Como calcular a margem de lucro de um produto ou serviço?

Como calcular a margem de lucro de um produto ou serviço?
7 minutos de leitura

É comum que muitos empreendedores tenham dúvidas sobre como calcular a margem de lucro de seus produtos ou serviços. Mas entender sobre este assunto é essencial para medir a rentabilidade da empresa. Quando um empreendedor não sabe fazer esse cálculo de forma correta, ele corre o risco de ter sérios prejuízos com seu negócio.

Por meio do cálculo da margem de lucro você consegue identificar os produtos ou serviços com maior e menor rentabilidade. Esse fator ajuda no processo de tomada de decisões importantes, como investir mais na produção de determinadas mercadorias ou suspender a oferta de serviços que não proporcionam um bom retorno para o negócio.

Neste post, vamos mostrar como fazer esse cálculo, mas, primeiro, vamos explicar o que é margem de lucro e qual a diferença entre os tipos existentes. Vamos lá?

O que é margem de lucro?

Chamamos de margem de lucro a porcentagem que sobra sobre uma venda depois que a empresa deduziu todos os custos para a produção e venda daquele produto ou serviço: despesas como juros, impostos, mão de obra, custos fixos como pagamento de aluguel, entre outras contas.

A margem de lucro é o que compõe o preço final de um produto ou serviço, quando todas as despesas necessárias para sua comercialização já foram embutidas. Ela tem várias classificações, como a bruta e a líquida.

Além disso, existem estratégias que podem ajudar uma empresa a melhorar a margem de lucro conquistada. Para isso, é importante compreender quais são os fatores que impactam esse indicador e o que pode ser feito para se destacar no mercado.

Qual a diferença entre os tipos de margem de lucro existentes?

Saber calcular a margem de lucro é importante, mas você também deve entender suas variações, que se dividem em três tipos: bruta, líquida e de contribuição. A seguir, vamos explicar a diferença entre elas.

Margem bruta

A margem bruta é o cálculo mais simples de se fazer para chegar ao valor que você está ganhando com as vendas de seu negócio. Nesse tipo de conta, só são levados em consideração os custos para a produção de uma mercadoria.

Nesse caso, não entram no cálculo custos com mão de obra, armazenamento, transporte e outras despesas. Entender sobre margem bruta é importante para que você consiga precificar corretamente seus produtos e serviços.

Margem líquida

A margem de lucro líquida mostra a rentabilidade real das vendas dos produtos e serviços de sua empresa. Para fazer esse cálculo, são deduzidas todas as despesas necessárias para a produção da mercadoria ou os custos envolvidos, como pagamentos de aluguel, água, luz, impostos, mão de obra, frete e outros gastos administrativos.

Margem de contribuição

A margem de contribuição é calculada deduzindo custos dos produtos e as despesas variáveis para, enfim, chegar a um valor.

Por exemplo: se sua empresa paga comissão sobre as vendas, é necessário calcular a comissão de cada vendedor para chegar a um valor final. Nesse caso, vale lembrar que os valores da gratificação são diferentes e isso deve ser levado em conta na hora do cálculo.

Como calcular a margem de lucro de seu negócio?

Enfim, chegamos ao ponto-chave de nosso artigo. Aqui, vamos explicar como calcular a margem de lucro de seu negócio. A fórmula para estimar a lucratividade da empresa é a seguinte:

Margem de Lucro = Lucro/Receita x 100 

O lucro é obtido depois da dedução de despesas como impostos, devoluções e abatimentos sobre o valor total das vendas. Vamos a um exemplo simples, para ilustrar melhor como o cálculo é feito.

receita anual de uma empresa é de R$ 2,4 milhões e seu lucro é de R$ 900 mil. Aplicando a fórmula, temos:

Margem de lucro = 900 mil/2,4 milhões x 100

Margem de lucro = 37,5%

Como calcular a margem de lucro bruta?

Para calcular a margem bruta, usamos a seguinte fórmula:

Margem Bruta = Receita – Deduções – Custos Diretos Variáveis x 100

Os custos variáveis se referem à matéria-prima para a confecção dos produtos. Nesse caso, quanto mais a empresa vende, maiores são os custos para a produção das mercadorias.

