Campanha de Black Friday: como orientar seus clientes sobre ela?

O contador também pode ser fundamental para o sucesso de uma empresa na campanha de Black Friday.

Campanha de Black Friday: como orientar seus clientes sobre ela?
4 minutos de leitura

O período de campanha de black friday passou a ser um grande evento também no Brasil. A data comemorativa colou por aqui, e cada vez mais as empresas se preparam de modo robusto para atender todos os interessados. No entanto, isso gera uma carga de trabalho expressiva. Sem um bom planejamento, fica difícil acertar em todos os pontos.

Neste artigo, você saberá de que forma um contador pode ajudar nesse período tão esperado. Serão apresentadas algumas dicas de como a ajuda pode vir do escritório de contabilidade, e você aprenderá o momento certo de oferecer essa ajuda. Assim, a relação pode tornar-se muito mais próxima e gerar mais negócios no futuro. Pronto para a aventura? Então siga lendo!

Qual é a importância do suporte prestado pelo contador na campanha de Black Friday?

Períodos de forte movimentação costumam causar desordem em uma empresa. Isso somente é evitado caso haja um planejamento robusto em relação ao período em questão. Dessa forma, o contador surge como uma figura importante, pois ele é capaz de prover ajuda em diversos aspectos desse movimentado espaço de tempo no calendário empresarial.

No entanto, deve haver uma cautela no momento de se colocar à disposição do empresário para promover esse auxílio. O ideal é que ele saiba de antemão que existe essa possibilidade. Porém, se não for esse o caso, a informação pode ser dada alguns meses antes do período chegar, nunca às vésperas do evento promocional.

A razão disso é que é preciso haver toda uma preparação antes da data, a começar pela composição de estoque. Muitos produtos tendem a ter uma elevada saída nesses períodos, e a empresa deve estar preparada para atender todos. Nesse ponto, o contador pode ajudar com os cálculos das demandas previstas de modo a otimizar o recurso empregado e não deixar produtos parados no estoque depois que a promoção acabar.

Como o contador pode ajudar em relação à campanha de Black Friday?

Acompanhe as principais dicas que um escritório de contabilidade pode usar para ajudar seus clientes.

Precificação de produtos

A correta indicação dos preços dos produtos é um grande desafio das empresas. Sendo assim, o contador pode prover uma ajuda muito útil nesse sentido. A razão dessa dificuldade se dá pelo desafio de casar um desconto chamativo ao mesmo tempo que é possível promover o lucro almejado que seja capaz de cobrir os custos existentes.

Outro ponto importante é fazer um estudo detalhado a respeito do valor de frete e da carga tributária incidente. Para acertar nesse ponto, é necessário fazer um levantamento do preço médio praticado pelas empresas de logísticas para os locais mais atendidos pela empresa. Em relação aos tributos, é necessário considerar a diferença de alíquota entre estados e os tipos de produtos vendidos.

Emissão das notas fiscais

A ocorrência da black friday acaba gerando um volume de trabalho muito maior que o normal, e por isso mesmo deve haver muito planejamento. Nesse sentido, o contador deve prover uma especial orientação ao seu cliente quanto ao processo de emissão e guarda de notas fiscais. Como as operações de venda aumentam bastante, pode ser que haja atropelos em relação a isso.

black-da-fortes-sistema-contabil

Dessa forma, o básico deve ser reforçado: para cada venda, a nota fiscal correspondente deve ser visualizada, e o arquivo XML correspondente, baixado e arquivado. Além disso, os documentos fiscais de entrada também precisam ser bem gerenciados. Eles darão subsídios para a gestão do negócio em um momento posterior, quando a campanha já estiver passado.

Necessidade de estoque

Esse é um dos itens de maior preocupação de qualquer empresa que participa do período promocional da Black Friday. A razão disso é óbvia, pois a intenção realmente é dar saída à maior quantidade de produtos possíveis. Nesse sentido, o contador pode auxiliar seus clientes realizando diferentes tipos de cálculos, a fim de ajustar o volume de estoque para o período citado.

Os produtos com alta demanda em períodos normais precisam receber atenção especial, pois o volume de busca tende a aumentar. O mesmo raciocínio vale para itens com baixa procura por conta do preço elevado. A depender do percentual de desconto, esses produtos podem ser buscados em demasia. Por fim, deve-se considerar as mercadorias com saídas normais durante o ano, pois o aumento nesses casos é proporcional ao desempenho de vendas passado.

Definição de orçamento de publicidade

Depois que as estratégias anteriores foram desenhadas e estão bem estruturadas, chega o momento de decidir como as ofertas serão apresentadas ao público. Apesar de ainda existir publicidade off-line, a grande concentração acaba se dando nos meios digitais. Assim, um contador pode ajudar seus clientes a fazer diversos cálculos para indicar de que forma o orçamento pode ser usado da melhor forma.

As opções são várias e passam pelos anúncios pagos do Facebook e Google Ads, além de parcerias com influenciadores de acordo com o tipo de produto oferecido. Aqui vale ressaltar que as estratégias escolhidas serão definidas pelo time de marketing da empresa, mas a contabilidade pode ajudar com questões técnicas relativas ao gerenciamento da verba.

Plataforma de gestão

Outro aspecto no qual o contador pode ajudar muito seus clientes é na indicação de uma boa plataforma de gestão automática. Esses sistemas promovem a integração de diferentes setores da empresa, agilizando todos os procedimentos. Um exemplo é a própria emissão de notas fiscais, que pode ser feita por meio de automação e, assim, evitar erros.

Essa tarefa simples pode ser concatenada com o departamento financeiro. Isso promoverá uma maior rapidez em tarefas como a conciliação bancária e a cobrança de inadimplentes. Além disso, as informações podem ser filtradas no momento de produzir relatórios, o que torna mais dinâmica a análise do desempenho da companhia relativa ao período da Black Friday.

Ajudar na campanha de Black Friday é uma das atitudes que o contador pode ter em relação a seus clientes que certamente aumenta o valor percebido. Em vez de encarar a data como um período de aumento da carga de trabalho, um escritório de contabilidade aproveita para aumentar sua proximidade com o cliente. Com o tempo, essa estratégia se revela bastante oportuna, pois novos negócios podem ser gerados por meio dessa iniciativa.

Gostou do conteúdo? Então assine nossa newsletter e acompanhe de perto os lançamentos dos artigos que produzimos!

Confira também os nossos últimos conteúdos ????

Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!