Gestão de pessoas

14 dicas para aumentar a produtividade dos seus funcionários

fortes-tecnologia-terceirizacao-contabil-como-ela-pode-alavancar-a-sua-empresa.jpeg
Escrito por Isabel Holanda
Atualizado em: 26/02/2019 Tempo estimado de leitura: 6 minutos

A busca por aumentar a produtividade é uma constante no universo corporativo e também já está presente na realidade de pequenas e médias empresas, independentemente do segmento de atuação, complexidade da operação ou do número de colaboradores.

Empresários e gestores reconhecem a necessidade de uma gestão com foco em produtividade para assegurar a competitividade dos negócios e as chances de crescimento no mercado.

Nesse sentido, ganham destaque as práticas relacionadas ao gerenciamento de processos e, em especial, à gestão de pessoas, uma vez que o capital humano é o verdadeiro diferencial para a conquista de um desempenho verdadeiramente expressivo.

Assim, são essenciais iniciativas direcionadas à construção de um ambiente de trabalho saudável e produtivo, ao desenvolvimento dos funcionários, à atração e retenção de talentos e também, a uma liderança próxima e efetiva.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

14 dicas para aumentar a produtividade dos seus funcionários

Conheça a seguir algumas destas práticas para melhorar a produtividade dos funcionários no trabalho.

1) Organize as rotinas e otimize os processos

Organização é fundamental na busca pela produtividade, assim, é preciso avaliar, padronizar e otimizar os processos internos, eliminando improvisos, desperdícios, falhas, atrasos, gargalos e tarefas que não agregam valor. Através de rotinas estruturadas, é possível conquistar também mais agilidade e eficiência no dia a dia.

2) Defina metas individuais e coletivas

A definição de metas individuais e coletivas faz parte da cultura da produtividade, mas para que haja engajamento e comprometimento é fundamental que os funcionários conheçam a estratégia da empresa, incluindo aspectos como posicionamento perante a concorrência, investimentos em outros nichos e desenvolvimento de novos produtos com a intenção de superar os obstáculos atuais e futuros.

Essa estratégia deve ser traduzida em objetivos corporativos que, por sua vez, precisam ser desdobrados em metas que envolvam  todos, de maneira a incentivar a participação, a colaboração e o senso de pertencimento.

3) Forneça recursos e soluções

Recursos e soluções têm sempre influência na performance das equipes, assim, é importante oferecer condições que possibilitem melhorar a produtividade, incluindo fatores como equipamentos atualizados e um layout ergonomicamente planejado.

Além disso, é fundamental contar também com a tecnologia para automatizar algumas tarefas, potencializar o capital humano e ainda garantir mais qualidade nas entregas. Nesse sentido, softwares de gestão, aplicativos e redes sociais colaborativas podem ser bastante úteis.

4) Invista em comunicação interna

A comunicação interna é determinante para a conquista da produtividade, por isso, cabe a empresa investir em um sistema inteligente, capaz de atingir todos os funcionários.

Para tanto, é importante criar canais eficientes como newsletters, e-mails, chats, reuniões gerenciais e até mesmo o tradicional mural de avisos.

Linguagem e conteúdo também precisam ser pensados, de modo que a mensagem seja compreendida claramente. E nesse contexto, é preciso lembrar da importância dos gestores, que também devem ser bons comunicadores.

5) Conheça a equipe

A baixa produtividade dos funcionários pode ter diversas causas, como por exemplo, problemas pessoais, questões de saúde, despreparo ou, ainda, falta de perspectivas profissionais dentro da empresa.

Por isso, é fundamental que o gestor conheça bem a sua equipe e, assim, seja capaz de ajudar, apoiar, qualificar e orientar quanto às  possibilidades de carreira. O diálogo honesto e uma gestão humanizada sempre beneficiam um bom  desempenho.

6) Planeje treinamentos com foco no perfil individual

Capacitação deve estar entre as prioridades de qualquer empresa, já que, para melhorar a produtividade no trabalho, é preciso contar também com ações que formem equipes competentes e atualizadas.

E para que o treinamento seja realmente efetivo, é importante analisar o perfil de todos os funcionários, de modo a elaborar um plano individualizado, visando expandir o potencial de cada membro da equipe.

