Contabilidade online: o que é e como ela está transformando o setor?

Contabilidade online: o que é e como ela está transformando o setor?
3 minutos de leitura

A contabilidade online (ou contabilidade digital) é uma maneira simples e prática de fazer a gestão contábil de uma empresa.

Essa nova modalidade feita de forma totalmente virtual segue as tendências da digitalização da contabilidade e do setor financeiro, como a inovação nos meios de pagamentos, adoção do PIX em empresas e e-commerces, fintechs, bancos white label, etc.

Neste artigo, você entenderá mais sobre como a tecnologia transformou o setor contábil, os benefícios dessa nova modalidade e como contratá-la. Acompanhe!

O que é contabilidade online?

O uso de ferramentas onlines e tecnologia para tornar as atividades de uma empresa mais ágeis e rápidas já é uma realidade adotada em diversas áreas, inclusive na contabilidade.

A contabilidade online surgiu para realizar a gestão contábil de forma muito mais prática e consiste em realizar a gestão contábil de forma totalmente online, por meio da internet e com ações organizadas em plataformas virtuais.

Transformação digital nos escritórios

Com a transformação digital, ficou evidente que a gestão de contabilidade das empresas precisava ser otimizada para ficar mais prática e eficiente.

Afinal, não é mais viável uma rotina com grande quantidade de papéis, sendo que já é possível digitalizar e economizar tempo e dinheiro. Além de ajudar o planeta que já não suporta tanto descarte de lixo.

Com ferramentas e softwares, é possível realizar muitas tarefas de forma automatizada ,que antes só poderiam ser feitas manualmente por meio de um trabalho repetitivo executado pelos profissionais.

Agora, contadores e especialistas em contabilidade podem aproveitar a mudança no cenário contábil para prestar funções mais consultivas, em vez de realizar atividades repetitivas e exaustivas.



Benefícios da contabilidade online

Mais do que proporcionar benefícios, o uso da contabilidade online é uma necessidade para muitas empresas. Veja as vantagens de optar por esse modelo de gestão contábil:

1. Praticidade e Acessibilidade

A contabilidade online permite o acesso à informação de qualquer lugar, de forma dinâmica e simplificada. Além disso, o sistema faz todo o trabalho, o que traz mais agilidade, possibilita o acompanhamento em tempo real, além de evitar erros.

E mais, todas as informações ficam centralizadas em um só lugar. Com isso, além de economizar tempo, fica muito mais fácil acompanhar de perto todas as receitas, despesas e bater os gastos com as contas digitais da empresa.

2. Abertura de empresa mais rápida

Até mesmo a abertura de uma empresa fica mais rápida e menos burocrática por meio da internet. A contabilidade online fica responsável por formalizar empresas e o cliente poderá realizar todos os procedimentos de abertura de casa.

3. Notas Fiscais Eletrônicas

Outra grande facilidade é a emissão de notas fiscais eletrônicas. Em muitos casos, é possível emiti-las diretamente no sistema de contabilidade online contratado, o que facilita a rotina das empresas e mantêm tudo documentado digitalmente.

4. Consultoria Tributária

Com a automatização dos processos, abre espaço para atuar de maneira mais consultiva e prestar auxílio nas questões tributárias, como redução de impostos. Essas soluções podem impactar de forma positiva nos recursos das empresas.

Quais os tipos de empresas é possível atender?

Uma contabilidade online pode atender todos os tipos de empresas, de diferentes tamanhos, complexidades e nichos de atuação. 

Contudo, em um primeiro momento, é mais fácil atender empresas prestadoras de serviços, pois indústrias e comércios que vendem produtos possuem um nível maior de complexidade contábil e fiscal.

Já as empresas e profissionais que mais buscam os serviços de contabilidade digital são arquitetos, engenheiros, e-commerces diversos, companhias da área da saúde, etc.

Como contratar um escritório de contabilidade online?

Existem diferentes escritórios que já trabalham com contabilidade online, que poderá ajudar empresas não apenas com lançamentos fiscais, mas também em relação ao fluxo de caixa, controle financeiro e muito mais. 

Isso porque, esses profissionais também podem atuar pelo setor econômico-financeiro da empresa e contribuir para tomada de decisões mais assertivas.

Basta uma simples pesquisa na internet para encontrar diversos sistemas, softwares ou empresas especializadas em contabilidade online para modernizar sua gestão contábil.

A contabilidade online e a pandemia

A contabilidade online é cada vez mais necessária na atualidade, especialmente após a adoção do modelo home office por muitas companhias durante a pandemia do novo Coronavírus.

Essa modalidade traz diversas vantagens para as empresas, como agilidade, economia de dinheiro, eficiência e praticidade para acessar as informações contábeis de qualquer lugar e horário.

Este conteúdo foi produzido para o blog da Fortes pela redatora Paula Moraes.

ebook-difal
banner-artigos-carga-tributaria-brasileira
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!