Existem diversas formas de divulgar uma marca ou um serviço de contabilidade. Escritórios com estratégias de marketing bem-definidas podem tornar-se experts em como fazer promoção. Essas peças publicitárias são capazes de alçar um negócio, fazendo com que o número de clientes atendidos seja bastante elevado. Seguir algumas recomendações básicas é fundamental para ter sucesso.
Este artigo falará a respeito dessa importante prática já exercida desde muito tempo. Você saberá por que as promoções podem fazer tanto sentido para ramos como a contabilidade. Também, verá quais são as práticas mais eficazes na veiculação de uma campanha promocional e como ela pode ser aplicada a um escritório contábil. Se era isso que você estava procurando, então está no local certo.
Não perca tempo e leia tudo agora mesmo!
Por que é importante fazer promoções em escritórios contábeis?
Existe uma frase famosa que diz que “quem não é visto, não é lembrado”. Isso tem especial conotação no mundo dos negócios, no qual cada vez mais as empresas disputam a atenção do potencial consumidor. Se determinada organização nem sequer aparece nesse páreo, será que ela estaria fora do jogo? Ou já está e ainda não percebeu?
Assim como outros ramos, a contabilidade também possui forte concorrência. É crescente o uso intenso de tecnologia e de profissionalização dos processos. Isso é capaz de fazer frente considerável a qualquer um que pense em disputar uma fatia de mercado. E é exatamente nesse ponto que entra em cena uma estratégia praticada há vários anos no comércio: a promoção.
Sim, isso mesmo. Ela também pode ser aplicada aos escritórios de contabilidade. Não é porque se tratam de atividades diferentes que o conceito não pode ser aproveitado, muito pelo contrário. As promoções podem (e devem) ser usadas para projetar a marca do profissional. E isso se dá por meio do aumento na atração de potenciais clientes, do fechamento de novas parcerias e da divulgação dos serviços prestados, visto que existe um leque muito grande de possibilidades.
Assim, podemos entender que a importância da promoção em escritórios contábeis dá-se (entre outros motivos) por conta da divulgação de sua própria existência. Não é raro que até mesmo pessoas próximas não saibam do exercício de uma atividade, e isso acontece com desconhecidos também. Ter um serviço diferenciado ou atender a um segmento específico são exemplos de atuação que só podem ser conhecidos se houver uma ação nesse sentido. A promoção cai como uma luva nesses casos.
- Cartão de crédito para MEI: novo serviço financeiro do Governo
- Futuro da contabilidade: como a tecnologia vai revolucionar o setor?
- CNPJ Alfanumérico: entenda a nova mudança para 2026
Quais são as práticas de como fazer promoção no ramo de contabilidade?
Algumas das estratégias de promoções em escritórios contábeis têm as mesmas características que os eventos promocionais de qualquer outro negócio. Outras, no entanto, remetem a especificidades do mercado da contabilidade. Entender essa diferenciação e aplicá-las de modo correto fará toda diferença no resultado alcançado pela campanha.
Dessa forma, acompanhe, a seguir, algumas práticas altamente eficazes na veiculação de promoções na contabilidade. As dicas vão desde usar o tempo de mercado já acumulado até manter o foco estritamente sobre o público que você tem interesse de conquistar.
Use a experiência
O tempo de mercado é uma “arma” que precisa ser usada em campanhas promocionais. Essa estratégia visa a passar mais confiança ao possível interessado. Além disso, servirá também como veículo de divulgação de sua marca. Portanto, tenha em mente que apostar nesse conceito pode render bons frutos.
Os anos passados no mercado, o leque de clientes já atendidos ou que ainda fazem parte da carteira, assim como uma eventual atuação em determinado ramo de negócios podem ser veiculados junto da ação promocional. Todas as chances de se autopromover nesse momento são válidas.
Entenda as dores do seu público
Outro aspecto importante na veiculação de promoções é que de nada adianta oferecer algo que não tenha utilidade para o seu público. Isso só pode ser revertido pensando antes nos seus clientes (ou potenciais) e entendendo qual é a sua real necessidade. Isso pode ser feito por meio de um mapeamento detalhado da persona do escritório.
Assim, busque oferecer algo realmente de valor para seu público em troca dos benefícios da promoção. Não pense apenas em seu progresso nesse momento. Tenha em mente que o sucesso do seu cliente é o seu próprio sucesso. Logo, mantenha o foco nele quando estiver elaborando uma campanha promocional do seu escritório.
Defina bem seus objetivos
É comum que o pensamento do leigo veja as promoções apenas como um veículo que proporciona aumento no faturamento. Mas a verdade é outra. Tudo dependerá dos objetivos que a campanha tem. E aumentar receita não é o único alvo possível para uma peça publicitária, acredite.
Pode ser que sua intenção seja o lançamento inicial de algum serviço novo. Você talvez queira garantir a presença de sua marca em determinado mercado, o que se chama de branding. O fato é que existem vários objetivos possíveis, e você deve ter isso muito bem claro em mente quando decidir veicular uma promoção.
Faça um planejamento prévio
Tendo todos os tópicos anteriores bem definidos, chega o momento de definir quais serão as ações a serem tomadas e o prazo de sua efetivação. O nome disso é planejamento, e ele serve como um roteiro para guiar suas intenções durante todo o período em que a campanha promocional estiver vigente.
Frequentemente, uma promoção exige que seja feito trabalho para além do período em que existe a atração do público. Em casos que trimestres promocionais (três primeiros meses com 50% de desconto na mensalidade, por exemplo) são ofertados como parte da promoção, pode existir dedicação e atendimento posterior ao fechamento da parceria. Isso precisa ser previsto no plano, até mesmo por observação do fluxo de caixa, já que o faturamento será diferenciado.
A arte de como fazer promoção em escritórios de contabilidade pode ser dominada com relativa prática. Entendendo os conceitos de marketing escondidos por trás dessa estratégia, pode-se conseguir um bom avanço em relação ao número de clientes atendidos. Para que isso ocorra, seguir algumas recomendações é fundamental. Tenha em mente que um planejamento é capaz de lhe guiar da melhor maneira possível, desde que os objetivos preteridos estejam bem definidos desde o começo.
Gostou do conteúdo? Então assine nossa newsletter e fique antenado a respeito de todos os nossos lançamentos em tempo real!
Confira também os nossos últimos conteúdos ????
- Cartão de crédito para MEI: novo serviço financeiro do Governo
- Futuro da contabilidade: como a tecnologia vai revolucionar o setor?
- CNPJ Alfanumérico: entenda a nova mudança para 2026
- Fim do e-CAC: entenda o novo portal de serviços da Receita Federal
- O que é holding: guia completo sobre como esse tipo de empresa funciona