10 Benefícios de um sistema gestão financeira: saiba como lucrar mais!

10 Benefícios de um sistema gestão financeira: saiba como lucrar mais!
3 minutos de leitura

No meio empresarial não há muita margem para erros ou problemas que atrapalham o desenvolvimento e a produtividade da empresa. Por isso, é importante saber os benefícios de um sistema de gestão financeira e como o uso dessa ferramenta pode transformar a realidade do seu negócio. 

Além de automatizar os processos do seu negócio e aumentar a segurança do armazenamento de informações, existem muitos outros benefícios que um ERP (Enterprise Resource Planning ou Planejamento dos Recursos da Empresa) de gestão financeira pode oferecer para a sua empresa. Confira!

10 benefícios de um sistema de gestão financeira

1) Reduz seus custos operacionais

A aquisição de um software de gestão financeira é um investimento. Visto que, a médio prazo é possível recuperar o seu dinheiro através das economias que a ferramenta proporciona.

Diversos custos que integram o orçamento da empresa podem ser reduzidos ou até mesmo eliminados. Por exemplo: despesas com impressão (tinta, papel e energia) de documentos, horas adicionais de funcionários, entre muitas outras despesas.

2) Otimiza o seu controle financeiro

É possível otimizar o controle financeiro da empresa, pois um software de gestão financeira permite que as contas a pagar e a receber da empresa sejam organizadas de forma minuciosa, como por data, prioridade, categoria, fornecedor, cliente, etc.

Além disso, você nunca mais perderá o prazo de pagamento ou recebimento, pois o sistema envia notificações ao usuário.

3) Aumenta a produtividade de sua empresa

O software de gestão financeira permite que outros departamentos da empresa sejam integrados ao mesmo sistema. Consequentemente a produtividade é elevada de forma significativa e evitando a divergência de informações entre setores.

4) Otimiza os processos

Os processos relacionados às finanças e à contabilidade de sua empresa se tornam mais ágéis e precisos quando automatizados através de um ERP de controle financeiro.

Além disso, processos que eram realizados em planilhas ou de forma manual podem ser centralizados no sistema, o que torna o processo mais seguro e eficiente. Consequentemente também reduz erros e diminui consideravelmente o retrabalho. 

5) Oferece mais segurança contra falha humana

Grande parte dos problemas administrativos são causados por falha humana. No entanto, o grande diferencial no uso de um sistema de gestão financeira é que informações erradas não podem ser registradas no sistema. Além disso, o software irá avisar caso haja algum equívoco.

6) Mais segurança no armazenamento de dados

Armazenar os dados financeiros de sua empresa em mídias físicas como CDs, pen drives, documentos impressos ou HD pode ser perigoso, já que basta uma falha no sistema ou uma pequena avaria para que informações valiosas para a sua empresa sejam perdidas em questão de segundos.

O ERP de gestão e controle financeiro pode armazenar todos os seus dados em um sistema de computação em nuvem que pode ser acessado remotamente.

7) Eficiência no controle de estoque

Fazer o controle de estoque de sua empresa através de planilhas do Excel pode ser muito trabalhoso, oferece riscos de falha humana e imprecisão.

A princípio, um ERP de gestão financeira permite que o seu estoque seja integrado ao sistema e atualizado em tempo real à medida que cada produto é vendido.

8) Precisão na hora de detectar falhas

Como dissemos acima, falhas humanas são um dos principais fatores internos que podem comprometer uma operação comercial, mas infelizmente elas têm que ser consideradas em seu planejamento estratégico, afinal, todos estamos sujeitos a cometer falhas.

Entretanto, um sistema de gestão financeira permite que as falhas sejam detectadas de forma mais precisa, evitando que a operação sofra danos irreversíveis.

9) Mais detalhamento no acesso às informações

O sistema de planejamento financeiro permite que você tenha acesso a informações detalhadas sobre o seu negócio, o que permite que se saiba exatamente qual a situação real da empresa.

Além disso, é possível ter acesso a relatórios que mostram o desempenho financeiro mensal, semestral ou anual do seu empreendimento.

10) Auxílio na tomada de decisões estratégicas

Relatórios de desempenho possuem uma participação determinante na hora de tomar decisões estratégicas para a sua empresa. Contudo, através de um software de gestão financeira eficiente é possível ter acesso aos resultados que o seu negócio está apresentando em qualquer momento.

Também é possível analisar o seu faturamento, quais produtos estão vendendo menos ou mais, quais despesas estão pesando mais no orçamento da empresa, entre muitas outras informações.

Você já utiliza um software de gestão financeira em sua empresa? Deixe o seu comentário contando a sua experiência!

Super Kit Financeiro
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!