Carreira em contabilidade: confira as 4 áreas mais promissoras

Carreira em contabilidade: confira as 4 áreas mais promissoras
2 minutos de leitura

A carreira na área de contabilidade é muito promissora e está, cada vez mais, sendo valorizada pelo mercado. Nesse sentido, é fundamental aos profissionais dessa área investir nos seus diversos ramos. O que exigirá muito estudo e dedicação, mas poderá desenvolver sua carreira de maneira significativa. Considerando as informações acima, este artigo falará sobre algumas das áreas mais promissoras da carreira em contabilidade, destacando quais habilidades os profissionais precisam desenvolver.

Confira a seguir!

1. Consultoria

Uma das áreas mais promissoras da contabilidade é a consultoria, cujo objetivo é o aperfeiçoamento da gestão financeira, contábil e fiscal de determinada empresa. Ou seja, o profissional desse ramo deve ser ágil e ter capacidade de elaborar saídas estratégicas, a fim de propiciar mais lucros em uma organização.

Nesse sentido, as decisões deverão ser voltadas para que o fluxo de caixa se torne mais fluido e simples de ser administrado. Para que essas metas sejam alcançadas, a equipe deve analisar criteriosamente os seguintes aspectos da organização:

  • contas a pagar e a receber;
  • fluxo de caixa;
  • folha de pagamento;
  • apuração tributária.

A partir dessa análise será possível emitir pareceres e oferecer orientações para que os problemas sejam resolvidos.

2. Assessoria

A assessoria contábil é diferente da área de consultoria, pois essa última requer um trabalho mais detalhado. Além disso, a relação da assessoria com a organização tende a ser mais duradoura, devido às especificidades do trabalho realizado.

Nesse contexto, a assessoria mantém o foco de suas atividades em processos ligados à revisão estratégica que baliza o negócio. Além disso, para poderem desenvolver seu trabalho com mais eficiência, esses profissionais precisam atuar junto a diretores e CEOs, já que seu trabalho envolve a elaboração de um planejamento.

black-da-fortes-sistema-contabil

3. Controladoria

A controladoria é exercida por um profissional das ciências contábeis, com competência para atuar com a área de gestão tributária e financeira da organização. Para tanto, é preciso que o contador tenha pós-graduação stricto sensu, como mestrado ou doutorado. Essa exigência se justifica pela responsabilidade ligada às atribuições desse tipo de gestor, que manterá relação direta com os membros da diretoria.

Além disso, esse profissional deve ter conhecimento técnico apurado na área, tendo que tomar decisões importantes de forma ágil. Também, é necessário ter muita experiência no ramo da atividade da empresa que for trabalhar, pois seu serviço está voltado ao aprimoramento da infraestrutura financeira, fiscal e contábil da empresa.

4. Auditoria

Uma das razões que justificam os salários satisfatórios na área contábil é o fato de que o mercado não tem muitos profissionais qualificados. Uma das habilidades que um bom profissional deve ter é a capacidade de análise documental, que contempla um dos trabalhos desenvolvidos pelos auditores contábeis.

Esses especialistas devem ter uma visão aguçada e rápida para interpretar diferentes informações, a fim de verificar possíveis inconsistências nos dados. Assim, posteriormente, podem emitir um parecer, que reunirá os possíveis desvios encontrados e sugestões de melhoria.

Como podemos perceber, a carreira em contabilidade pode seguir diversos ramos promissores, com salários que podem ser bastante satisfatórios. No entanto, como em qualquer profissão, é necessário que esses profissionais se qualifiquem e desenvolvam algumas habilidades exigidas no exercício da profissão.

Gostou do nosso artigo? Então, não deixe de nos seguir no Facebook e no Instagram, para não perder mais nenhuma novidade!

Últimos posts

Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!