Reduzir impostos de forma legal? Saiba como fazer na sua empresa.

Reduzir impostos de forma legal? Saiba como fazer na sua empresa.
4 minutos de leitura

Com o aumento da competitividade em diversos setores, houve uma crescente necessidade de melhorar a produtividade e encontrar meios para diminuir os custos do negócio e obter preços mais competitivos. Uma boa estratégia para isso é entender como reduzir impostos na empresa de forma legal.

Existem diversas maneiras de manter um comportamento alinhado com a legislação vigente e evitar custos com o fisco. Desse modo, há uma constante redução das despesas da empresa, permitindo que ela tome vantagem diante dos seus concorrentes. Se você quer saber como reduzir o montante de dinheiro gasto com impostos, continue a leitura e confira nossas recomendações!

Qual a importância de uma boa gestão de custos na empresa?

Parte do sucesso de qualquer corporação depende diretamente de uma excelente gestão de custos do negócio. No passado, como havia menos concorrentes na maioria dos mercados, era comum encontrar margens de lucro com 100% e até 200% de lucro sobre os custos.

Com o aumento do acesso à internet e o surgimento de diversas empresas no mesmo segmento, essas margens se tornaram cada vez mais apertadas, sendo que uma margem de lucro entre 15% e 40% é uma boa margem para se trabalhar. 

Tal mudança na dinâmica de preços exige que as empresas da atualidade contem com um gerenciamento de custos muito eficiente, pois a margem de lucro não é tão confortável. A perspectiva de longo prazo indica que apenas os negócios que se adaptaram para ganhar eficiência devem expandir e conquistar uma fatia crescente do seu mercado. 

Como reduzir os impostos da empresa de forma legal?

A carga tributária de um negócio pode se configurar uma das maiores dificuldades para um empresário, não é mesmo? Portanto, compreender quais são os mecanismos legais para reduzir essas saídas de dinheiro é um passo importante para maximizar seus lucros. Confira como fazer isso!

Faça o pagamento de impostos sem atraso

Um dos principais erros cometidos por empresas no país inteiro e que proporcionam aumento no valor pago em impostos são os atrasos. Quitar as obrigações fiscais após a data de vencimento pode gerar multas, juros e encargos.

Dessa forma, é importante ter uma organização muito boa para não esquecer de realizar o pagamento de nenhuma guia de tributos. Uma boa maneira de otimizar esse controle é investir em um sistema contábil que lhe ajude na hora de recolher os impostos. Ao realizar essa aquisição, você consegue ter um planejamento eficaz e evita incorrer em mais custos.

Crie um planejamento tributário

Um dos passos mais importantes para reduzir impostos em um negócio é ter um planejamento tributário eficiente. Por exemplo, ao estruturar um fluxo de caixa e ter ferramentas bem estabelecidas você tem um entendimento mais amplo do negócio e ganha capacidade de analisar alternativas para diminuir esses dispêndios.

Para realizar essa estruturação é importante contar com o auxílio de um bom contador ou um advogado especializado, além de ter relatórios financeiros e contábeis que auxiliem nesse sentido. Assim, você evita erros em tal planejamento e, consequentemente, foge de possíveis multas por equívocos.

Realize ajustes quanto ao enquadramento fiscal

Um dos pontos importantes que podem lhe amparar na redução dos impostos pagos pela empresa é acertar no enquadramento fiscal. Em muitas situações, optar por um regime tributário considerando apenas o faturamento pode ser uma péssima decisão, pois outras possibilidades podem reduzir o montante pago.

Assim, é indicado realizar uma análise anual sobre qual é a situação ótima para a organização, comparando regimes como Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real e verificando qual alternativa representa o melhor para o negócio. Ao fazer isso, você garante que a empresa esteja sempre enquadrada corretamente e pague o mínimo de imposto necessário de forma legal.

Invista na redução do pró-labore

Se a empresa está estabelecida no regime tributário de Lucro Real, optar por diminuir o pró-labore e fazer a implementação de um sistema de distribuição de lucros a todos os sócios é uma boa alternativa.

Vale destacar que essa divisão dos resultados da empresa pode ser executada em qualquer tempo, desde que esteja em contrato de forma específica e que os lucros tenham seus lançamentos contábeis realizados de modo adequado. Portanto, é importante contar com profissionais gabaritados no momento de elaborar as cláusulas contratuais.

Como uma boa gestão pode ajudar a reduzir os impostos?

Com uma estrutura centralizada e com dados organizados, a empresa reduz significativamente a sua probabilidade de atrasos no envio de documentação, não comete erros passíveis de multa e também não perde os prazos de pagamento de tributos, seja em nível municipal, seja estadual ou federal. 

Auxilia no uso de tecnologias no negócio

Adquirir ferramentas tecnológicas é importante em todos os setores da empresa e no setor contábil e financeiro não é diferente. Com uma melhor gestão e o uso de bons sistemas, você consegue otimizar os controles, acompanhar indicadores, evitar atrasos de pagamentos e realizar um planejamento baseado em dados reais da empresa.

Isso permite melhorar o planejamento tributário e estratégico do negócio, evitando multas e atrasos, além de permitir que a organização desfrute de benefícios fiscais oferecidos em sua região. 

Dessa forma, você garante que seu negócio está se preparando para alcançar crescimento constante e estável, evitando que surjam imprevistos financeiros que podem prejudicar a saúde da organização.

Permite aproveitar créditos e benefícios fiscais

Quando se está no enquadramento correto e com todos os compromissos fiscais em dia é possível aproveitar o direito a algumas isenções tributárias ou contar com a redução de alíquotas para o seu setor. 

Um bom exemplo disso é que para as pequenas e médias empresas é possível estornar o valor pago em tributos, tendo como base o montante pago em PIS e Cofins ou ICMS e IPI. Vale verificar a legislação local para definir quais as melhores estratégias. 

Por meio dessas estratégias é possível entender como reduzir impostos na empresa de maneira legal e sem preocupação com o fisco. Isso permite que seu negócio tenha a margem de lucro mais confortável e conte com um preço competitivo no mercado. Assim, há melhores condições de investimento e de desenvolver novas ideias para atender o seu público. 

Gostou do nosso artigo? Viu como é possível reduzir seus custos de forma honesta? Então curta nossa página no Facebook e confira dicas incríveis para aplicar em seu negócio!

Super Kit Financeiro
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!