Em tempos de mudanças rápidas, constantes e num período tão desafiador como o de uma pandemia, ter um RH estratégico tem se tornado cada vez mais importante para as empresas em todo o mundo, mas por que é tão necessário manter uma área que cuida das pessoas e sendo cada vez mais estratégica?
De acordo com pesquisas divulgadas nos últimos 10 anos, empresas que investem efetivamente em estratégia com pessoas, têm desempenho aproximado de 51% a mais do que a sua concorrência.
Mas como construir uma gestão de pessoas realmente estratégica? Para tanto, é preciso contar com a ajuda de algumas práticas, desde a utilização de análise de dados ou do People Analytics até a construção de uma marca empregadora forte e verdadeira a fim de atrair talentos.
É fato que ainda existe uma visão limitada sobre a estratégia voltada a gestão de pessoas, acredita-se que fazer hora extra para triar currículos é sinal de produtividade, fechar as vagas que estão em aberto sem a utilização de um sistema que ajude a otimizar o processo, participar de eventos que os colaboradores se divirtam como festas do final de ano.
O fato é que todas essas questões fazem parte de um RH operacional, mas não refletem um RH estratégico.
E como você já deve saber — mas não custa lembrar —, o papel do RH transcende o recrutamento e acaba por influenciar todo o ciclo de vida dos colaboradores em uma organização e reforça várias questões como Employee Experience, Análise de Dados e Perfis Comportamentais a fim de entender como melhorar os processos.
Dessa forma, reter talentos, propagar a cultura organizacional e criar um employer branding tornam-se funções também indispensáveis! O que nos resta, nesse cenário, é entender como otimizar ao máximo a produtividade do RH, sem deixar a qualidade e o valor gerado das ações cair.
Mesmo depois dessa introdução você ainda pode estar se perguntando, mas afinal de contas o que é como tornar um Recursos Humanos mais estratégico?
O que é RH estratégico?
Estratégia é um termo militar que significa a arte de coordenar a ação das forças militares, políticas, econômicas e morais implicadas na condução de um conflito ou na preparação da defesa de uma nação ou comunidade de nações. O que significa que estratégia é organizar ações para conquistar certos objetivos.
Se colocarmos na perspectiva de RH, ser estratégico representa tomar decisões pautadas em planejar antes de agir, evoluir processos já existentes, mas que possuem rupturas para otimização de tempo e ampliação de resultados.
Uma informação importante é analisarmos a atuação e os recursos que são utilizados para que nos tornemos cada vez mais estratégicos e com dados para análise.
Empresas que têm valores de inovação têm maior probabilidade de investir em tecnologia para a área de gestão de pessoas como recurso que apoie a estratégia, afinal de contas, não é possível gerenciar o que não se mede.
Portanto, é com o auxílio de tecnologia que o RH transforma e evolui os subsistemas da área e a sua atuação. Também é dessa forma que agiliza procedimentos antes manuais, como triagem de currículos e testes de perfil.
Diferença entre RH estratégico x RH operacional?
Tão importante quanto saber definir o que é uma área estratégica, é identificar ações e processos que estão ligados a funções estritamente operacionais do RH. Dessa forma, um RH estratégico não:
- faz recrutamento e seleção sem ajuda de um sistema;
- etapas dos processos seletivos em constante mudança;
- toma decisões sem base em fatos e dados;
- não ser proativo para analisar os resultados; e
- não valoriza os dados para análise e melhoria contínua.
Saiba que um RH operacional foca mais nas ações burocráticas, muitas vezes sem priorizar resultados e o alcance de metas. O RH estratégico, por outro lado, executa as mesmas ações operacionais, mas de maneira otimizada e eficiente.
Qual a importância de uma área de RH?
É preciso ter em mente que quando uma área se torna estratégica, ela não só se autodesenvolve, como também gera retorno direto para a empresa e para as pessoas que nela trabalham.
Um RH estratégico tem um conhecimento mais específico da estratégia da organização, o que repercute diretamente nos resultados empresariais. Essas ações, então, passam a ter um alto grau de responsabilidade e importância, afinal os resultados só serão atingidos através das pessoas.
Uma organização pode ter uma tecnologia de ponta, bons produtos, uma boa estrutura, mas sem uma equipe altamente qualificada para elaborar e dar andamento aos projetos, fica impossível manter-se à frente da concorrência.
