Ao trabalhar com técnicas de marketing, sempre buscamos entender como a mente humana funciona e usar esse conhecimento a favor do seu produto. Essa é a premissa básica do trabalho com gatilhos mentais para a venda de infoprodutos.
Os infoprodutos na contabilidade vão de mentoria de carreira à cursos que ensinam como utilizar um sistema contábil para o envio de obrigações. E com a internet cada vez mais acessível para todos, esses produtos e serviços online só aumentam, intensificando assim a concorrência no mercado.
Portanto, para se destacar dos concorrentes é essencial entender a importância dos gatilhos mentais e como eles feitos.
Os gatilhos mentais são tipos de discursos que podem ser adotados em suas mensagens de marketing para apelar para determinadas emoções das pessoas e obter reações específicas delas. Existem diversos tipos de gatilhos mentais, então você pode escolher aqueles que melhor se encaixam às suas necessidades e a sua estratégia de venda dos infoprodutos.
Com mercados cada vez mais exigentes, a procura por infoprodutos — como cursos online — tende a aumentar mais e mais conforme as pessoas buscam se especializar em diversas áreas. Tamanha concorrência pode fazer com que você tenha que adotar o uso de algumas táticas para garantir que os seus anúncios ganhem a atenção do seu público.
Confira algumas ideias de infoprodutos que podem ser desenvolvidos por profissionais de contabilidade:
Agora que você já entendeu o que são gatilhos mentais e infoprodutos, confira alguns tipos de gatilhos mentais essenciais para sua estratégia de atração de novos clientes.
Aplique cada um deles na hora de vender o infoproduto e tenha bons retornos dos seu projeto.
As pessoas gostam de experimentar novidades, daquela sensação de serem as primeiras a ver ou ter contato com algo. Esse sentimento de pioneirismo é o que move o gatilho mental da novidade, que pode trazer muitos benefícios para os resultados dos seus infoprodutos.
Apenas anunciar que um infoproduto é novo já serve como um impulso para a relevância do seu anúncio. Isso tem uma explicação biológica, já que quando temos contato com algo novo, o sistema neurológico libera dopamina, o neurotransmissor responsável pelo prazer.
Para que a tal novidade cause um impacto significativo, certifique-se de especificar quais benefícios ela traz em relação à versão anterior. Por exemplo, por que um novo curso é superior ao antigo?
As histórias são recursos bastante eficazes na conexão de pessoas. Ter contato com uma boa história pode fazer com que o seu público se identifique mais com o seu infoproduto e as suas chances de sucesso aumentem. Esse gatilho mental também é conhecido como jornada do herói.
É por conta da força do gatilho mental de história que você provavelmente já viu vários anúncios que criam um enredo trazendo uma personagem em busca de um objetivo. A audiência tende a se enxergar nele, aumentando o potencial de identificação com o produto anunciado.
É isso que você pode fazer para alavancar o sucesso dos seus infoprodutos. Invista em histórias, fictícias ou reais, para chamar a atenção das pessoas e conquistar a preferência delas.
Você já sentiu a tentação por uma compra aumentar ao descobrir que se trata de uma edição limitada de um produto ou um evento com um número pequeno de lotação máxima? Esse é o resultado do gatilho mental da escassez.
Esse gatilho mental ajuda na venda de infoprodutos ao dar a impressão de que se trata de uma oferta bastante limitada. Ou seja, a tendência é que o público sinta que, se não aproveitá-la logo, as unidades disponíveis estarão esgotadas.
Além de contar com respostas mais rápidas, esse gatilho mental também pode fazer com que as pessoas se sintam motivadas a pagar mais por um item. A visibilidade dessa escassez pode ser ampliada a partir de compartilhamentos e viralização nas redes sociais e demais canais digitais.
Uma oferta por tempo limitado costuma atrair bastante a atenção das pessoas com temor de deixarem ela passar até quando for tarde demais. É possível conquistar a atenção e a preferência desse público ao deixar claro o tempo de duração da sua oferta.
O gatilho mental de urgência incita sentimentos semelhantes ao de escassez. No entanto, seu apelo principal envolve o tempo se esgotando em vez de um estoque. Você pode, por exemplo, colocar um contador de tempo marcando a duração de uma oferta.
Datas especiais com apelo comercial, como a Black Friday, costumam ser naturalmente baseadas no gatilho mental da urgência. Afinal, assim que o período delas passar, as ofertas terminam. Ou seja, experimente voltar a sua atenção para o calendário para buscar oportunidades vantajosas.
A eficácia dos gatilhos mentais depende muito do quanto você conhece o perfil do seu público-alvo para ter sucesso. Um dos exemplos que você pode aplicar ao vender infoprodutos é o de evitar a dor, que tem relação direta com as particularidades da sua audiência.
Isso significa mostrar o quanto o seu produto pode ajudar o seu potencial cliente a se livrar de uma dor que ele vem sofrendo, que tem relação com as necessidades principais deles. Por exemplo, alguém que está com dificuldades para se recolocar no mercado de trabalho pode solucionar essa dor ao contratar o seu infoproduto.
Esse gatilho mental também pode ser usado para apontar possíveis prejuízos que seu cliente pode sofrer se não aproveitar a sua oferta. Por exemplo, dizer que ele poderá perder dinheiro se não se qualificar a tempo usando seu infoproduto.
As pessoas tendem a preferir fazer negócio com quem expressa credibilidade a elas e isso provavelmente também se aplica a você. Todos temos aqueles que consideramos autoridades em vários segmentos, um posto que ocuparam após tempo e esforço associados ao trabalho que realizam.
No segmento de infoprodutos, o gatilho mental da autoridade pode ser altamente eficaz porque estamos falando de venda de conhecimento e de informação. É fundamental que você tenha meios para deixar clara a autoridade do seu produto, como ele é relevante para o mercado e influente nos círculos certos.
Isso também vale para aproveitar a autoridade de quem usa o seu infoproduto e qualificá-lo ainda mais. Você pode trazer exemplos de pessoas de renome que aprovam o que você está vendendo, o que será altamente benéfico para os seus resultados.
Aprender quais são os melhores gatilhos mentais para a venda de infoprodutos é apenas o primeiro passo do seu trabalho. Ao definir as melhores escolhas para as características do seu público-alvo e o tipo de entrega oferecida, chega a hora de traçar estratégias que façam sentido e de monitorar os resultados delas. Lembre-se da importância de renovar a sua abordagem conforme o passar do tempo.
Conheça mais formas de trazer sucesso à sua estratégia de promoção de infoprodutos.
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