6 livros sobre Gestão da Inovação!

Entenda a dinâmica e a aplicabilidade dos processos de Gestão da Inovação e descubra como implementá-los em sua empresa.

6 livros sobre Gestão da Inovação!
6 minutos de leitura

O conceito de inovação vem se tornando cada vez mais pertinente no cenário brasileiro e mundial, visto que a sociedade precisa se reinventar a cada dia devido à globalização, à agilidade tecnológica e às mudanças organizacionais como um todo. Assim, o fenômeno da inovação passou a ser fator determinante de desenvolvimento e progresso, e traduz as estratégias de obtenção de vantagens competitivas sustentáveis e os processos estruturados de Gestão da Inovação.

A respeito deste segundo ponto de vista mencionado, a inovação está relacionada à  construção contínua de uma abordagem para a solução dos mais diversos problemas gerenciais, de modo que a empresa identifique novas formas de se criar valor e reconheça oportunidades tecnológicas, sociais e de mercado.

Além disso, a Gestão da Inovação é uma resposta assertiva ao crescimento da concorrência, pois compreende o planejamento e a coordenação dos aspectos imprescindíveis à obtenção de resultados inovadores.

Para implementá-la no ambiente corporativo, é necessário fomentar a cultura da inovação, determinar indicadores de desempenho, utilizar modelos eficientes de gestão e investir em um programa de inovação que valorize a liderança e a aprendizagem organizacional.

Cumpre salientar que o conhecimento teórico e prático exerce papel fundamental na jornada da Gestão da Inovação, por isso selecionamos neste post as seis melhores referências bibliográficas acerca do tema, das quais você confere agora!

1. O Dilema da Inovação – Clayton M. Christensen

fortes-tecnologia-o-dilema-da-inovacao-livro-2
Imagem meramente ilustrativa

Por que empresas tão qualificadas e líderes de mercado fracassam quando o assunto é inovação tecnológica? Esta e outras inúmeras perguntas sobre a Gestão da Inovação são respondidas no best-sellerO Dilema da Inovação”.

Clayton Christensen, professor da Harvard Business School considerado um dos pensadores de gestão mais influentes do mundo, traz neste livro o conceito de Inovação Disruptiva, que descreve o processo de ressignificação de um produto, tecnologia ou serviço em uma solução inovadora superior.

A partir daí, apresenta um conjunto de regras sobre a ascensão de ideias disruptivas, fazendo um comparativo com a inovação incremental e reforçando seus ensinamentos através de exemplos de organizações que sucumbiram diante das alterações na estrutura do mercado.

Por meio desta leitura enriquecedora, você aprenderá a antever e corrigir os erros de projetos tecnológicos de ruptura e vencer as práticas corporativas tradicionais!

2. A Estratégia da Inovação Radical – Pedro Waengertner

fortes-tecnologia-estrategia-da-inovacao-radical-gestao-da-inovacao
Imagem meramente ilustrativa

A inovação radical é um processo complexo que procede da criação de novos conhecimentos e direciona os recursos para a comercialização de ideias, serviços ou produtos completamente inovadores, de forma que o seu foco seja o impacto de longo prazo no mercado.

Este é o ponto central do livro “A Estratégia da Inovação Radical”, escrito pelo brasileiro Pedro Waengertner, empreendedor e fundador da ACE, considerada a melhor aceleradora de startups da América Latina.

Nesta obra, o autor revela os seis princípios da inovação radical adotados pelas organizações de ponta do Vale do Silício para impulsionar o crescimento e a lucratividade de empresas de qualquer porte ou setor.

Em suma, eles são baseados na aplicação do Design Organizacional e Gestão Ágil, e vão te ajudar a pensar como um investidor, trabalhar com parceiros e antecipar as oportunidades de negócios para aproveitá-las em totalidade.

3. Inovação e Espírito Empreendedor – Peter Ferdinand Drucker

fortes-tecnologia-inovacao-e-espirito-empreendedor-gestao-da-inovacao
Imagem meramente ilustrativa

A inovação, sistemática e intencional, e o empreendedorismo, representam os dois pilares da criação e sobrevivência de diferentes tipos de empresas do mercado, e estão cada vez mais interligados na consolidação do sucesso das mesmas.

Esta é a premissa do livro “Inovação e Espírito Empreendedor”, em que o autor Peter Drucker, reconhecido como o pai da gestão moderna, discute as práticas de empreendimentos bem-sucedidos e define a inovação como uma habilidade que pode ser aprendida e evoluída para uma disciplina de estudo.

Em síntese, a obra discorre sobre o alinhamento da capacidade empreendedora de inovação com a capacidade administrativa profissional, e oferece insights valiosos a respeito da busca por oportunidades inovadoras.

