Como vender o serviço de escrituração contábil digital?

Como vender o serviço de escrituração contábil digital?
4 minutos de leitura

Inicialmente, o processo de escrituração era completamente feito pela via física. No entanto, com o crescente interesse em modernizar os processos contábeis, surgiu o serviço de escrituração contábil digital. Por meio desse novo modelo, algumas obrigações acessórias passaram a ser entregues pelo meio eletrônico. Surge aí mais uma boa possibilidade de venda de serviços por parte do profissional de contabilidade.

Neste artigo você saberá melhor do que se trata o serviço de escrituração. Ao lê-lo, você encontrará informações que serão muito úteis no momento de divulgar seu serviço e também de negociar. Você entenderá como um contador pode usar essa via para angariar um número de clientes cada vez maior. Não perca mais tempo e leia este texto agora mesmo!

O que é a escrituração contábil digital?

Na intenção de tornar a comunicação entre empresas e governo cada vez mais facilitada, os órgãos oficiais implantaram a escrituração contábil digital. Ela visa substituir o envio de obrigações acessórias por parte das organizações para o meio digital, já que antes o formato de entrega era o meio físico.

Quando o sistema foi implementado no ano de 2008, a obrigatoriedade se aplicava apenas às empresas que pertenciam ao regime tributário do lucro real. No entanto, atualmente, quase todas as organizações devem usar esse sistema para o envio das informações, independentemente do regime do qual são optantes.

Entre as entregas obrigatórias de documentos pelo meio digital, podemos citar o livro diário e de razão (complementados por seus livros auxiliares), além do livro de balancete diário. Esse último item deve conter ainda os respectivos balanços e suas fichas correspondentes aos lançamentos comprobatórios.

Vale ressaltar que a identificação do autor do envio é feita por meio do certificado de segurança, que já foi adotado em definitivo como autenticador da identidade empresarial nos ambientes referentes à contabilidade. Essa identidade precisa ser do tipo A1 ou A3 e ser emitida por alguma instituição que esteja devidamente credenciada.

Outro ponto de atenção deve residir no fato de que não se deve fazer confusão entre a escrituração contábil digital e a escrituração contábil fiscal.

A escrituração tem a função de prestar informações referentes a todas as operações que venham a influenciar na apuração do Imposto de Renda da pessoa jurídica e quanto à contribuição tributária da CSLL.

Como o contador pode conquistar clientes oferecendo a escrituração contábil digital?

A ECD tem periodicidade de entrega anual e visa representar a realidade de uma empresa sob o ponto de vista contábil. Ela serve de base para o reconhecimento de uma organização sob os aspectos fiscais e previdenciários. Portanto, não pode ser mal feita ou mesmo esquecida, sob pena de incorrer em pesadas multas por parte dos órgãos fiscalizadores.

Dessa forma, qualquer escritório contábil pode (e deve) explorar essa via de realizar novos negócios. O atendimento aos prazos é algo de suma importância, mas existe outro ponto de maior valor ainda. Ele diz respeito ao procedimento de prestação de informações antes que o documento esteja elaborado para que possa ser feito seu envio.

Cometer erros nessa parte do processo pode custar caro e, com certeza, custará. O profissional que exerce a atividade da contabilidade consultiva pode expor isso ao seu cliente de uma forma inteligente, indicando os possíveis prejuízos por inobservância aos processos. Essa é uma das boas formas de abordar o assunto e agregar valor aos serviços prestados pelo escritório contábil.

Outra boa investida se dá no campo digital: como todas as ações ocorrem nesse tipo de ambiente, um contador pode usar isso como “arma” de persuasão. Ele pode mostrar a tecnologia que dispõe por meio de softwares de automação que tornam realidade o afastamento de erros, já que o preenchimento das informações passa a não depender do fator humano.

Quais são as principais dicas para vender o serviço de escrituração contábil digital?

Acompanhe a seguir os principais insights para ter sucesso na venda do serviço de escrituração digital.

1. Automação

O próprio nome do procedimento revela a necessidade de contar com boas ferramentas no campo da automação. A escrituração é digital e, como tal, será mais bem desempenhada se tiver o suporte de sistemas modernos. Assim, quanto mais tecnológico for o serviço prestado pelo contador, mais preparado ele estará para atender essa demanda.

Para tanto, seu escritório contábil deve investir em plataformas automáticas que são capazes de transformar atividades rotineiras em procedimentos sagazes. A tecnologia está disponível exatamente para isso, e aplicá-las ao seu ramo de negócio trará enormes benefícios empresariais, inclusive quanto aos processos ligados à escrituração digital.

2. Negociação

Não basta apenas ter um bom amparo tecnológico por trás dos serviços do escritório. É necessário também ter um bom poder de negociação junto aos clientes no momento que a proposta for apresentada.

Lembre-se que a atividade principal dos negócios atendidos por um escritório de contabilidade não é igual à atividade do próprio escritório. Logo, não é de se esperar pleno conhecimento dos clientes sobre a escrituração digital.

Você deve ter a habilidade de esclarecer o assunto. À medida que isso for compreendido, seus serviços também serão. É dessa forma que provavelmente um novo serviço do portfólio do escritório será vendido. Aposte nisso!

3. Divulgação

De nada adianta saber negociar bem e ter produtos altamente tecnológicos se poucas pessoas sabem disso. Essa é a conhecida situação de ter uma moeda de ouro no fundo do oceano. É preciso mostrar-se ao mercado para alcançar êxito na estratégia.

Um dos melhores meios para que isso seja feito é o marketing digital. Ao usá-lo, seu escritório pode atingir um número muito maior de potenciais clientes. Para isso, use as redes sociais, automação de marketing e anúncios patrocinados. Segmente bem o seu público e execute um plano de ações voltados a prospects que estão presentes no mundo online.

A escrituração contábil digital é obrigatória a praticamente todas as empresas, independentemente de qual seja o regime tributário escolhido. Normalmente, isso poderia soar como um empecilho ao andamento dos trabalhos, mas, na verdade, se constitui em uma grande oportunidade de negócio para os escritórios de contabilidade. Se a proposta de fornecimento do serviço for bem-trabalhada, certamente novas parcerias podem ser fechadas.

Gostou do conteúdo? Então, aproveite e curta nossa página no Facebook. Assim, você poderá acompanhar todas as nossas atividades nessa rede social!

Últimos posts ????

ebook-difal
banner-artigos-carga-tributaria-brasileira
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!