Como perder o medo de empreender na contabilidade?

O medo de empreender pode ser comum nesse processo, mas precisa ser superado para que ele não limite os planos de ter o próprio negócio.

Como perder o medo de empreender na contabilidade?
4 minutos de leitura

O empreendedorismo contábil tem tido um espaço de destaque no mercado. Uma tendência que se mostra forte diante das novas oportunidades que estão surgindo dentro de um mercado cada vez mais diversificado. Porém, é comum encontrarmos pessoas com medo de empreender, e isso pode prejudicar a realização de um sonho.

Os profissionais, principalmente os recém-formados, iniciam a sua jornada com a expectativa de montar o seu próprio negócio, entretanto, tirar a ideia do papel e executar de fato o seu projeto empreendedor não é tarefa fácil. Pois como já mencionei, o medo tem sido ainda o principal obstáculo nesta busca dentro da jornada empreendedora.

Pensando nisso, elaborei este post para falar do medo que surge na hora de ser um empreendedor, assim como cinco dicas para que esse receio pare de existir.

Por que as pessoas têm medo de empreender?

Apesar da busca ser crescente, existem grandes obstáculos que precisam ser trabalhados para tornar esse projeto real, por exemplo: autogerenciamento e comunicação.

O autogerenciamento, se dá pelo fato de exigir do profissional uma postura empreendedora, onde se faz necessário gerir as diversas áreas do seu negócio como: clientes, setor administrativo, setor comercial, setor estratégico, etc. 

E a comunicação por se tratar do principal elemento de prospecção de clientes e posicionamento

Para apresentação do seu trabalho e a atração de possíveis clientes para o seu negócio, se comunicar bem e conseguir apresentar o seu serviço em um discurso simples, prático e claro não é tarefa das mais fáceis. Quem domina essa habilidade tem grandes chances de sair na frente.

Existem etapas fundamentais para a construção da sua jornada empreendedora, que são: 

  • clareza: o que você quer criar, para qual público você deseja falar e quais os serviços que você deseja ofertar são perguntas que podem auxiliar na obtenção da clareza e do propósito do seu trabalho; 
  • direção: após obter a clareza e definição do seu objetivo atual, é fundamental saber quais passos você deve dar, construindo assim um caminho mais assertivo para tornar o seu projeto real;
  • estrutura: através de um método já existente, você deve analisar o mercado, serviços, concorrentes e público-alvo para montar uma estrutura ou modelo de negócios relevantes e compatíveis com a realidade do seu mercado;
  • plano de ação: nesta etapa você poderá escrever os seus próximos passos, ou seja, quais ações auxiliarão você na execução do seu projeto, tornando-o real.

Qual a importância de uma mentoria para perder esse medo?

Como na sua grande maioria o medo acaba sendo um obstáculo significativo para empreender, é super recomendável buscar um trabalho de mentoria para auxiliar no direcionamento e acompanhamento neste processo. 

A mentoria faz com que o profissional se sinta muito mais seguro em iniciar a sua jornada empreendedora, com ações mais assertivas e efetivação do seu projeto empreendedor.

Busque ser mentorado por quem tem bastante experiência naquilo que você deseja se tornar, afinal, o mentor precisa nortear o caminho certo baseado em conhecimentos teóricos e práticos. Ou seja, não basta ser apenas um mentor estudioso, mas também experiente e que tenha vivido momentos parecidos. 

Quais as dificuldades de empreender na contabilidade?

Empreender não é tarefa fácil, além da rotina mais operacional, o profissional precisará adotar uma postura empreendedora, explorar novos mercados, construir uma proposta de valor atrativa e construir um forte relacionamento com o cliente

É aqui que quero chamar a sua atenção: a maioria dos contadores não possui formação em gestão, tampouco afinidade com o mundo dos negócios. Além disso, podemos citar outros fatores que atrapalham como: 

  • recursos financeiros 
  • falta de confiança por excesso de timidez
  • falta de direcionamento 
  • não possuir habilidades técnicas e comportamentais com visão gerencial que possa facilitar a execução do seu projeto.

O lado positivo deste cenário é que essas habilidades mencionadas são totalmente possíveis de serem adquiridas, e você pode desde já começar a desenvolver. 

banner-artigos-calendario-obrigacoes-fiscais-2022-2

Para isso trago 5 orientações para você perder o medo de empreender na contabilidade.

5 dicas para perder o medo de empreender na contabilidade

Confira agora as orientações para que o seu receio de se tornar empresário vá embora de uma vez por todas.

1. Desenvolva habilidades gerenciais 

Considero este um importante passo para uma jornada empreendedora de sucesso. Pois é essencial desenvolver habilidades como: 

  • comunicação e posicionamento 
  • gestão do tempo e produtividade 
  • liderança e gestão de equipes 
  • solução de problemas complexos 
  • pensamento crítico e inteligência emocional;

2. Tenha um mentor 

O mentor pode ser uma peça super estratégica para a construção do seu projeto empreendedor e pode acelerar ainda mais o processo, direcionando os seus próximos passos e dando suporte para os desafios que virão.

3. Não espere estar 100% pronta ou pronto

É fundamental estarmos bem preparados para iniciar um grande e desafiador projeto, mas não cometa o erro de ficar buscando o cenário ideal para começar. Tudo isso porque é através das experiências e desafios que você irá aperfeiçoar a sua visão empreendedora, corrigir erros que podem surgir e experimentar este novo cenário. 

4. Faça um planejamento dos seus próximos passos

Coloque todas as ideias no papel, faça uma análise do cenário atual, mapeando concorrentes, serviços, mercado, etc.

O planejamento serve hoje como ferramenta estratégica para todas as empresas, inclusive as centenárias. Portanto, é importante não esquecer disso na hora de começar um novo negócio, principalmente na contabilidade.

5. Defina uma data

A melhor forma de empreender é tirando o seu projeto do papel e criar experiências, aperfeiçoando o seu negócio a cada dia. Para que isso aconteça você precisa de uma data. Qual é a sua?

Ter prazo para tudo ajuda o empreendedor a seguir todas as etapas, evitando assim, a procrastinação.

Quais os principais benefícios de empreender nessa área?

Mesmo com tantos desafios no mercado contábil, empreender também tem seu lado bom, onde podemos destacar:

  • liberdade financeira e geográfica
  • possibilidade de crescimento em novos serviços e ampliar a carteira de clientes do seu próprio negócio
  • conciliar projetos pessoais e profissionais com mais facilidade
  • autonomia de horários com responsabilidade

Fique atento às possibilidades de mercado

Como podemos ver, o empreendedorismo contábil é uma excelente forma de se destacar no mercado, crescer profissionalmente e financeiramente, e ter o seu próprio negócio. 

O que precisamos, é estar sempre atentos às possibilidades que hoje o mercado dispõe na mesma proporção dos desafios que são apresentados diariamente. Dessa forma, o seu negócio pode ser sustentável e ter uma vida longa e próspera.

Espero que tenha gostado deste conteúdo! Até o próximo.

Últimos posts 👇

fortes tecnologia integralizacao de capital
banner artigos efd reinf 2022
banner artigos carga tributaria brasileira