O ativo que faz a diferença, influência e gera prestígio para as organizações são as pessoas, o seu time. Cuidar bem e investir na equipe constitui o fator mais relevante para o sucesso do negócio.
Sabe-se ainda que a busca pelo entendimento do mercado e do negócio é uma constante na rotina dos empresários. Afinal, gerir uma empresa é uma tarefa bem complexa e que gera várias dúvidas, por exemplo: como investir em treinamentos para os funcionários impacta no crescimento do empreendimento? Como as áreas da companhia interagem? Como a organização se relaciona com o ambiente externo?
Você também tem essas dúvidas? Então, é preciso otimizar o capital intelectual no seu empreendimento! Continue a leitura e aprenda o que é esse conceito, sua importância para empresas e como é possível potencializá-lo!
Esta é uma expressão muito usada na atualidade quando tratamos de identificar os pontos positivos de uma organização, sobretudo vinculados a pessoas que a compõem. De forma resumida, capital intelectual é o conjunto de conhecimentos, informações e experiências adquiridos pela empresa. Ele também pode ser entendido como o talento e a capacidade que a companhia tem para sobreviver e crescer.
O capital intelectual é visto como um sistema e pode ser dividido nas seguintes categorias:
A gestão do conhecimento e, consequentemente, a gestão do capital intelectual da empresa estão diretamente ligadas ao aumento da produtividade, à capacidade de um negócio gerar o retorno desejado e se manter no mercado de forma sustentável.
Além disso, o capital intelectual se transformou no grande ativo e a base principal para a valorização e avaliação das companhias perante o mercado. Um exemplo é o impacto positivo que a sua gestão tem nas ações de empresas de capital aberto. Dito isso, é fácil entender sua importância no ambiente empresarial e em qualquer tipo de entidade.
Entretanto, gerir e potencializar o capital intelectual pode se revelar mais complexo do que parece. Confira abaixo algumas sugestões para facilitar essa tarefa!
Agora que você já sabe a importância de investir na potencialização do seu capital intelectual e que isso impacta diretamente na produtividade, listamos a seguir algumas dicas para conseguir promover essa ação na sua empresa.
A gestão de conhecimentos da empresa é muito importante para o capital intelectual. Todavia, é necessário, também, investir na busca por novos conhecimentos! Para o desenvolvimento dos funcionários e para que a companhia tenha as últimas ferramentas e tecnologias do mercado, você precisa estar antenado às tendências do setor e trazê-las para seu negócio.
Lembre-se de que obter novas informações e conhecimentos para seu empreendimento será essencial para potencializar o capital intelectual!
Entregar demandas aos seus clientes no prazo certo e com qualidade prometida é a principal forma de manter a satisfação dos clientes e aumentar a credibilidade da marca. Por meio da estruturação adequada dos processos, você consegue com mais agilidade alcançar esse objetivo!
Essa é uma parte essencial para potencializar o capital estrutural da sua empresa. Com o monitoramento dos processos e a reestruturações de pontos deficitários, você garante o funcionamento da companhia e adéqua as tarefas internas às novas necessidades do mercado.
Outro passo para potencializar o capital intelectual da sua empresa é investindo na formação dos funcionários e promovendo o acesso à informação. Forneça treinamentos e incentive a leitura sobre novas tecnologias e novidades do mercado. Avalie também as vantagens dos cursos à distância — eles são uma ótima solução para capacitar sua equipe de forma flexível!
Contar com funcionários capacitados ajudará sua empresa a melhorar os processos internos, ter um melhor relacionamento com o cliente e a responder rapidamente às ações do concorrente, ou seja, na gestão do capital intelectual.
A boa comunicação interna é um dos fatores que gera mais valor, permitindo dentre outros pontos positivos, que cada membro da equipe identifique o seu propósito dentro da empresa e a importância do adequado desempenho das suas atividades para o sucesso de toda a organização.
O conhecimento e sua aplicação sincronizada na empresa é um componente essencial do capital intelectual da empresa, portanto a conscientização dos funcionários e a transmissão de informações devem fazer parte do dia a dia empresarial. Ademais, com uma comunicação eficaz e com a sistematização dos processos, os empresários podem assegurar que se algum colaborador mais estratégico sair da companhia, isso não trará de imediato grandes prejuízos, podendo ser substituído com mais tranquilidade.
O capital intelectual pode ser considerado como a identidade da empresa. Os conhecimentos dos funcionários e parceiros, as experiências da companhia, a integração à economia e o relacionamento com o cliente, são alguns elementos que fazem parte dessa identidade. Portanto, investir e potencializar o capital intelectual é essencial para criar uma vantagem diferenciada e aumentar as chances de o negócio crescer.