O conceito de inovação vem se tornando cada vez mais pertinente no cenário brasileiro e mundial, visto que a sociedade precisa se reinventar a cada dia devido à globalização, à agilidade tecnológica e às mudanças organizacionais como um todo. Assim, o fenômeno da inovação passou a ser fator determinante de desenvolvimento e progresso, e traduz as estratégias de obtenção de vantagens competitivas sustentáveis e os processos estruturados de Gestão da Inovação.
A respeito deste segundo ponto de vista mencionado, a inovação está relacionada à construção contínua de uma abordagem para a solução dos mais diversos problemas gerenciais, de modo que a empresa identifique novas formas de se criar valor e reconheça oportunidades tecnológicas, sociais e de mercado.
Além disso, a Gestão da Inovação é uma resposta assertiva ao crescimento da concorrência, pois compreende o planejamento e a coordenação dos aspectos imprescindíveis à obtenção de resultados inovadores.
Para implementá-la no ambiente corporativo, é necessário fomentar a cultura da inovação, determinar indicadores de desempenho, utilizar modelos eficientes de gestão e investir em um programa de inovação que valorize a liderança e a aprendizagem organizacional.
Cumpre salientar que o conhecimento teórico e prático exerce papel fundamental na jornada da Gestão da Inovação, por isso selecionamos neste post as seis melhores referências bibliográficas acerca do tema, das quais você confere agora!
Por que empresas tão qualificadas e líderes de mercado fracassam quando o assunto é inovação tecnológica? Esta e outras inúmeras perguntas sobre a Gestão da Inovação são respondidas no best-seller “O Dilema da Inovação”.
Clayton Christensen, professor da Harvard Business School considerado um dos pensadores de gestão mais influentes do mundo, traz neste livro o conceito de Inovação Disruptiva, que descreve o processo de ressignificação de um produto, tecnologia ou serviço em uma solução inovadora superior.
A partir daí, apresenta um conjunto de regras sobre a ascensão de ideias disruptivas, fazendo um comparativo com a inovação incremental e reforçando seus ensinamentos através de exemplos de organizações que sucumbiram diante das alterações na estrutura do mercado.
Por meio desta leitura enriquecedora, você aprenderá a antever e corrigir os erros de projetos tecnológicos de ruptura e vencer as práticas corporativas tradicionais!
A inovação radical é um processo complexo que procede da criação de novos conhecimentos e direciona os recursos para a comercialização de ideias, serviços ou produtos completamente inovadores, de forma que o seu foco seja o impacto de longo prazo no mercado.
Este é o ponto central do livro “A Estratégia da Inovação Radical”, escrito pelo brasileiro Pedro Waengertner, empreendedor e fundador da ACE, considerada a melhor aceleradora de startups da América Latina.
Nesta obra, o autor revela os seis princípios da inovação radical adotados pelas organizações de ponta do Vale do Silício para impulsionar o crescimento e a lucratividade de empresas de qualquer porte ou setor.
Em suma, eles são baseados na aplicação do Design Organizacional e Gestão Ágil, e vão te ajudar a pensar como um investidor, trabalhar com parceiros e antecipar as oportunidades de negócios para aproveitá-las em totalidade.
A inovação, sistemática e intencional, e o empreendedorismo, representam os dois pilares da criação e sobrevivência de diferentes tipos de empresas do mercado, e estão cada vez mais interligados na consolidação do sucesso das mesmas.
Esta é a premissa do livro “Inovação e Espírito Empreendedor”, em que o autor Peter Drucker, reconhecido como o pai da gestão moderna, discute as práticas de empreendimentos bem-sucedidos e define a inovação como uma habilidade que pode ser aprendida e evoluída para uma disciplina de estudo.
Em síntese, a obra discorre sobre o alinhamento da capacidade empreendedora de inovação com a capacidade administrativa profissional, e oferece insights valiosos a respeito da busca por oportunidades inovadoras.
