Inovação na contabilidade: seja um líder empreendedor de sucesso

Inovação na contabilidade: seja um líder empreendedor de sucesso
3 minutos de leitura

A inovação na contabilidade tem sido cada vez mais frequente nos escritórios por onde passo. Tradicionalmente, nós brasileiros somos um povo criativo, com capacidade de se adaptar às mais diversas situações e a empreender.

Em muitos casos, as pessoas se tornam empreendedores por duas razões: por opção ou por necessidade. No Brasil, a crise econômica despertou em muitos de nós esse espírito empreendedor.

Segundo dados do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), cerca de 70% das pessoas abrem o próprio negócio por uma questão de necessidade. Os 30% restantes acabam investindo em um novo negócio para colocar em prática uma ideia ou oportunidade que enxergam.

“Todo mundo nasce empreendedor. Alguns tem a chance de libertar esse potencial. Outros nunca vão ter a chance ou nunca souberam que tinham essa capacidade”. Muhammad Yunus – Pai do microcrédito e ganhador do prêmio nobel da paz em 2006.

Seja qual for a razão que levou ou vai levar você a empreender, a verdade é que também o contador 2.0 precisa se tornar um líder empreendedor a fim de trazer mais inovação na contabilidade e assim, mais sucesso para o seu negócio.

Características importantes para que o líder empreendedor tenha sucesso

O espírito empreendedor é uma das competências obrigatórias de qualquer profissional que deseje mudar o patamar do seu escritório contábil. E a atitude empreendedora deve ser instigada também nos membros da equipe de alto desempenho na contabilidade. Assim, os colaboradores passarão a enxergar a empresa como sua aumentando a sua motivação e o seu desempenho.

A criatividade também é uma das características que anda de mãos dadas com o empreendedorismo. Fazer mais do mesmo é correr sérios riscos, por uma questão de concorrência e espaço no mercado. A inovação na contabilidade faz surgir novas possibilidades e cabe ao contador 2.0, com uma equipe de alto desempenho na contabilidade, estudar se o negócio será praticável e rentável.

Outra habilidade que acompanha o líder empreendedor é saber se relacionar com pessoas, já que depende diretamente delas, seja dos funcionários ou dos clientes.

Com espírito empreendedor, criatividade e bom relacionamento, o líder empreendedor deve, para de fato desenvolver sua carreira e seu negócio:

  1. Identificar oportunidades de negócio;
  2. Identificar necessidades dos clientes;
  3. Correr riscos para implementar novas ideias;
  4. Antecipar-se em relação à concorrência;
  5. Tomar decisões.

Como criar o empreendedorismo na contabilidade estimulando a motivação e inovação?

As empresas contábeis que querem atingir um crescimento substancial e contínuo, devem ir além de procurar melhorar o modelo de negócios e lançar novos produtos. Para gerar crescimento na sua empresa, o líder empreendedor precisa criar propostas de valor e modelos de negócio inteiramente novos. Assim, há a necessidade do líder empreendedor se reinventar, sendo agente da cultura da inovação.

O empreendedorismo na contabilidade dificilmente acontecerá em empresas onde a estrutura organizacional e os processos estejam ainda no passado. Por isso é necessário que o empresário explore e melhore o modelo de negócios estabelecido, tomando iniciativas de inovação e crescimento. Lembra-se dos 5 pontos aos quais todo o empresário contábil precisa dar atenção? Pois então, eles corroboram o quesito inovação para as empresas contábeis.

O que um líder empreendedor deve fazer?

  • Construir o futuro para a empresa: ele é responsável pelo desenvolvimento de novos modelos de negócio e propostas de valor para o crescimento do escritório contábil;
  • Guiar e suportar uma equipe específica de empreendedores: a equipe de alto desempenho na contabilidade busca e valida modelos, por tanto, o líder empreendedor deve gerenciar tendências de comportamentos e atitudes;
  • Projetar/construir um espaço para a invenção: o líder empreendedor é responsável por criar o ambiente para que sua equipe experimente, falhe e aprenda;
  • Introduzir a inovação na contabilidade: o líder empreendedor deve usar as novas tecnologias para melhorar seus  processos, melhorar o atendimento ao cliente e construir novos negócios.
Vale dizer também que nem todo empresário é tão empreendedor. Por vezes é preciso contar com “sangue novo” no negócio, com profissionais que tragam competências complementares. Muitas empresas fazem isso.

Então, não tem problema nenhum buscar um profissional no mercado para ajudar, compartilhando e aplicando novas idéias para o crescimento do escritório.

Lembre-se: inovar no escritório contábil é muito importante para prosperar.  

Ser um líder empreendedor é uma tarefa verdadeiramente difícil, mas não é impossível. É importante que você enquanto empresário contábil perceba suas necessidades e de sua equipe. Desenvolvendo assim, uma equipe empreendedora que acompanha seu raciocínio e suas inquietações. Essa sintonia faz diferença!

Empreender no caso dos escritórios contábeis, é sair da zona de conforto e se aventurar em novas tecnologias que reinventam o modo do contador 2.0 desempenhar e entregar o seu trabalho.

E você, já se reinventou hoje?

ebook-difal
banner-artigos-carga-tributaria-brasileira
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!