As metas são atividades que devem ser executadas em determinado prazo para um objetivo ser alcançado. No mundo empresarial, definir metas é uma tarefa extremamente importante, que por sua vez, deve estar alinhada com o planejamento estratégico de curto, médio e longo prazo.
Por isso, o empreendedor contábil deve definir essas metas e ter foco na hora de atingi-las. Mas como fazer isso? Qual sua importância? Se você não sabe como preparar seu escritório contábil para o crescimento, continue a leitura e confira nossas principais recomendações sobre o assunto!
Qual a importância de definir metas para o escritório contábil?
Quando desejamos chegar a algum lugar e realizar algum sonho, ou tornar-se referência, faz-se necessário que ações sejam incorridas diariamente. Independentemente de qual seja seu objetivo, definir de metas é um ponto crucial para seu alcance, pois elas têm características de mensuração, quantificação e norteamento do caminho a ser percorrido.
A clareza e a tangibilidade são aspectos essenciais que devem ser considerados no processo de definição das metas. Não só você enquanto empreendedor, mas todo o seu time se sentirá engajado e motivado para que o desenvolvimento das atividades gere resultados positivos.
Além disso, o estabelecimento de prazos e elementos quantitativos também devem ser explorados, para que a visibilidade temporal e numérica forneçam subsídios para manutenção do foco e da disciplina.
É importante destacar que as metas definidas devem ser alcançáveis e realistas, pois caso você estabeleça metas difíceis de serem cumpridas, acima da sua capacidade de execução, toda conquista e sucesso irão se distanciar da sua realidade, consequentemente contribuindo para redução significativa do seu engajamento e motivação.
Quais as diferenças entre meta e objetivo no contexto contábil?
Enquanto uma meta está ligada a um aspecto específico, tal como o número de clientes atendidos ou o volume de receitas alcançadas, por exemplo, os objetivos do seu escritório contábil precisam ser mais gerais a fim de orientar a gestão financeira e estratégica da empresa.
Isso significa que a meta geralmente é mensurável, clara, focada e está ligada a um único propósito. Já o objetivo tende a ser mais abrangente e difícil de mensurar em valores numéricos.
Ou seja, as metas contábeis podem ser a entrega da documentação dos clientes em um período de X dias, ou aumentar o lucro líquido do negócio em 10%, por exemplo. Já o objetivo pode ser entendido como alcançar crescimento contínuo na empresa, sem estipular um número.
Qual a importância de revisar o planejamento constantemente?
Também não devemos esquecer que todo planejamento precisa de revisão constante, com monitoramento das ações e efetuando os devidos reajustes sempre que necessário.
Outro aspecto importante e que facilita o alcance dos seus objetivos é a busca de referências no mercado, como profissionais que já passaram ou ainda estejam passando pela mesma situação. Isto permite entender os principais problemas enfrentados, bem como, compreender de que forma estão sendo solucionados, alinhando desta maneira as métricas à realidade na qual seu escritório contábil está inserido.
Saber qual o propósito do seu negócio fornecerá suporte na definição das metas que deseja alcançar. Isso sem falar da motivação que trará para seu time de colaboradores, que também serão direcionados visando contribuir no sucesso da empresa como um todo, bem como, irá auxiliar na sua diferenciação frente aos concorrentes.
Como definir as metas para o escritório contábil?
Existem algumas práticas que vão te ajudar a definir metas e garantir o crescimento do seu escritório contábil. Esclarecemos elas em mais detalhes, a seguir.
Planejamento estratégico
O planejamento estratégico é parte fundamental na hora de definir as metas e estabelecer o direcionamento do negócio. Além disso, ele vai te ajudar a compreender quais são as prioridades. Por exemplo, por meio dessa etapa, é possível entender quais são os recursos necessários na hora de atingir o objetivo e, com isso, traçar um plano de ação adequado para o seu negócio contábil.
Necessidades do negócio
A segunda dica que vai te ajudar a estabelecer metas alcançáveis é compreender as necessidades da sua empresa. Por exemplo, por meio de uma avaliação cuidadosa, você consegue compreender quais são os gargalos da empresa e fazer investimentos com o objetivo de acabar com eles. Além disso, pode direcionar esforços para os fatores que definiu como estratégico e prioritário no planejamento e, com isso, garantir que o que falta para o seu escritório crescer seja sanado.
Aquisição de recursos importantes
Por fim, mas não menos importante, é preciso investir em recursos a fim de se destacar no mercado. Por exemplo, contar com um bom software contábil pode economizar o tempo da sua equipe, garantir eficiência e esforços em aspectos estratégicos. Da mesma forma, também pode-se encontrar recursos que sejam voltados para a área comercial, a fim de aumentar a carteira de clientes e se destacar no mercado contábil.
Quais são as principais metas a definir?
São diversas metas a serem definidas e priorizadas nos escritórios contábeis, sendo elas de curto, médio e longo prazo. Contudo, elencamos a seguir aquelas enquadradas como sendo as principais:
Estruturação sistêmica
Visando se manter competitivo no mercado você necessita de estratégias, ferramentas, automatização e robotização. Aliar-se às soluções digitais é uma excelente decisão para auxiliar em todo o processo de definição das metas.
