis por direcionar cada ação dentro da empresa.

Lembre-se sempre disso: você é o que você faz! Pois do mesmo modo que você observa o comportamento dos seus colaboradores, você também está sempre sendo observado. A ética no trabalho está diretamente ligada à honestidade, pois não há como ser ético sem ser honesto.

2) Comprometimento

É o ato de realizar o que se propôs a ser feito sempre pensando no resultado positivo. O profissional comprometido se esforça para sempre honrar seus compromissos.

O comprometimento é determinante para um gestor financeiro. Uma forma simples de mostrar comprometimento na empresa, é conscientizando todos os colaboradores na redução de despesa da empresa como: redução da energia elétrica, uso do copo descartável, enfim, pequenos gestos que podem ajudar a empresa a ter mais lucro.

3) Liderança

Liderar, é com certeza uma das habilidades mais importantes no mercado de trabalho, independente de ser na área financeira ou não. Os gestores financeiros precisam se olhar como líderes a partir do momento em que gerenciam os recursos necessários para atingir objetivos estratégicos das organizações. Para isso ele precisa ter uma equipe capacitada, ensinar essa equipe a traçar caminhos que impulsione processos e que tragam retornos satisfatórios para si e para a organização.

Claro que erros irão acontecer, sabemos que muitas vezes é inevitável. O importante é saber como agir diante desses erros que podem ser tanto seus como do outro. O importante é que o gestor esteja aberto a assumir desafios e responsabilidades.

4) Proatividade

Você gestor financeiro, precisar ter a capacidade de antever os problemas e oportunidades no ambiente interno e no contexto externo, e assim, propor ideias e alternativas com foco sempre em soluções, ações antecipadas e resultados, nunca no problema ou sempre estar em busca de culpados. Esse profissional, tem que estar sempre em busca por informação e qualificação.

Os gestores proativos são vistos como aqueles que entregam resultados e contribuem diretamente para a saúde financeira da organização.

Sabemos que não é só isso, tem muito mais atribuições dentro dessa função. O mais importante é que o profissional da área financeira precisa ter vocação, ou seja, tem que amar o que faz. Pois é uma função onde se trabalha sob pressão, cumprimento de metas, apresentação de resultados e acima de tudo tem que saber liderar aplicando bons exemplos.

Explanei um pouco sobre a importância de um gestor financeiro, pois a função faz parte da área em que tenho muito orgulho em pertencer. Para entender sobre o planejamento financeiro, que é um dos trabalhos desse gestor, leia este artigo que escrevi.

Espero que tenha gostado de entender um pouquinho mais das responsabilidades de um gestor financeiro. Desejo uma boa sorte e sucesso! Deixe seu comentário e diga também como é sua experiência em trabalhar na área financeira.

Banners-internos-cta-blog-planilha-fluxo-de-caixa-mensalPowered by Rock Convert

Sobre o autor

Geordânia Oliveira

Graduada em Administração de Empresas; Especialização em Gestão de Pessoas; MBA em Controladoria e Finanças; Com experiência 14 anos na área financeira; Consultora de Conhecimento Financeiro e Gestão de Estoque na Fortes Tecnologia em Sistemas; Produtora de Conteúdo sobre assuntos Financeiros; Instrutora do Fortes na Prática Presencial e Web; Instrutora dos Treinamentos dos Sistemas Fortes Financeiro e Fortes Compras e Estoque para os Colaboradores Internos, Clientes e Unidades da Fortes Tecnologia.

Deixar comentário.

Compartilhar