Ferramentas de recrutamento e seleção: qual a importância e como escolhê-las

Ferramentas de recrutamento e seleção: qual a importância e como escolhê-las
4 minutos de leitura

A contratação dos melhores talentos do mercado exige encontrá-los em meio a uma infinidade de currículos, e também selecioná-los de acordo com as necessidades da empresa, efetivando aqueles que possuam o conhecimento técnico para executar as funções, e também que estejam alinhados com o fit cultural da organização. Nesse cenário, as ferramentas de recrutamento e seleção são fortes aliadas.

Para ajudar você a entender quais são as ferramentas de recrutamento e seleção e como escolhê-las, preparamos este artigo. Acompanhe!

O que são ferramentas de recrutamento e seleção?

As ferramentas de recrutamento e seleção são recursos capazes de tornar mais ágeis os processos de contratação de profissionais, além de promover o encontro online entre recrutadores e candidatos.

Isso é possível graças às plataformas ATS, que são programadas para conceder suporte aos profissionais de RH que precisam de grande agilidade e autonomia para os processos de recrutamento e seleção das empresas.

O diferencial das ferramentas de recrutamento e seleção é que elas podem ser integradas ao principal portal de carreiras do site da sua empresa, e também colher banco de dados e empresas parceiras, tudo online e em processos seguros.

Leia também:

Quais as vantagens das ferramentas de recrutamento e seleção nas empresas?

Ao contar com as ferramentas de recrutamento e seleção na empresa, além de se livrar da papelada e processos manuais e burocráticos, o RH ainda pode contar com diversos benefícios. Confira a seguir!

Redução de custos

A otimização dos recursos é um desafio de todas as empresas, e ao contar com ferramentas de recrutamento e seleção, é possível reduzir custos com infraestrutura, já que os processos podem acontecer online. Com isso, a empresa economiza custos como locação de espaço, energia elétrica, serviços de recepção e limpeza, além de outros custos.

Isso sem falar que, com processos mais eficientes, é possível contratar profissionais mais alinhados com as necessidades da empresa, o que reduz o turnover, já que os contratados tendem a se adaptar melhor às funções, pois os testes e aplicações das ferramentas de recrutamento e seleção são capazes de identificar competências técnicas e comportamentais de modo mais eficiente.

Como as ferramentas dispõem de um banco de dados, ainda é possível economizar com a abertura de novos processos seletivos para captação de talentos, pois aqueles mais aderentes à cultura da empresa podem ficar em uma espécie de “lista de espera”.

Como os processos são simplificados por meio de plataformas digitais, isso também contribui para elevar a produtividade da equipe de RH da empresa, otimizando os resultados.

Simplificação dos processos seletivos

Quem trabalha com os processos de recrutamento e seleção sabe que os gestores das vagas têm pressa em ocupar as posições em aberto, a fim de alcançarem os resultados desejados.

Assim, quanto mais rápido e eficiente for o processo seletivo, maior será a colaboração do RH para o desempenho e resultados da companhia. Nesse cenário, ao contar com ferramentas de recrutamento e seleção, é possível automatizar parte dos processos e tornar mais simples a comunicação, a realização de entrevistas, dinâmicas, o envio de documentos, e outras etapas que podem ser necessárias. 

Melhores contratações

Quando o RH das empresas conta com ferramentas de recrutamento e seleção eficientes, é possível, além de reduzir cursos com turnover, também contar com contratações mais eficientes, o que é fundamental para garantir os resultados esperados pelas companhias.

Além disso, ao contar com ferramentas de recrutamento e seleção, cada etapa dos processos seletivos é baseada em dados, o que também contribui para reduzir as chances de erros.  

Centralização de informações

Ao contar com as ferramentas de recrutamento e seleção, você passa a centralizar as informações dos processos em uma única plataforma. Com isso, além de aumentar a segurança dos dados, você ainda consegue acessar as informações de forma mais rápida, fazer comparações simplificadas, encontrando quais são as características que cada candidato possui, e se essas estão em sinergia com as competências esperadas pela empresa.

Otimização da experiência do candidato

A boa experiência do candidato é uma preocupação de todas as empresas que trabalham a sua marca empregadora. Ao tornar mais ágil o processo de recrutamento e seleção da empresa, é possível conceder um feedback mais preciso e também ágil para o candidato. Assim, ele não fica semanas ou meses esperando por um retorno, o que faz com que ele tenda a se desinteressar pela vaga.

Ao contar com as ferramentas de recrutamento e seleção, é possível enviar e-mail automatizados para os candidatos, além de contar com indicadores para ajudar na gestão de RH, como:

  • tempo de cumprimento dos processos internos;
  • prazo para candidaturas;
  • engajamento dos candidatos à vaga;
  • comunicação entre empresa e candidato;
  • comunicação entre recrutadores e gestores de área.

O que considerar ao escolher as ferramentas de recrutamento e seleção para a sua empresa?

Na hora de escolher uma ferramenta de recrutamento e seleção para a sua empresa é importante pesquisar por fornecedores que possuem reputação no mercado. Também é importante listar todas as necessidades da empresa quando o assunto é recrutamento e seleção, além de verificar se o software pode ser integrado a outras plataformas da empresa, como folha de DP, por exemplo.

Pesquisar se o fornecedor conta com suporte especializado também é fundamental na hora de escolher uma solução de recrutamento e seleção, ainda mais nos primeiros meses, quando a plataforma estiver em implantação. Isso porque podem surgir dúvidas, e contar com o suporte especializado é fundamental para que os trabalhos transcorrem da melhor forma.

Ao contratar o sistema Fortes RH, você pode contar com uma plataforma com soluções completas para fazer o recrutamento e seleção dos novos colaboradores, além de recursos como:

  • plano de carreira;
  • informações de saúde e segurança do trabalho;
  • treinamentos;
  • análise de desempenho;
  • indicadores de turnover e muito mais.

Como vimos ao longo desta leitura, as ferramentas de recrutamento e seleção são importantes aliadas para agilizar os processos de RH das empresas, diminuindo a burocracia, ao mesmo tempo em que tornam os processos mais estratégicos, oferecendo uma melhor experiência para o candidato, ao mesmo tempo em que promover resultados positivos para a empresa.

Se você quer saber mais sobre ferramentas de recrutamento e seleção, entre em contato!

Super KIT do Recrutamento e Seleção 2024
Calendário do RH e DP 2024
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!