Como realizar um balancete eficiente para seus clientes

Como realizar um balancete eficiente para seus clientes
4 minutos de leitura

Para que qualquer empresa tenha sucesso, é necessário contar com diversas informações referentes aos seus aspectos financeiros. Diversos documentos contábeis são elaborados para contribuir com o levantamento de dados. Um dos elementos mais conhecidos para esse fim é o balancete contábil. 

Tal relatório deve ser desenvolvido pelo contabilista e precisa incluir um demonstrativo de todas as contas em movimento na corporação, incluindo seus saldos. Para melhorar o atendimento de um público com tais necessidades, continue a leitura e veja como desenvolver um balancete eficiente para seus clientes!

O que é um balancete?

O balancete é um documento contábil extremamente útil para acompanhar o desenvolvimento de qualquer corporação. Ele permite investigar por meio dos débitos e créditos como está a saúde financeira da organização. Isso produz mais controle interno e ajuda na hora de verificar a evolução da empresa em um período específico. 

Vale destacar que esse tipo de relatório tem potencial para ser feito em períodos diferentes, conforme surgirem demandas na organização. Assim, sua periodicidade pode ser mensal, semanal ou até mesmo diária. 

Qual é a importância de um balancete bem feito?

Fazer o balancete de modo eficiente ajuda os seus clientes a obterem diversos benefícios e, dessa forma, otimizar os resultados da empresa. Quer saber porque é importante fazer um balancete otimizado? Veja mais abaixo!

Evita erros

O balancete quando bem estruturado pode ajudar a entender quais são os potenciais riscos da empresa de seu cliente. Assim, ao construí-lo de forma otimizada você oferece uma ferramenta poderosa que auxilia na identificação de erros que podem ser evitados.

Dessa maneira, seu cliente entende em quais aspectos o negócio está equivocado ou quais situações há mais chances de errar e, assim, pode corrigir tais questões antes que os problemas realmente aconteçam.

Identifica novas oportunidades no planejamento

Com um balancete assertivo e otimizado fica mais fácil assimilar quais são as oportunidades de melhorias na empresa. Com ele, seu cliente conta com dados para compreender os números do negócio.

Assim, você oferece uma grande ferramenta para ele tomar melhores decisões que, posteriormente, podem ser traduzidas em melhores resultados e lucros mais altos para a organização.

Cria estratégias ótimas

Já pensou em oferecer para o cliente uma ferramenta que ajude na criação de estratégias para deixar o negócio otimizado e lucrativo? Com um balancete efetivo feito com agilidade isso é possível.

Com ele os donos de empresas podem verificar a estrutura de receitas e despesas e entender quais são as oportunidades de aumentar suas receitas e reduzir os custos. Dessa forma, a instituição trabalha de modo otimizado com o máximo de lucro possível.

Como fazer um balancete eficiente?

Agora que você já sabe o que é um balancete e qual é a importância dessa ferramenta para a empresa de seus clientes, que tal aprender como fazê-lo de forma otimizada e prática? Para isso, preparamos alguns passos que vão lhe ajudar nessa tarefa. Observe.

1. Defina o período

O primeiro passo para construir um balancete é definir o período em que ele será analisado. Se você deseja detalhes com uma periodicidade maior, pode optar em fazer mensalmente. Caso não seja essa a situação, ainda é possível construir o balancete trimestral ou anual.

Logo, a definição do período depende do objetivo que você deseja alcançar. Além disso, tal ferramenta pode ser utilizada para controle interno na organização ou para questões fiscais. Assim, é importante atentar ao fim para o qual ele será feito e o grau de rigor empregado na realização do balancete.

2. Estabeleça o que vai ser verificado

Após definir o período do balancete, o próximo passo é estabelecer quais serão os elementos desse relatório. Desse modo, você é capaz de detalhar informações como as naturezas das contas presentes no balancete, que podem ser contas credoras ou ainda devedoras, as movimentações que acontecem e o saldo de cada uma.

Também é importante considerar o tempo que quem vai elaborar o documento tem a disposição para fazê-lo. Caso não tenha um prazo muito longo, vale optar por criar um balancete mais simples com as principais informações.

3. Identifique ativos e passivos

Com os dois primeiros passos já efetivados é hora de identificar ativos e passivos presentes no balancete. Assim, para efetuar os lançamentos dessa categoria é preciso considerar a liquidez.

Nesse sentido, é importante lançar primeiro os valores em que se pode recuperar o dinheiro de modo mais rápido. No passivo, o lançamento deve ser realizado pelo prazo de pagamento. Assim, as obrigações que devem ser quitadas em um período mais curto devem aparecer antes no relatório.

4. Preencha a conta de resultados

Nessa etapa, é preciso incluir algumas informações nas contas de resultado. Esses dados devem relacionar as seguintes variáveis:

  • Receitas — qualquer entrada de recurso na corporação, seja ele fruto de vendas ou de qualquer outra fonte.
  • Custos — eles representam qualquer dispêndio realizado com base na atividade fim da organização, ou seja, custos como o de aquisição e fabricação, por exemplo. 
  • Despesas — representam os gastos que não estão associados diretamente com as atividades desenvolvidas na empresa. Tais valores englobam os custos com folha de pagamento, manutenção e demais gastos periféricos a atividade fim do negócio. 

5. Conte com soluções tecnológicas

O processo de transformação digital é uma realidade em diversos setores. No segmento contábil você pode contar com várias ferramentas digitais e outras soluções tecnológicas para executar atividades do cotidiano. 

O cálculo de um balancete pode parecer simples em exemplos hipotéticos vistos nos livros da faculdade, contudo, produzir tais documentos para uma verdadeira corporação pode ser um árduo trabalho. Isso se deve ao grande número de operações que precisam ser contabilizadas neste relatório.

Uma excelente maneira de produzir documentos contábeis com mais facilidade é por meio de softwares desenvolvidos exclusivamente para esse fim. Por meio deles é possível automatizar tarefas, evitar erros de digitação e ainda produzir relatórios mais completos e personalizados. 

Viu como é possível fazer um balancete contábil que atende a necessidade de seus clientes? Por meio desse recurso, a empresa consegue ter ainda mais controle sobre a saúde financeira do seu negócio. Assim, seu trabalho contribui diretamente para a performance e desempenho de seus contratantes e você consegue oferecer uma excelente assessoria contábil

Gostou do nosso artigo? Então continue acompanhando nossos conteúdos aqui no blog ou nas redes sociais!

Últimos posts ????

ebook-difal
banner-artigos-carga-tributaria-brasileira
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!