Veja 5 dicas de como elaborar um plano de carreira na área contábil

Veja 5 dicas de como elaborar um plano de carreira na área contábil
4 minutos de leitura

Entender como elaborar um plano de carreira é fundamental para você conseguir aplicar esforço de maneira inteligente e adequada para atingir seus objetivos profissionais. Escolhas como cursos de qualificação, participação em eventos e criação de networking são diretamente afetadas por esse tipo de planejamento.

Colocando alguns passos bem simples em prática, é possível saber onde se quer chegar e o que é preciso para atingir seus objetivos no âmbito profissional. Portanto, vale a pena investir um tempo para organizar um plano de carreira que ajude você a crescer e atingir todas as suas metas.

Se você deseja saber mais sobre como elaborar esse planejamento e quais benefícios ele pode proporcionar, continue lendo e confira nossas dicas!

Por que é importante contar com um bom plano de carreira?

Ter um plano de carreira é uma ótima maneira de direcionar seus esforços e conseguir conquistar tudo o que sempre sonhou na sua vida profissional. Por meio dele, você pode compreender quais são as capacitações que vão permitir melhorar seu desempenho e, consequentemente, alavancar seu crescimento na profissão.

Assim, é possível alcançar cargos cada vez melhores e que vão permitir que você tenha mais prestígio e consiga salários mais elevados. Ao contrário do que muitos pensam, não é apenas a empresa que pode desenvolver um plano de carreira. Um profissional que sabe onde quer chegar pode usar dessa ferramenta para atingir seus objetivos.

Como organizar um plano de carreira?

Saber como elaborar um bom plano de carreira pode fazer toda a diferença em seu crescimento. Por meio dele, você consegue estabelecer objetivos de curto, médio e longo prazo, que devem levar ao cargo que você mais almeja.

Veja, a seguir, quais as principais etapas para criar um projeto profissional de sucesso.

1. Avalie as condições atuais

Antes de pensar em adquirir novas habilidades e ingressar em outras formações, é importante que você entenda qual a sua condição atual, pensando em suas principais forças e fraquezas. Assim, o seu plano pode atuar em duas frentes: criar meios para desenvolver as suas habilidades naturais e resolver as falhas em seu conhecimento ou em atribuições que ainda faltam no seu currículo. 

Por meio desse tipo de análise, é possível definir como você vai começar o seu caminho profissional. Caso ainda não tenha um curso superior em Contabilidade, vale considerar essa meta como prioritária em sua formação.

2. Define metas de curto e longo prazo

A definição de metas está diretamente associada aos objetivos que foram estipulados no plano. Caso o seu foco seja em conquistar sua própria carteira de clientes, por exemplo, vale investir um tempo para a produção de conteúdo, qualificação de público e busca de empresas que possam se beneficiar do seu trabalho.

Vale destacar que não são apenas as habilidades contábeis que demandam cuidado, investimento e tempo. Para quem deseja comandar o próprio escritório contábil, é importante entender sobre empreendedorismo, liderança e vendas, por exemplo. O mais importante dessa etapa é criar metas factíveis e que façam sentido diante de um planejamento, ao longo dos anos. Certamente, seus objetivos podem variar ao longo do tempo, mas vale adaptar a trajetória profissional conforme essas mudanças ocorrem.

3. Estabelece quais habilidades são necessárias

Após entender até onde você pretende chegar, é hora de pensar nas ferramentas necessárias para alcançar esse objetivo. Muitas atividades exigem certificações, cursos específicos e certa experiência profissional. Por isso, vale investigar quais qualificações são exigidas para atuar na área que pretende.

Além do curso superior em contabilidade, vale investigar que tipo de pós-graduação pode contribuir para adquirir os conhecimentos necessários na sua área de interesse. Especialização em perícia, controladoria e auditoria são alguns dos exemplos de qualificação que você pode escolher.

4. Defina como adquirir tais habilidades

Ao entender quais as habilidades necessárias, vale investigar qual o caminho mais curto para a obtenção desse tipo de conhecimento. Nesse caso, vale avaliar se ele vai ser obtido por meio de um curso tradicional, por formações EaD ou até mesmo por meio da experiência no ambiente de trabalho.

Na maioria dos casos, as formações a distância podem oferecer grandes vantagens, por eliminar a necessidade de deslocamento e permitir que você realize sua formação do conforto de casa. Apesar de apresentar diversos benefícios, esse formato não contribui diretamente para a formação de networking, por isso, é necessário avaliar o que é mais importante para a sua carreira.

5. Crie um cronograma

A última etapa exige que você coloque suas ideias no papel e crie um mapa para a sua carreira profissional. Nele, é possível listar seus objetivos, definir habilidades e estabelecer prazos para tudo que foi planejado. Certamente haverá mudanças em relação ao que foi definido inicialmente, mas o objetivo desse cronograma é aumentar sua motivação e manter seu foco no que realmente é importante para a criação de uma carreira de sucesso.

Quais são os benefícios em criar um plano de carreira no setor contábil?

Agora que você já sabe como fazer um plano de carreira, que tal aprender quais são os benefícios de elaborar esse planejamento para alavancar seu crescimento?

Continue a leitura e confira quais são eles!

Tenha mais clareza

Com um plano de carreira bem estruturado, você vai entender o que precisa ser feito para atingir seus objetivos. Assim, pode colocar esforço em se aperfeiçoar para crescer no mercado contábil, escolhendo cursos que realmente vão fazer a diferença na sua vida profissional.

Aumente a motivação

Com mais clareza, você vai avançar nos degraus da sua profissão. Com isso, a motivação pode vir de forma natural, pois, com os resultados chegando e com todo o crescimento obtido, é mais fácil conseguir trabalhar duro para conquistar todos os seus sonhos.

Otimize a produtividade

Como o plano de carreira ajuda no desenvolvimento de competências necessárias para efetuar os trabalhos cotidianos, sua preparação vai ser muito maior. Assim, é possível desenvolver as atividades habituais com mais facilidade, tornando seus dias mais produtivos.

Viu como elaborar um plano de carreira de forma prática? Por meio de nossas dicas, você consegue alavancar sua vida profissional e conquistar tudo o que sonhou nessa esfera da sua vida. Portanto, vale a pena separar um tempo para estabelecer seus objetivos e pensar em ações para atingi-los.

Quer continuar aprendendo sobre como conseguir bons resultados profissionais? Então, siga nossa página no Facebook agora mesmo!

Últimos posts

ebook-difal
banner-artigos-carga-tributaria-brasileira
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!