E justamente pensando em simplificar este processo é que diversas empresas oferecem soluções inovadoras, como a Fortes Tecnologia, por exemplo. A empresa se destaca no mercado por ser especialista no desenvolvimento de softwares para gestão contábil, financeira e de pessoas, proporcionando excelentes resultados e simplificando toda gestão do seu negócio.
Por isso, investir em tecnologia por meio de um bom sistema contábil, financeiro e de processos, bem como ter um sistema de CRM que realize a gestão de contratos e relacionamento com os clientes, como os oferecidos pela Fortes, trará eficiência na execução do seu trabalho, além de facilitar o alcance das metas e objetivos do seu negócio contábil.
Definição da quantidade de clientes
O ideal é ter uma meta mensal relacionada à quantidade de clientes que fará parte da sua carteira, para que você mantenha os esforços de vendas e atração, além de auxiliar na visualização dos seus potenciais de crescimento.
Metas comerciais e de marketing
As estratégias de vendas devem sempre estar diretamente vinculadas aos clientes e às suas necessidades. A presença em redes sociais e em associações na região de atuação, são estratégias de marketing que visam conceder autoridade, bem como reforçar a marca da sua empresa.
Segmentação de clientes
Tal partição é extremamente relevante, de forma que direciona o seu negócio para um público específico (nicho) no qual você será especialista. Isso facilita na captação de clientes e no processo comercial, gerando confiança e garantindo mais autoridade no mercado.
Lembrando que as metas aqui elencadas devem ser adaptadas e estruturadas para atender à realidade do seu escritório contábil, e não menos importantes do que as metas já citadas, devemos dar atenção às metas profissionais e financeiras.
Metas na carreira profissional
Muitas vezes, os profissionais contábeis não consideram suas metas enquanto empresários, de forma que esquecem os anseios pessoais como empreendedores e nem sempre têm clareza acerca de:
- qual patamar pretendem atingir;
- se desejam ter uma equipe grande ou pequena;
- se pretendem expandir o negócio com abertura de filiais etc.
Entender seus desejos e colocá-los como base para guiar o seu caminho é outro ponto inquestionável, para não ser influenciado pelo efeito manada dos profissionais que simplesmente vão seguindo as tendências das redes sociais, dos familiares e amigos. Pois somente conseguimos nos manter firmes no que é genuinamente nosso.
Metas financeiras
Não há problema algum em começar pequeno e querer que seu negócio contábil seja bem-sucedido, por isso, você também precisa pensar em metas de faturamento.
Estabeleça percentuais a serem alcançados, prazos a serem cumpridos e revise constantemente se as metas traçadas estão condizentes com sua realidade. Analise seus indicadores e vá ajustando seus números à medida que observa o crescimento do seu negócio.
Após definir as metas, como ter foco para atingi-las?
Manter o foco para atingir as metas definidas não é uma tarefa fácil. A clareza é um ponto fundamental e necessário para alcançar seus sonhos. Buscar entender quais áreas necessitam de atenção e aperfeiçoamento permitirão o seu crescimento.
A procura por conhecimento e qualificação técnica é primordial para subsidiar este processo, tendo em vista que é necessário manter-se atualizado para atender às demandas do mercado. A resiliência para enfrentar as adversidades que surgirão na jornada será um grande diferencial, já que a inteligência emocional será determinante na tomada de decisão e solução de problemas.
Estabelecer prazos também contribui para a manutenção do foco e da disciplina. É muito importante definir um tempo para alcance dos seus objetivos, para que não caia na zona de conforto e procrastinação.
O que fazer se não bater a meta?
Aprender com os erros e entender os aspectos e estratégias que precisam de melhorias, irá guiar o seu alcance para o sucesso. Revise as metas estabelecidas e busque compreender as causas que o impediram de alcançá-las.
O processo de revisão e reformulação delas sempre será necessário, pois os planos não são perfeitos, imprevistos acontecem e falhas existem. Ser flexível e realizar adaptações, estimula à volta ao foco para os resultados esperados serem alcançados.
Outro aspecto estratégico para alcance dos objetivos, é facilitar o aceleramento dos processos através do uso de tecnologias e plano de ações, ou seja, fazer o planejamento e o acompanhamento alinhados com as metas e propósitos, reajustando as rotas sempre que possível para as metas serem executáveis.
Como garantir a adoção das ações para alcançar as metas?
Como você viu ao longo do texto, existem diversas ações importantes que vão te ajudar a alcançar as metas que foram elaboradas no seu planejamento estratégico e na avaliação de necessidades.
Porém, não quer dizer que você vai aplicá-las. Por isso, é preciso definir prioridades e trabalhar ponto a ponto para assegurar a adoção de cada um dos fatores que vão fazer diferença no crescimento do seu negócio.
Além disso, é preciso ter metas realistas, caso contrário, as chances de desistir no meio do caminho são grandes. Vale, por fim, monitorar os avanços por meio de indicadores apropriados.
Sendo assim, aplique todos os conhecimentos obtidos no texto na hora de definir metas. Além disso, execute e monitore todas as etapas, conquiste e comemore as pequenas vitórias, trace novas estratégias, aprimore as existentes e sempre revise o seu planejamento, pois obstáculos sempre irão surgir e é a maneira como reagimos que definirá o alcance do nosso sucesso.
Espero que este conteúdo ajude a definir metas para o seu escritório. Compartilhe com seus colegas e os ajude também com essa questão!
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