Saber como aumentar as vendas é uma das principais questões enfrentadas atualmente por muitos escritórios de contabilidade. Em meio a um mar de competição extremamente concorrido, sobressai-se quem se adapta com maior velocidade. Nesse sentido, usar ferramentas tecnológicas faz toda a diferença em um processo de vendas de serviços contábeis.
Neste artigo, você verá a relevância de buscar o aumento das vendas de uma empresa de contabilidade. Ao ler o texto, conhecerá técnicas extremamente eficazes e com altas taxas de conversão. Saberá como o mundo virtual pode alavancar a prospecção por meio do ganho de escala e conhecerá um importante parceiro de negócios ao final da leitura.
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Qual é a importância do aumento de vendas para um escritório de contabilidade?
Costumeiramente, os escritórios de contabilidade sempre foram especialistas apenas em sua área direta de atuação: o campo contábil. Dessa forma, a divulgação que antes podia contar apenas com o tradicional boca a boca passou por mudanças. Agora, os contadores precisam desenvolver habilidades em outras áreas também, como vendas e marketing (principalmente o digital).
Talvez a maior prova disso seja a mudança marcante nos hábitos de consumo, ou seja, na forma de comprar e de vender também. E conforme a concorrência aumenta, passa a ser ainda mais importante adaptar-se a esse novo modelo. Relacionar-se, entender as reais necessidades dos clientes e dispor de uma solução eficaz fazem parte do novo processo de estabelecimento de relações comerciais.
Nesse sentido, vale observar que toda empresa saudável apresenta crescimento nas vendas e no faturamento. Assim, fazer mais negócios representa um estado de continuidade das atividades de um escritório de contabilidade. O contador precisa desenvolver-se no cenário atual, até mesmo, por questões de sobrevivência mercadológica. Nasce daí a necessidade de pôr em prática estratégias de atração, conversão e fidelização de novos clientes.
Como aumentar as vendas de um escritório contábil?
Acompanhe, a seguir, a descrição das principais estratégias de vendas do mundo moderno.
1. Investir em marketing digital
É bastante provável que a maior mudança em relação aos hábitos de consumo tenha se dado por conta da maior conectividade que as pessoas têm atualmente. Cada vez mais, as relações (e relacionamentos) têm se dado no meio virtual. Portanto, faz todo o sentido executar estratégias de vendas no meio digital.
Esse raciocínio também vale para os escritórios de contabilidade. Se todos estão imersos nas redes, então os potenciais clientes de um contador certamente estão lá também. Vale a pena pontuar as ações válidas nesse campo para aumentar as vendas dos serviços contábeis. Veja, a seguir.
Site
Ter um site próprio é equivalente ao local de funcionamento do escritório. Ou seja, pode ser entendido como uma espécie de sede virtual, com vários adicionais interessantes. Os clientes não precisam deslocar-se e ainda podem obter bastante informação. Por isso, trate seu endereço online como uma espécie de vitrine, na qual os serviços estarão bem descritos, além das informações de contato e captura de e-mails.
Inbound marketing
Com o site no ar, é possível utilizá-lo para executar uma estratégia de vendas altamente eficiente: o marketing de atração. Ele também é conhecido como inbound marketing e consiste em usar o blog do site para fornecer material de valor a quem estiver em busca de conhecimento. Isso é capaz de gerar uma relação de confiança com o escritório contábil, que futuramente pode converter-se em vendas.
Redes sociais
Essa importante ferramenta do meio digital também deve ser considerada nas estratégias de marketing online. Sabendo o perfil do cliente ideal, é possível saber em qual rede social ele se encontra. A partir daí, pode-se buscá-lo tanto por meio de conteúdos de valor nas postagens como também em anúncios patrocinados. Isso aumenta o reconhecimento de marca e ajuda na captação de novas oportunidades.
2. Implementar o up-sell e o cross-sell
Essas são estratégias capazes de aumentar as vendas de modo a vender mais para um mesmo cliente. É comum que, em períodos de maior movimento, a tática seja negligenciada, mas você não deve cometer esse erro subestimando o poder de uma sugestão.
Isso quer dizer que nem sempre o cliente sabe da existência de outros serviços que pode contratar. A equipe de vendas precisa estar treinada para oferecer novas soluções durante um mesmo processo de venda. Assim, as negociações podem acabar sendo concluídas por um valor bem maior do que inicialmente pensado.
3. Utilizar as ferramentas adequadas
Ao considerar encampar ações para aumentar suas vendas, tenha em mente que o ideal é contar com ferramentas que ajudem nesse processo. Dessa forma, é possível desenhar processos escaláveis e duradouros, que permitam o incremento de vendas no médio e longo prazo, e não apenas um crescimento pontual. Por isso é tão importante contar com a tecnologia como ponto de suporte.
Assim, busque por ferramentas de automação e gerenciamento. Exemplos disso são sistemas de e-mail marketing, planejamento de conteúdos e CRMs. Considere o tempo de trabalho manual economizado em prol do valor gasto para chegar à conclusão de qual será o fornecedor escolhido.
Como automação e tecnologia podem ajudar no incremento das vendas?
O auxílio da tecnologia pode potencializar ainda mais as ações voltadas ao aumento das vendas. Um bom exemplo disso é a gestão de leads por meio de sistemas de gerenciamento de relacionamento com clientes, conhecido popularmente como CRM. Ele permite obter uma ótima visualização de todas as etapas de um processo de vendas.
Além disso, as ferramentas automáticas proporcionam muito mais agilidade na efetivação de todo o procedimento. Existem sistemas que são voltados exclusivamente para as necessidades de um escritório contábil, inclusive. Com isso, é viável ter mais especificidade nas estratégias traçadas e, assim, alcançar a maior taxa de conversão possível.
As estratégias de como aumentar as vendas em um escritório de contabilidade passam pela automação de processos, inevitavelmente. Somente automatizando é possível ganhar escala, pois muitos procedimentos passam a ser executados de forma automática, e isso traz um enorme ganho na produtividade.
Para escolher seu sistema ideal, conte com parceiros da área, como a Fortes Tecnologia. Já são mais de 30 anos ajudando escritórios de contabilidade com soluções tecnológicas que provêm eficiência na operação.
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