Tecnologia para contabilidade: não tenha medo!

Tecnologia para contabilidade: não tenha medo!
2 minutos de leitura

“A tecnologia por si mesma não é o verdadeiro disruptor. Não entender o cliente é a maior ameaça para qualquer negócio.”

Li essa frase nas redes sociais e achei muito interessante. Se pararmos para analisar o cenário do mercado contábil atual, perceberemos que a tecnologia avança de forma rápida dentro dos escritórios.

É notório que já existem diversas ferramentas que otimizam a rotina contábil. Há que diga que em algum momento a tecnologia substituirá o papel do contador. Será mesmo?

Você já parou para pensar que o papel do contador não é (somente) operacional? Que o futuro da contabilidade é ser mais estratégico do que atualmente?

Nesse artigo, eu explico melhor que a tecnologia não é um monstro e ofereço dicas do que pode ser feito para mudar o seu cenário. Veja alguns trechos abaixo:

Aí você pode se perguntar: qual é o futuro para o campo da contabilidade?

O papel da tecnologia no futuro da contabilidade já é uma realidade essencial e indiscutível. Desde a década de 1980 escritórios de contabilidade utilizam sistemas para automatizar suas tarefas em busca de maior produtividade.

[…]

Mude sua atitude

Tudo o que é novo causa um certo desconforto e até uma estranheza. Você se lembra quando iniciou no seu primeiro emprego? Se adaptar foi uma forma de sobreviver e de buscar o seu espaço, e é desta forma também com a tecnologia na contabilidade.

[…]

Use a tecnologia ao seu favor

O contador 2.0 entende que desbravar o mar da tecnologia pode não ser uma tarefa fácil, mas muito necessária.

É preciso estar com a mente aberta para se aventurar nesse mar de inovação e compreender as soluções que melhor se adequam às necessidades do seu escritório para usar a tecnologia na contabilidade a seu favor.

[…]

Mova suas informações para a nuvem

Antes de você entender os benefícios de adotar a computação em nuvem (ou cloud computing) é importante entender o básico: como funciona?

A “nuvem” nada mais é do que servidores disponibilizados por grandes empresas tecnológicas (como Amazon, Google e Microsoft) que armazenam seus documentos como se você os salvasse diretamente no seu computador, porém sem ocupar e espaço e sem o limitar a um único computador.

[…]

Automatize as atividade operacionais

A inovação na contabilidade veio para reinventar o setor contábil. Antes conhecido como responsável apenas pela parte burocrática, ou seja, informar e recolher os impostos, hoje os profissionais da área já começam a desbravar o mundo da consultoria e precisam otimizar a rotina para ganhar espaço nessa nova frente de atuação.

[…]

Veja o artigo completo aqui.

ebook-difal
banner-artigos-carga-tributaria-brasileira
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!