Vamos a um exemplo prático: você tem uma distribuidora e vende uma cesta de produtos a R$ 300,00. No entanto, você gastou R$ 150,00 para comprar a mercadoria. Nesse caso, a margem de lucro bruta é de R$ 150,00. Nesse caso, você obteve um lucro de 50%, mas isso não quer dizer que todo esse valor vai para o caixa da empresa, certo?

Como calcular a margem de lucro líquida?

Para calcular a margem líquida, utilizamos a seguinte fórmula:

Margem Líquida = Receita – Deduções – Custos Diretos Variáveis – Custos Indiretos x 100

Aqui entram todos os custos administrativos, como despesas com marketing, comercial e financeiro. 

Dessa forma, se sua empresa faturou R$ 200 mil no mês, mas teve custo de R$ 30 mil com aluguel, mais R$ 30 mil com folha de pagamento, mais 80 mil com pagamento de fornecedores, impostos, gastos administrativos e outras despesas, ao final sobram R$ 60 mil.

Então, os R$ 60 mil que sobraram são a margem de lucro líquida do seu negócio, referente àquele mês em questão.

Como calcular a margem de contribuição

Para fazer o cálculo, utilizamos a forma a seguir:

Margem de Contribuição = receita de vendas – gastos (custos variáveis + despesas variáveis)

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Nesse caso, ao diminuir os custos variáveis do valor bruto das vendas, você chega ao lucro de contribuição.

Quais fatores impactam a margem de lucro?

Entender quais são os fatores que impactam a margem de lucro de uma empresa vai permitir elaborar estratégias para encontrar soluções e melhorar os resultados. Explicamos alguns deles, a seguir. Confira!

Sazonalidade no mercado

O primeiro aspecto que podemos destacar que pode gerar impactos na margem de lucro é a sazonalidade. Ela refere-se a flutuações periódicas na demanda por produtos ou serviços ao longo do ano. 

É comum em muitos setores e pode ter um impacto significativo na margem de lucro das empresas. Por exemplo, em algumas épocas do ano é natural que as vendas caiam e, para não atrapalhar a lucratividade, é importante ter um bom planejamento.

Nesse sentido, é preciso conter as compras para reduzir os custos relacionados ao estoque, investir em promoções e eventos que chamem a atenção dos consumidores e melhorar o controle do fluxo de caixa.

Concorrência

O segundo aspecto que pode interferir nas margens de lucro de um negócio é a concorrência. Ela desempenha um papel importante na determinação da margem de lucro e deve ser considerada na hora de planejar as ações. 

Por exemplo, quando existem muitos concorrentes no mercado oferecendo produtos ou serviços similares, a pressão para reduzir os preços pode diminuir a margem de lucro. Nesse sentido, uma solução é tentar diferenciar os seus produtos dos que são oferecidos pelos concorrentes.

Ao conseguir se diferenciar dos concorrentes e oferecer valor único, é possível ter maior flexibilidade na definição de preços e manter uma margem de lucro mais alta. Além disso, buscar por mercados com poucos concorrentes também é uma opção.

Demanda

A demanda é outro fator que pode impactar a margem de lucro do seu negócio. Por exemplo, um negócio com uma solução que não resolve problemas dos consumidores pode acabar enfrentando dificuldades com relação a esse aspecto.

Caso não tenha demanda, não pode cobrar muito pelo produto. Consequentemente, supondo uma estrutura de custos bem inflexível, a margem de lucro tende a ser reduzida. Também é possível relacionar a demanda com os fatores anteriores.

Por exemplo, se a sua empresa está em um mercado com muitos concorrentes e não consegue se diferenciar, terá que disputar essa demanda. Isso é normalmente feito via preços. Portanto, encontrar maneiras de se diferenciar é crucial.

Eficiência operacional

Por fim, vale destacar a importância da eficiência operacional para maximizar as margens de lucro da empresa. Uma empresa que opera de forma eficiente, com processos otimizados, custos operacionais reduzidos e menor desperdício, consegue obter uma margem de lucro mais alta em comparação com outra menos eficaz.

Isso acontece porque uma companhia que otimizou os seus processos produtivos, consegue elevar suas margens por diversos canais. Por exemplo, a redução de custos pode acontecer na produção, na logística ou na contratação de mão de obra qualificada.

