Cultura corporativa na contabilidade: saiba como criar na sua empresa

Cultura corporativa na contabilidade: saiba como criar na sua empresa
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Será que é importante ter cultura corporativa na contabilidade? Neste post vou falar sobre isso e te mostrar como é necessário pensar nesse ponto específico.

A cultura organizacional de uma empresa, conhecida também como cultura corporativa, é criada a partir do mapeamento de ações, comportamentos e características de um negócio. Esse mapeamento contribui para a manutenção e desenvolvimento dos objetivos estratégicos da organização, gerando orientações e informações importantes para um bom funcionamento.

Essa criação de repertório facilita o modo de pensar, agir e se comunicar internamente. Pois ela contribui para um ambiente corporativo mais saudável, dinâmico e relacional, já que a cultura organizacional também reflete no clima da empresa, impactando em todo o ecossistema empresarial. 

O que é cultura corporativa?

Para facilitar o entendimento sobre o tema, vamos definir que a cultura corporativa é o conjunto de valores, crenças e hábitos que são compartilhados por pessoas que fazem parte de uma empresa. Essas pessoas devem estar alinhadas às principais estratégias e objetivos da organização. 

É a cultura corporativa que diferencia uma empresa da outra, gerando a sua marca e construindo a sua base de relacionamento e posicionamento.

O modelo de cultura corporativa também precisa ter coerência com a conduta dos seus gestores e líderes, para que assim se torne eficaz e aplicável.

É necessário ter uma cultura corporativa na contabilidade? 

Sim, como toda organização, os gestores contábeis também precisam construir a sua. 

Não podemos esquecer que um escritório contábil também é uma empresa. Afinal, diante de tantas obrigações dos clientes, é comum termos empresas de contabilidade que esquecem disso.

E dessa forma, sabemos que toda empresa precisa ter um planejamento estratégico bem definido para ter sucesso ao longo da vida.

7 passos para desenvolver a cultura corporativa na sua empresa de contabilidade

Para te ajudar a iniciar a construção do seu modelo de cultura corporativa na contabilidade, quero destacar os 07 passos para desenvolvê-la no seu escritório.

1. Determinar a missão, visão e valores da sua empresa

A missão, visão e valores da sua empresa são fundamentais para construir a cultura corporativa. Afinal é preciso entender onde quer chegar, como fazer para chegar até lá, e o que é preciso ter para cumprir essa jornada.

Por isso, na hora definir esses três pilares, busque responder essas perguntas:

  • Qual o motivo principal da existência do seu negócio?
  • Quais valores você acha importante estar presente no dia a dia da relação entre clientes, colaboradores e fornecedores?
  • Para onde você deseja levar a sua empresa nos próximos anos?

2. Estruturar processos e mapear responsabilidades de cada cargo e setor

Quando você define o passo a passo para executar cada atividade ou alcançar resultados, é possível desenvolver uma equipe autônoma e com clareza das suas responsabilidades.

A pior coisa que você pode fazer para a sua cultura corporativa é ter colaboradores confusos em relação às suas funções. Assim como setores que não contribuem para a empresa ou que deveriam contribuir, porém não existem.

3. Definir ferramentas de comunicação padrão

A falha na comunicação é uma das principais causas de problemas entre colaboradores. Afinal, a mensagem precisa chegar de forma clara ao outro e por meio de canais e ferramentas eficientes.

Para isso, é importante se planejar e pensar em todos os pontos de comunicação do escritório. Responda às seguintes perguntas para facilitar!

  • Quais ferramentas serão utilizadas como critério de comunicação? 
  • Quais ferramentas possibilitam que haja um alinhamento entre os processos, execução e condução do time?
  • O que pode e deve ser aplicado na hora de se comunicar?
  • O que não pode acontecer e o que deve ser evitado?
  • Existem horários pré-estabelecidos para se comunicar?
  • Pode haver comunicação direta com a diretoria a qualquer momento?

4. Estabeleça políticas de remuneração, benefícios e crescimento organizacional

A política de cargos e salários é fundamental para que o colaborador saiba quais são os seus próximos passos, e o que ele deve fazer para alcançar um crescimento na sua empresa?

Benefícios e remunerações claras, com políticas de incentivo e benefícios podem tornar a sua empresa atrativa para a recepção de novos talentos.

É importante ressaltar que o colaborador não pode ser cobrado de algo que não foi alinhado com ele antes. Dessa forma, planeje o trajeto dele dentro da sua organização para que não haja atritos futuramente.

5. Desenvolva os líderes da organização de forma contínua

Uma cultura não se constrói sozinha, por isso é fundamental que os líderes estejam alinhados com o modelo de rotina estabelecida, na sua condução com o time, na sua conduta profissional e ações que sejam exemplos para os seus liderados. 

Não adianta ter uma diretoria treinada com as boas práticas de liderança se o time de gerentes e coordenadores não são.

Da mesma forma que, não adianta ter gerentes altamente qualificados como líderes se os membros do mais alto escalão da empresa não tiverem as competências necessárias.

Liderança é algo que deve ser exercida por todos, até mesmo por aqueles que não têm liderados. Afinal, liderança vai muito além de gerir pessoas.

6. Realize pesquisas de Clima Organizacional de forma periódica

Fornecer um clima saudável para os colaboradores é fundamental para a atração e retenção de talentos. Por isso, é importante realizar de forma periódica a pesquisa de clima organizacional, onde é possível mensurar quão satisfeitos os colaboradores estão, e o que é necessário fazer para melhorar.

7. Documente a sua Cultura Organizacional 

Para documentar o modelo de Cultura Organizacional, é importante criar o Manual de Cultura e boas práticas.

É considerado um tutorial que todos os colaboradores devem ter acesso, e que precisa ser citado, reforçado constantemente.

Muitas empresas costumam fixar a cultura corporativa nas paredes do escritório. Assim, os colaboradores sempre terão os direcionamentos à altura dos olhos.

Como disseminar corretamente a cultura corporativa na contabilidade? 

A melhor forma de disseminar a cultura corporativa na contabilidade é iniciar pelo exemplo e compartilhamento. 

Tornar públicos os anseios, desejos e objetivos da organização, priorizando uma comunicação clara, objetiva e transparente, para que assim, possa ser construído cada vez mais uma relação de confiança entre líderes e liderados.

Agora que você aprendeu um pouco mais sobre o assunto, avalie a direção da cultura organizacional no seu escritório contábil. Independente do momento e tamanho do seu negócio, a cultura é importante para a construção de um legado e uma marca forte.

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