Criar uma boa consultoria de contabilidade é fundamental para diversificar os serviços oferecidos por sua empresa e contribuir com a geração de valor para os clientes. Desse modo, há diversos benefícios envolvidos com a implementação desse novo recurso no seu negócio.
Muitos empreendedores conhecem em detalhes a sua corporação, mas não compreendem algumas particularidades da área contábil, que são triviais para quem já atua nesse setor. Isso significa que há muito espaço para um contabilista otimizar a gestão de custos, criar uma precificação adequada e auxiliar os clientes no desenvolvimento dos seus negócios.
Se você quer saber como criar uma consultoria contábil de sucesso, continue a leitura e confira nossas recomendações.
Você já deve ter ouvido que a diversificação é a chave para a minimização dos riscos. Apesar de ser um conceito proveniente do mercado financeiro, essa ideia também faz sentido no meio empresarial e no mercado de prestação de serviços.
Isso significa que quanto mais atividades seu escritório contábil oferece, menor é a probabilidade de ficar sem trabalho ou de funcionar abaixo da sua capacidade de atendimento.
Por isso, é importante incluir novos serviços e produtos no seu portfólio, a fim de diversificar as possibilidades de serviço. Entre essas opções, a consultoria é uma excelente escolha, pois não exige nenhum aprendizado ou qualificação fora do escopo de um contabilista. A ideia, nesse caso, é utilizar seus conhecimentos de maneira estratégica em favor das empresas de seus clientes.
Entender quais são as melhores dicas na intenção de fazer uma boa consultoria contábil pode lhe ajudar a agregar valor ao cliente e conseguir bons retornos com esse tipo de serviço. Pensando em auxiliar você nessa etapa, separamos várias boas práticas para quem quer começar nesse ramo. Confira cada uma delas.
O primeiro passo rumo a uma consultoria contábil de sucesso é estabelecer quais são os serviços que serão oferecidos aos potenciais clientes. Por meio dessa definição, você obtém mais clareza sobre os processos possíveis e pode estipular estratégias que ajudem a agregar valor ao que está ofertando.
No ramo contábil, existem diferentes possibilidades para quem quer oferecer consultoria. Entre as principais, destacamos:
Vale a pena identificar quais são as suas aptidões e da equipe para estabelecer quais são as melhores oportunidades. Assim, é possível aproveitar todo o potencial que esse mercado oferece para maximizar seus lucros.
Com a intenção de ter sucesso no ramo de consultoria contábil, é importante ter propostas claras para encantar os consumidores e conseguir bons resultados. Para isso, a primeira etapa que apresentamos precisa estar concretizada.
Após, você consegue definir os processos que serão implementados para completar o serviço, além de mostrar aos potenciais clientes como seus serviços podem ajudá-los a sair de um ponto A para um B que representa melhora.
Por exemplo, suponha que você optou por prestar serviços na área tributária. Na sua proposta, é importante explicar o que será feito no planejamento dos impostos e como isso vai melhorar essa parte da empresa. Dessa forma, há a possibilidade de oferecer valor agregado ao serviço prestado e fechar mais contratos.
Após definir serviços e entender como deixar sua proposta simples e clara, o próximo passo é estabelecer como você mostrará ao seu cliente os resultados obtidos por meio de seus serviços. Dessa maneira, é importante compreender quais indicadores contábeis são importantes e deixar claro que as mudanças que seus serviços proporcionaram ajudaram a empresa a melhorar o seu faturamento.
Por exemplo, se optar por consultoria na gestão financeira, é possível recorrer a KPIs de finanças para demonstrar a evolução obtida a partir das soluções que você indicou. Seja por meio de redução nos custos, seja por meio aumento da margem de contribuição ou qualquer outro aspecto, é necessário provar que o valor pago foi justo.
Assim, é mais fácil deixar o cliente satisfeito e obter boas avaliações no intuito de conquistar mais clientes. Nesse sentido, vale recorrer a ferramentas que auxiliem com tal processo, como os softwares contábeis e financeiros.
No segmento de serviços, um passo importante para manter os clientes satisfeitos e a agenda cheia é gerar valor e superar as expectativas de quem contratou seus serviços. Para isso, o básico precisa ser feito.
Por exemplo, se você prometeu entregar relatórios em um determinado dia, trabalhe para não ter atrasos. Além disso, tenha atitudes que agreguem valor e mostre que você está disposto a ajudar o negócio daquele cliente.
Com isso, fica mais fácil deixá-lo satisfeito e conseguir indicações com a intenção aumentar a quantidade de consultorias contratadas. Além disso, contar com a tecnologia pode ser uma ótima opção para sua empresa.
Ao contar com um excelente sistema contábil, você tem acesso a diversos relatórios, documentos, indicadores e demais dados relevantes para o processo de tomada de decisão. Isso significa que sua consultoria ganha mais embasamento em suas sugestões e há maior geração de valor para o cliente.
Além disso, por meio de um sistema completo e alimentado em tempo real, você consegue orientar os clientes de maneira decisiva e alinhada com o momento atual que a corporação está enfrentando. Isso faz com que o empreendedor consiga se adaptar às variações de mercado de maneira eficiente e benéfica para o negócio.
Viu como é possível desenvolver uma excelente consultoria de contabilidade? Com alguns cuidados é possível diversificar suas atividades e trazer mais valor para as pessoas que já confiam em seu negócio. Assim, há benefícios tanto para o escritório quanto para os clientes, que têm acesso a informações ricas para o processo de tomada de decisão.
Que tal contar com os recursos da Fortes para otimizar sua consultoria? Então entre em contato conosco e entenda quais soluções estão alinhadas aos seus objetivos!
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