Quando os processos são otimizados e as operações são realizadas de maneira eficiente, a produtividade também aumenta. Isso significa que a empresa pode produzir mais bens ou prestar mais serviços no mesmo tempo, o que pode levar a um aumento na receita e na margem de lucro.

Como otimizar o cálculo da margem de lucro?

Fazer o controle das margens de lucro da empresa não é uma tarefa tão difícil, mas isso não deve ser feito de forma manual, pois você pode se perder durante os processos, principalmente quando há um volume muito grande de produtos e serviços.

Essa tarefa exige muita atenção. Por isso, é importante contar com sistemas de gestão financeira que fazem esse cálculo automaticamente e em tempo real. Basta inserir os valores da venda para que o sistema calcule os valores que sobraram e mostre a você qual seu lucro nos produtos e serviços comercializados por sua empresa.

Com isso, você consegue otimizar os seus cálculos, bem como encontrar oportunidades de se diferenciar e obter destaque no mercado. Consequentemente, a empresa consegue aumentar a lucratividade e manter a saúde financeira em dia.

Qual a importância de otimizar o cálculo de margem de lucro?

Ao conseguir otimizar o cálculo da margem de lucro, é possível alcançar diversos benefícios em sua empresa. A seguir, destacamos vários deles. Continue a leitura e confira, em detalhes!

Melhora a tomada de decisão

A partir do cálculo da margem de lucro de forma correta, as empresas conseguem entender melhor o panorama do negócio. Assim, podem pensar em estratégias para melhorar esse indicador e tomar decisões mais inteligentes.

Por exemplo, é possível desenvolver novos produtos, explorar novos mercados, avaliar a estrutura de custos para encontrar possibilidades de redução, traçar campanhas de marketing para se destacar e muitas outras práticas.

Ajuda na avaliação financeira

A margem de lucro é um indicador fundamental do desempenho financeiro de uma empresa. Ela reflete a eficiência operacional, a gestão de custos e a capacidade de gerar lucro.

Ao otimizar o cálculo da margem de lucro, as empresas podem monitorar de perto a saúde financeira do negócio, identificar tendências ao longo do tempo e comparar seu desempenho com o de concorrentes ou metas estabelecidas.

Otimiza a precificação

Um dos fatores que podem atrapalhar o desempenho da empresa e gerar impactos negativos nas finanças é a precificação. Colocar um preço distante dos concorrentes ou que não cubram os custos têm potencial de levar o negócio à falência.

É preciso ter uma margem de lucro adequada é essencial para cobrir custos operacionais, gerar retorno sobre o investimento e manter a sustentabilidade do negócio. E o cálculo correto vai ajudar a encontrar o preço adequado para manter a competitividade do negócio.

Garante uma boa gestão

Ao ter uma visão clara das margens de lucro em diferentes produtos, serviços ou linhas de negócio, as empresas podem identificar onde estão ocorrendo perdas ou onde podem ser implementadas melhorias para aumentar a lucratividade.

Assim, basta implementar ações estratégicas para melhorar a gestão de custos e alcançar mais clientes. Seja por meio de um bom marketing, seja com um gerenciamento de despesas eficaz, é possível melhorar esse indicador.

Quais as estratégias para aumentar a margem de lucro?

Existem estratégias que podem ser usadas na empresa que podem ajudar a se destacar no mercado e aumentar a margem de lucro. Aplicá-las é uma ótima forma de otimizar a saúde financeira e garantir sucesso no empreendimento. Você pode, por exemplo:

  • melhorar a gestão de custo, identificando gargalos e adotando medidas para acabar com eles;
  • elaborar estratégias de marketing que permitam a diferenciação de mercado e, consequentemente, o aumento de preços;
  • investir em táticas como cross-sell e upsell para aumentar o ticket médio dos clientes;
  • incorporar programas de fidelização para não perder os clientes para as empresas concorrentes;
  • expandir a empresa para novos mercados que permitam uma precificação mais elevada;
  • contar com um sistema contábil para identificar oportunidades para melhorar a eficiência do negócio.

Viu como calcular margem de lucro de seus produtos e serviços não é tão difícil? Mas é preciso entender como fazer essas contas para saber se sua empresa está tendo a rentabilidade necessária para se manter competitiva no mercado.

Agora que você já sabe como calcular a margem de lucro de seus produtos e serviços, está na hora de conhecer opções de software de gestão financeira!

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