Sem dúvidas, esta é uma leitura indispensável para quem pretende utilizar a inovação como um instrumento específico do empreendedorismo e desenvolver estratégias criativas!

4. Você, Eu e os Robôs – Martha Gabriel

fortes-tecnologia-voce-eu-e-os-robos
Imagem meramente ilustrativa

A Era Digital caracteriza um dos momentos mais expressivos de inovação da humanidade, exigindo das empresas a renovação contínua e o uso inteligente das tecnologias, a fim de transformarem a gestão dos processos estabelecidos e elevarem os seus ganhos de desempenho.

Em vista disso, a nossa quarta recomendação de leitura é o best-seller brasileiro “Você, Eu e os Robôs”, por se tratar de um guia completo que analisa excepcionalmente a explosão e o impacto da Revolução Digital na sociedade atual.

Através de uma linguagem objetiva e simples, a autora Martha Gabriel, consultora de inovação em negócios e transformação digital, aborda as consequências positivas e negativas desencadeadas pelo surgimento das tecnologias digitais e introduz o tema da interação exponencial homem-máquina.

Nesse sentido, a obra é um mapa do presente e uma ponte de preparação para o futuro das inovações e disrupções que ainda estão por vir!

5. Gestão do Amanhã – Sandro Magaldi e José Salibi Neto

fortes-tecnologia-gestao-do-amanha
Imagem meramente ilustrativa

Se você quer saber como evoluiu a visão de mercado mundial e descobrir o que a 4ª Revolução Industrial nos reserva, deve conhecer e estudar mais a fundo o livro “Gestão do Amanhã”, escrito por Sandro Magaldi, expert em Gestão Estratégica, e José Salibi Neto, cofundador da HSM, empresa líder em Educação Executiva.

Os autores narram o histórico dos modelos de gestão, em paralelo às mudanças atuais e perspectivas futuras, explicando de maneira leve, porém profunda, a importância da inovação para as empresas prosperarem e acompanharem o ritmo das transformações tecnológicas.

Também expõem cases de sucesso e fracasso de grandes corporações para enfatizar a necessidade de atualizar processos vigentes em modelos tradicionais de gestão e, assim, atender o consumidor do século XXI.

Diante disso, o conteúdo da obra é muito rico e extremamente relevante para os profissionais que buscam longevidade nesses novos tempos de inovação e transições frequentes.

6. Inove ou Morra! – Luiz Guimarães

fortes-tecnologia-inove-ou-morra-gestao-da-inovacao
Imagem meramente ilustrativa

A Reengenharia Digital é uma nova proposta de trabalho para organizar e modernizar empresas na Era Digital, empregando a inovação técnica e sistemática focada no cliente, e é sobre isso que trata o livro “Inove ou Morra!”.

Nele, Luiz Guimarães, especialista em automatização de negócios, aborda os conceitos desta poderosa estratégia de inovação que tem como objetivo aplicar capital humano e tecnologia, como a inteligência artificial, para gerar valor para as pessoas e alinhar os produtos aos novos consumidores digitais.

Mais do que isso, o autor traz à tona os sete princípios para concepção da Reengenharia Digital, argumentando sobre a Terceira Revolução Tecnológica e seus impactos.

Portanto, essa leitura permitirá que a sua empresa prospere na nova economia, reduza os custos operacionais e se torne uma competidora de classe mundial!

Gestão da Inovação: um olhar para o futuro!

A inovação gera mudanças nos mais variados graus da era da informação, solucionando não só problemas cotidianos em benefício da sociedade, mas também trazendo uma perspectiva de como a Gestão da Inovação pode contribuir significativamente para que as organizações alcancem seus resultados e suas missões.

Neste contexto, as iniciativas inovadoras revolucionam o ambiente produtivo e as melhorias incrementais dos mais diversos setores empresariais de atuação, englobando as práticas de negócios e as relações externas aos quais estão inseridas.

Percebe-se, então, que a Gestão da Inovação vence as incertezas do presente e aponta diretrizes estáveis e eficientes para o futuro.

Por fim, concluímos este post com uma citação de Tom Peters, para que você se inspire e se sinta ainda mais motivado a inovar!

“Para a empresa excelente, a inovação é a única coisa permanente.” 

Este post foi produzido pela equipe do PocketBook4You, uma plataforma que oferece centenas de resumos de livros dos maiores autores e best-sellers da atualidade, e tem como principal missão levar conhecimento diversificado que se encaixa no dia a dia de cada um dos seus usuários, ao redor do Brasil e do mundo!

cta_tecnologias-disruptivas_02-e1588256298941