As principais vantagens em investir são:
- boa gestão do tempo;
- produtividade sustentável;
- contratações alinhadas com os valores da empresa;
- controle e conhecimento do turnover;
- área focada em resultados;
6 Etapas sobre como implantar um RH estratégico?
Agora que você já entendeu a parte teórica do que é ser uma área de pessoas estratégica, bem como a importância e as vantagens, irei te falar sobre como criar essa estrutura no seu RH em 6 etapas:
1. Defina uma meta
A partir do momento que uma meta é definida, fica mais fácil ser estratégico. Afinal, um objetivo será traçado e todos deverão contribuir para seu alcance.
Muitas vezes o que costumo ver é que uma área operacional geralmente preocupa-se apenas com ações e processos ao invés do resultado de forma otimizada.
Essa meta pode e deve estar alinhada com a estratégia da empresa e da área e pode ser, diminuir o tempo de recrutamento e seleção, reduzir turnover ou até mesmo aumentar a percepção da marca entre colaboradores.
É importante definir uma meta alcançável, mas também mensurável e desafiadora.
2. Invista em planejamento
Um RH estratégico não é reativo, e sim proativo, ele se antecipa aos problemas porque monitora e acompanha os resultados. É de fundamental importância que a área possua um planejamento de RH.
O planejamento para a área consiste em, incluir treinamentos que desenvolvam as equipes, revisitar toda a parte de engenharia de cargos para saber se as pessoas estão cientes do que a organização espera delas, qual a importância da atividade dela para o negócio, deve também ter ações para trabalhar a marca empregadora, dentre outras ações.
3. Seja um RH orientado a dados
A ideia de um RH subjetivo e influenciável por fatores externos cada vez mais perde espaço. A análise de dados surge para quebrar esse estigma e tornar mais fáceis e certeiras as tomadas de decisões da área.
Um exemplo é o People Analytics, uma estratégia que une coleta e análise de dados por meio de software para otimizar a gestão de Recursos Humanos.
Saiba que os dados podem ser utilizados de inúmeras maneiras, como para traçar perfis de colaboradores de alta performance, mensurar o desempenho do próprio RH, calcular turnover e planejar atividades estratégicas.
4. Invista em tecnologia
Bem sabemos que o operacional para a área do RH ainda toma muito tempo e uma das atividades que demandam mais tempo é o recrutamento de candidatos.
Todavia um RH estratégico investe em processos automatizados e tecnológicos para otimizar boa parte desse processo, substituindo as inúmeras trocas de e-mail, currículos em PDF e planilhas, por um software de recrutamento e seleção.
A ideia de ter um sistema não é o de substituir o “olho no olho”, mas sim o de agilizar processos, apresentar dados concretos e automáticos para que tenhamos insumos para tomada de decisão.
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5. Inove e invista em diversidade
Empresas que investem em diversidade são conhecidas por serem mais inovadoras, inclusivas e igualitárias.
E não é só porque parece ser modismo ou para que a empresa apareça “bem na foto” como uma boa empresa, mas sim porque o mundo está mudando rápido e grupos diversos têm composto cada vez mais a sociedade.
É o que aponta o estudo Getting to Equal 2019: Creating a Culture That Drives Innovation.
Sem contar que colaboradores de uma empresa que possui a diversidade como um valor, se sentem mais à vontade para tomar decisões arriscadas, possuem menos medo de errar e muita vontade de inovar.
Optar por contratações multiculturais e inclusão é uma forma estratégica de pensar a longo prazo para empresa, colaboradores e sociedade.
6. Treine os gestores para melhorar o engajamento e propagação da cultura
Um dos papéis do RH é fazer com que os líderes e seus times participem ativamente na propagação da cultura. Essa é uma boa forma de espalhar estrategicamente a marca empregadora, construindo aos poucos a perspectiva que a empresa quer passar ao mercado e aos futuros colaboradores.
Parece fácil falar, mas sabemos que não é uma tarefa simples, um dos caminhos é a mudança de mentalidade, da forma de pensar e isso pode ser iniciado com informação e conhecimento que pode ser ensinado por meio de treinamentos.
Assim, o RH garante que todos estejam alinhados e engajados com a cultura. Saiba que todo esse investimento irá melhorar não só sua percepção de marca, mas também o onboarding dos novos colaboradores.
Conclusão
Creio firmemente que uma área tão importante e estratégica como é a área de Recursos Humanos que é composta por pessoas que mudam de forma tão dinâmica comportamentos e tendências, precisa também contar com tecnologia.
Para inovar a área, lembre-se de buscar por soluções que agilizem o seu dia, por metodologias que busquem mitigar as rupturas e entraves no processo e cada vez mais otimizem suas tarefas operacionais e tornem sua área mais analítica e focada em resultados.