Sem dúvidas, esta é uma leitura indispensável para quem pretende utilizar a inovação como um instrumento específico do empreendedorismo e desenvolver estratégias criativas!
A Era Digital caracteriza um dos momentos mais expressivos de inovação da humanidade, exigindo das empresas a renovação contínua e o uso inteligente das tecnologias, a fim de transformarem a gestão dos processos estabelecidos e elevarem os seus ganhos de desempenho.
Em vista disso, a nossa quarta recomendação de leitura é o best-seller brasileiro “Você, Eu e os Robôs”, por se tratar de um guia completo que analisa excepcionalmente a explosão e o impacto da Revolução Digital na sociedade atual.
Através de uma linguagem objetiva e simples, a autora Martha Gabriel, consultora de inovação em negócios e transformação digital, aborda as consequências positivas e negativas desencadeadas pelo surgimento das tecnologias digitais e introduz o tema da interação exponencial homem-máquina.
Nesse sentido, a obra é um mapa do presente e uma ponte de preparação para o futuro das inovações e disrupções que ainda estão por vir!
Se você quer saber como evoluiu a visão de mercado mundial e descobrir o que a 4ª Revolução Industrial nos reserva, deve conhecer e estudar mais a fundo o livro “Gestão do Amanhã”, escrito por Sandro Magaldi, expert em Gestão Estratégica, e José Salibi Neto, cofundador da HSM, empresa líder em Educação Executiva.
Os autores narram o histórico dos modelos de gestão, em paralelo às mudanças atuais e perspectivas futuras, explicando de maneira leve, porém profunda, a importância da inovação para as empresas prosperarem e acompanharem o ritmo das transformações tecnológicas.
Também expõem cases de sucesso e fracasso de grandes corporações para enfatizar a necessidade de atualizar processos vigentes em modelos tradicionais de gestão e, assim, atender o consumidor do século XXI.
Diante disso, o conteúdo da obra é muito rico e extremamente relevante para os profissionais que buscam longevidade nesses novos tempos de inovação e transições frequentes.
A Reengenharia Digital é uma nova proposta de trabalho para organizar e modernizar empresas na Era Digital, empregando a inovação técnica e sistemática focada no cliente, e é sobre isso que trata o livro “Inove ou Morra!”.
Nele, Luiz Guimarães, especialista em automatização de negócios, aborda os conceitos desta poderosa estratégia de inovação que tem como objetivo aplicar capital humano e tecnologia, como a inteligência artificial, para gerar valor para as pessoas e alinhar os produtos aos novos consumidores digitais.
Mais do que isso, o autor traz à tona os sete princípios para concepção da Reengenharia Digital, argumentando sobre a Terceira Revolução Tecnológica e seus impactos.
Portanto, essa leitura permitirá que a sua empresa prospere na nova economia, reduza os custos operacionais e se torne uma competidora de classe mundial!
A inovação gera mudanças nos mais variados graus da era da informação, solucionando não só problemas cotidianos em benefício da sociedade, mas também trazendo uma perspectiva de como a Gestão da Inovação pode contribuir significativamente para que as organizações alcancem seus resultados e suas missões.
Neste contexto, as iniciativas inovadoras revolucionam o ambiente produtivo e as melhorias incrementais dos mais diversos setores empresariais de atuação, englobando as práticas de negócios e as relações externas aos quais estão inseridas.
Percebe-se, então, que a Gestão da Inovação vence as incertezas do presente e aponta diretrizes estáveis e eficientes para o futuro.
Por fim, concluímos este post com uma citação de Tom Peters, para que você se inspire e se sinta ainda mais motivado a inovar!
“Para a empresa excelente, a inovação é a única coisa permanente.”
Este post foi produzido pela equipe do PocketBook4You, uma plataforma que oferece centenas de resumos de livros dos maiores autores e best-sellers da atualidade, e tem como principal missão levar conhecimento diversificado que se encaixa no dia a dia de cada um dos seus usuários, ao redor do Brasil e do mundo!