Quais são os principais KPI contabilidade? Confira!

Quais são os principais KPI contabilidade? Confira!
4 minutos de leitura

Muitos escritórios utilizam kpi na contabilidade como forma de potencializar seus negócios. E geralmente isso acontece, pois aquilo que pode ser medido também pode ser melhorado. E o primeiro passo para atingir esse objetivo é coletar os dados por meio de indicadores.

Este artigo mostra como isso é possível. Ao ler o texto, você entenderá o conceito de KPI, as razões para utilizá-los, porque são importantes e quais são os principais.

Siga em frente e entenda melhor os KPIs na contabilidade!

O que é KPI na contabilidade?

A abreviação KPI significa Key Performance Indicator, ou seja, um indicador chave de desempenho. São indicadores quantitativos ou valores que podem ser utilizados ​​para mensurar, comparar e seguir o desempenho dos procedimentos do escritório de contabilidade. Em outras palavras, os KPIs fornecem entradas, números e dados pertinentes para tomar decisões baseadas em informações, não apenas na percepção.

A conclusão é que um KPI, se bem captado e estudado com um intento pode gerar conhecimento valioso para o desenvolvimento do escritório, ajudando a achar gargalos, entraves e chances de melhora.

Quais são as razões para usar KPIs na contabilidade?

Os indicadores-chave de desempenho, quando usados ​​na contabilidade, podem fornecer vários benefícios. Desta forma, ajudam na eficiência dos diversos serviços prestados às empresas clientes. Para entregar bons resultados e um alto nível de satisfação do cliente, os KPIs podem impulsionar o crescimento de uma empresa de contabilidade.

Ele também irá ajudá-lo a tomar decisões confiantes. O que torna sua empresa uma referência no mercado. Por isso, a utilização de KPIs na contabilidade é uma estratégia extremamente importante para iniciar a atingir todas as metas propostas e, assim, potencializar os ganhos resultantes.

Quais são os principais KPIs na contabilidade?

Veja a seguir os principais indicadores de performance mais usados na contabilidade. Confira.

1. Crescimento de receita

Usando este indicador, você saberá o quão eficaz é a área de vendas. Exemplos tornam os cálculos mais fáceis de compreender. Imagina que em janeiro de 2020, o faturamento dos 12 meses anteriores fosse de R$ 400 mil e, um ano depois, em 2021, estivesse no nível de R$ 450 mil. A taxa de mudança é idêntica ao valor final menos o valor inicial, dividido pelo valor inicial. Multiplica-se por 100 para converter em percentagem.

Utilizando essas premissas, temos: R$ 450.000 menos R$ 400.000 dividido por R$ 400.000. O cálculo retorna 0,125, que equivale a 12,5% em formato percentual, que é a taxa de crescimento da receita para o período utilizado.

2. ROI

ROI, sigla de retorno do investimento, auxilia você a entender o quanto está lucrando ou tendo prejuízo com uma estratégia contábil específica. Assim, você pode determinar quais investimentos são viáveis ​​e quais devem ser suspensos.

Na conta, você usa a receita do investimento, subtrai o custo para realizá-lo e, por fim, divide pelo mesmo gasto. Por exemplo, suponha que um valor de R$ 100.000 tenha sido consumido em um projeto. Devolveu a quantia de R$ 400.000. Então, usando a expressão acima, seu retorno sobre o investimento é 3 vezes o valor aplicado.

3. Queima de caixa

Taxa de queima de caixa, ou “Taxa de queima” refere-se à quantidade de ativos que uma empresa compromete durante um determinado tempo. Para ter certeza que continue operando. Como este indicador apresenta alguma variabilidade, é essencial revisá-lo de tempos em tempos. Além disso, utilizar o ERP para reduzir gastos é uma ótima alternativa para evitar o desperdício de dinheiro da empresa.

O cálculo da expressão é bastante simples: a “taxa de queima” mensal é equivalente ao saldo inicial diminuído do saldo final, levando em consideração o valor em caixa e nas contas mantidas em bancos. Você pode prever a probabilidade de entrar na zona vermelha e decidir para que isso não ocorra.

4. CAC

O CAC é conhecido por ajudá-lo a entender o desempenho do departamento de vendas de uma companhia. É usado principalmente para descobrir quanto dinheiro você precisa para obter novos clientes. CAC é o investimento total na obtenção de consumidores dividido pelo número total de clientes adquiridos.

 Exemplificando: digamos que você planejou e executou uma iniciativa de marketing para o Instagram e aplicou um total de R$ 1.000, resultando em 2.000 novos consumidores. Nesta premissa, seu CAC foi de R$ 0,50. Essa métrica ajuda você a entender o esforço financeiro feito para atrair clientes para seu serviço e afinar planos em outras iniciativas.

Quais são as vantagens de usar KPIs?

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Uma boa análise dos KPIs da sua contabilidade pode ser útil para saber quais atividades são mais lucrativas, quais membros da equipe rendem mais e permite prever os resultados em geral, sinalizando se sua companhia está atingindo os objetivos.

Assim, os KPIs auxiliam no processo de planejamento e decisão do negócio. Com informações atualizadas sobre o desempenho de todas as partes do escritório você poderá tomar resoluções com confiança.

Além de tudo isso, o levantamento de KPIs contábeis traz transparência aos resultados e deixa que toda a equipe tenha uma visão panorâmica do desempenho e compreenda seu papel nas melhorias a serem realizadas.

Como analisar corretamente os KPIs?

Como vimos anteriormente, os KPIs são indicadores que mensuram e avaliam o desempenho de uma empresa. Desta forma, eles dão uma contribuição muito positiva para um negócio, pois permitem que o desempenho de um negócio seja mensurado.

Em outras palavras, o uso de KPIs na contabilidade mostra o que funciona e o que não funciona em um processo de negócios. Com isso, é possível dar mais atenção a uma determinada área que não apresentou um resultado satisfatório.

No entanto, para uma análise adequada, você precisa definir metas que permitam mensurar os resultados e, em seguida, iniciar as transformações essenciais. Existem vários KPIs usados ​​nos sistemas de contabilidade. Cada um com um intento diferente, permite estimar o desempenho do caminho traçado para atingir todos os objetivos definidos.

O uso de KPI na contabilidade serve para inúmeros fins e tem como objetivo potencializar os resultados do negócio. Sem conhecer adequadamente esses números, as ações podem ficar confusas e distorcidas. Do contrário, quando se conhece os dados a fundo, fica muito mais fácil tomar decisões baseadas nas informações coletadas pelos indicadores.

Gostou do conteúdo? Então, deixe seu comentário indicando se já utiliza algum KPI em seu escritório de contabilidade!

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