Quer saber como calcular os honorários do contador? Veja nossas dicas!

Quer saber como calcular os honorários do contador? Veja nossas dicas!
4 minutos de leitura

Você trabalha diariamente com a precificação dos seus clientes. E o seu serviço está com um valor correto? Saber como estabelecer um preço justo para os honorários do contador é essencial na hora de fechar contratos que beneficiam o seu escritório e permitem atender a todas as necessidades de seu contratante. 

Estabelecer preços para os serviços pode ser uma tarefa mais complicada do que precificar os itens de um estoque, por exemplo. A boa notícia é que existem diversas ferramentas e tecnologias capazes de facilitar essa experiência. Se você quer saber como calcular os seus honorários de modo eficiente, continue a leitura e confira nossas dicas!

Como são cobrados os honorários de um contador?

O honorário do contador representa o valor exigido por serviços de natureza fiscal, tributária ou contábil, remunerando as diversas atividades que compreendem esse mercado. O trabalho pode ser relacionado à pessoa física, por meio da declaração de Imposto de Renda e demais serviços pessoais, ou pessoa jurídica, por funções diversas prestadas à empresa. 

Na maioria dos casos, as categorias de profissionais liberais utilizam uma tabela com preço de referência na hora de estabelecer um valor padrão para a hora de trabalho. No caso dos contabilistas, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) não estabelece nenhuma obrigação, exigindo que os próprios profissionais estabeleçam o preço de seu serviço.

Como não há normatização, e grande parte dos sindicatos não emite nenhuma tabela de preços, é possível encontrar uma grande variabilidade entre os valores exigidos para cada tipo de serviço, inclusive dentro da mesma região.

Assim, precificar seu trabalho de modo correto é indispensável para a sustentabilidade financeira do escritório e a garantia de prestação de um atendimento de qualidade aos clientes.

Quais são as melhores formas de calcular os honorários?

Ter boas estratégias e ferramentas para calcular os seus honorários é importante para não trabalhar de graça, cobrir todos os seus custos e assegurar uma boa lucratividade em suas atividades laborais. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para lhe auxiliar a fazer essa conta de forma otimizada. Confira!

Avalie os gastos integrais

O primeiro passo para obter o valor a ser cobrado em honorários é considerar os gastos que você incorre para realizar a sua atividade e incorporar esses valores para decidir quanto cobrar. Do mesmo modo que uma empresa calcula as despesas fixas e variáveis e integra nas estratégias, você também deve fazer.

Por exemplo, se você tem um imóvel alugado, dispêndios com água, luz, internet, algum funcionário que lhe ajuda nas rotinas do escritório, deve adicionar essas variáveis em seus honorários. Como são muitos dados a serem levantados e incorporados, contar com um sistema pode facilitar essa tarefa.

Analise o custo por cliente para cada hora trabalhada

Essa tarefa pode ser difícil, pois definir o tempo destinado em um mês para atender um cliente específico demanda um controle bem elaborado e o registro de todos os horários destinados para resolver as questões contábeis desse indivíduo. Uma opção é fazer uma estimativa do período destinado para atender as pessoas.

Além disso, se você quer definir exatamente o prazo que leva para alguma atividade, contar com o auxílio de uma ferramenta de gestão de tempo pode ser uma alternativa. Nela, você consegue computar os horários em que realizou determinada atividade, otimizando seu gerenciamento.

A partir de uma estimativa ou de valores concretos, basta incorporar tais dados no cálculo dos honorários, definir o custo por hora trabalhada e os elementos referentes aos gastos integrais e seguir para a próxima etapa, que é estabelecer o nível de lucratividade que você deseja.

banner-artigos-calendario

Defina a margem de lucro

Com as informações referentes aos custos totais para operacionalização da sua atividade profissional e os dados sobre custo por hora de trabalho, é momento de partir para a margem de lucro em seu plano de precificação de honorários, pois você não trabalha apenas para pagar as despesas.

Existem algumas formas de definir a lucratividade de suas prestações de serviço. Por exemplo, você pode fazer uma análise do mercado e compreender qual é o percentual de lucro alcançado normalmente no tipo de atividade que você desempenha.

Uma boa maneira de conseguir atingir uma rentabilidade melhor em seus serviços é ganhando autoridade em sua profissão. Isso pode ser feito por meio de conteúdos na internet e explicações que ajudem as pessoas a compreenderem como seus serviços podem ser úteis.

Conte com a tecnologia

Além de poder lhe auxiliar no cotidiano de trabalho, contar com ferramentas tecnológicas pode facilitar o seu trabalho no momento de definir seus honorários. Com elas, você consegue entender melhor qual é o tempo utilizado na prestação de um serviço e como você pode fazer a conta dos honorários.

Assim, você realiza os lançamentos dos dados sobre seus serviços no sistema e deixa que ele faça a parte mecânica das contas para você. Outro ponto positivo é melhorar sua gestão de custos e otimizar o planejamento estratégico da sua atividade com os relatórios que bons sistemas podem proporcionar.

Como um software pode contribuir para essa tarefa?

Diversos setores se beneficiaram com o surgimento de novas tecnologias. Seja para automatizar tarefas, seja para centralizar informações, seja para controlar grandes bancos de dados, assim como para desenvolver indicadores essenciais para o processo de tomada de decisões, os novos softwares são fundamentais para gerar eficiência e praticidade no seu escritório. 

Para o segmento contábil, você pode contar com o TOTALContador. Por meio dele, a Fortes Tecnologia Conseguiu desenvolver um ambiente com diversas soluções integradas, exclusivamente para otimizar a rotina contábil. 

Um dos módulos dessa solução é o de Honorários. Ao utilizar esse recurso, você consegue precificar sua hora de trabalho com precisão e avaliar cada contrato de trabalho para identificar os resultados agregados do escritório e, também, o rendimento por cada contrato com cliente. 

Tal recurso é totalmente via web, permitindo que você tenha acesso a qualquer momento e consiga criar orçamentos de modo simplificado. Assim, você garante uma boa contratação, um valor justo para a manutenção dos contratos atuais e ainda acompanha os clientes que oferecem a melhor margem de contribuição. 

Viu como é fácil calcular os honorários do contador? Por meio das novas tecnologias, esse trabalho desgastante de avaliação e detalhamento de custos torna-se ainda mais simples e automatizado. Desse modo, você conta com tempo livre para cuidar dos aspectos mais importantes do seu escritório e garante que todos os clientes sejam atendidos de maneira eficiente. 

Gostou do nosso artigo? Então, entre em contato conosco e confira as soluções da Fortes Tecnologia para o seu negócio!

Últimos posts 👇

fortes tecnologia integralizacao de capital
banner artigos efd reinf 2022
banner artigos carga tributaria brasileira