7) Delegue e proponha desafios

A delegação de tarefas é necessária para o processo de desenvolvimento das equipes, sempre com base na experiência e na meritocracia. Cabe ao gestor propor novos desafios e dar o suporte necessário aos funcionários, para que haja aprendizado e crescimento profissional. Assim, a equipe se torna mais forte e completa, pronta para produzir mais e da melhor forma possível.

8) Cuide do ambiente de trabalho

Para melhorar a produtividade dos funcionários, é essencial cuidar da qualidade do ambiente de trabalho e, assim, alguns aspectos da gestão merecem especial atenção, como a existência de práticas de reconhecimento e valorização, políticas de remuneração atrativas, um bom plano de carreira, respeito às  diferenças, liderança imparcial, oportunidades de desenvolvimento e o incentivo à participação e à colaboração.

O gestor também deve resolver os problemas rapidamente, tomar decisões com coerência, evitar a procrastinação, administrar os conflitos internos e eliminar comportamentos nocivos, como discriminação ou assédio.

9) Realize reuniões gerenciais

As reuniões gerenciais servem para manter a equipe integrada e informada, por isso elas  são ferramentas importantes de gestão e comunicação. Para que tragam resultados ainda melhores, devem ser organizadas com antecedência, com uma agenda e horários bem definidos, evitando a perda de tempo e de foco.

Vale lembrar que as reuniões não devem ser unilaterais, abrindo espaço para a troca de ideias e opiniões, compartilhamento de conhecimento, alinhamento de expectativas e esclarecimento de dúvidas.

10) Forneça feedback  

O feedback é uma importante prática para a gestão de pessoas e não pode ser negligenciada. Conversas francas e estruturadas devem fazem parte do cotidiano dos gestores, visando sempre o amadurecimento dos funcionários.

O feedback é o momento para elogiar o bom desempenho, reconhecer o talento, mas também de corrigir posturas e indicar quais competências devem ser mais bem  trabalhadas.

11) Elimine as distrações

As distrações, comuns ao ambiente de trabalho, prejudicam muito a produtividade da equipe, assim, é interessante criar normas de conduta para questões como o acesso livre à internet, aplicativos e redes sociais, por exemplo.

Uma avaliação detalhada deve ser feita em relação ao tempo dedicado a assuntos pessoais, à quantidade de reuniões agendadas, períodos ao telefone e conversas paralelas, além de observar fatores estruturais como escritórios mal planejados e ambientes barulhentos.

12) Aposte em ações motivacionais e sistemas de recompensas

Ações motivacionais e sistemas de recompensas costumam ser eficientes para melhorar a produtividade dos funcionários no trabalho. A empresa pode apostar em premiações diferenciadas, conforme o cumprimento de metas individuais e coletivas. Bônus, presentes e até mesmo benefícios flexíveis, como descontos em academias, assessorias esportivas, livrarias e restaurantes, são boas alternativas.

13) Aperfeiçoe o potencial de liderança

O estilo e o potencial de liderança do gestor influenciam diretamente na produtividade dos funcionários, por isso, é fundamental aperfeiçoar algumas competências e habilidades específicas, como poder de negociação e persuasão, empatia, capacidade de escutar ativamente e equilíbrio emocional. Para tanto, é possível encontrar diversos cursos, além de coaching e mentoring.

14) Monitore o clima organizacional

As pesquisas de clima organizacional são úteis para as empresas, pois permitem uma avaliação mais exata sobre a assertividade das práticas de gestão adotadas. Com base nas respostas, é mais fácil identificar as falhas, corrigir os desvios e melhorar a produtividade e a satisfação dos funcionários no trabalho.

E quais são as suas dicas para melhorar a produtividade dos funcionários? Compartilhe conosco opiniões e sugestões!

 

Blog-Fortes-Tecnologia-calculo-de-custo-por-colaborador-facebook-linkedinPowered by Rock Convert

Sobre o autor

Isabel Holanda

Há mais 10 anos atuando na área de gestão de pessoas, atualmente, é gerente de conteúdo na Fortes Tecnologia. Graduada em Pedagogia pela UFC, com pós graduação em Gestão de Pessoas, Psicopedagogia e Life Coach pela Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC). Além disso, é palestrante de temas relacionados aos subsistemas de RH com foco em liderança e desenvolvimento de equipes.

Deixar comentário.

Compartilhar