Gestão contábil

7 dicas práticas de marketing para escritórios de contabilidade

esforco-e-recompensa-como
Escrito por Eliane César
Atualizado em: 08/02/2019 Tempo estimado de leitura: 6 minutos

O marketing para escritório de contabilidade tem sido uma das ações primordiais atualmente. Empresas de todos os segmentos e tamanhos precisam do trabalho de um contador, assim como milhares de pessoas que poderiam ter um maior controle financeiro se contassem com o auxílio desse profissional.

Mas de nada adianta ser um excelente contador e ter tantas oportunidades disponíveis se as pessoas não te conhecem, não é verdade?

É por isso que o Marketing para escritórios de contabilidade é tão importante. Por meio dele, você faz com que seu escritório seja conhecido, amplia sua rede de contatos, aumenta sua carteira de clientes e faz seu negócio crescer.

É isso o que você está procurando? Então, chegou ao lugar certo! Confira estas dicas:

Marque sua presença digital

Se você ainda não tem uma presença forte na Internet, é hora de pensar seriamente nisso. As pessoas estão conectadas praticamente o tempo todo e, quando precisam de qualquer tipo de serviço, buscam as melhores opções na Internet. Por quê?

Porque se trata de um espaço de fácil acesso à informação, onde as pessoas estão constantemente comentando sobre produtos e serviços, compartilhando experiências, fornecendo conhecimento qualificado para ajudar outras pessoas que estão passando pela mesma situação.

Um bom posicionamento online é, hoje em dia, uma das melhores maneiras de você mostrar para o mundo os serviços do seu escritório de contabilidade, contando sempre com a confiança e com o bom relacionamento dos seus clientes atuais para certificar a qualidade do seu trabalho. E como fazer Marketing Digital para escritórios de contabilidade?

Com um marketing contábil bem aplicado é possível estabelecer um planejamento estratégico  para o seu escritório contábil. Entender o cliente ideal é fundamental para que possa atrair grandes, médias e pequenas empresas da forma inteligente com um marketing e vendas para contabilidade alinhados.

Site

Comece pelo básico: crie um site para o seu escritório. O site é a vitrine dos seus serviços, o lugar no qual você vai comunicar o que sua equipe é capaz de fazer e que tipo de soluções pode oferecer.

Tenha muito cuidado com o design e a arquitetura da informação para tornar a experiência dos visitantes o mais agradável e fácil possível. Prefira uma plataforma responsiva (desktop e mobile) e que permita customizações para que você tenha um site que é a cara do seu escritório de contabilidade.

E o seu site está mesmo atraindo novos clientes? Ele está entre as primeiras posições dos sites de pesquisa? Quer saber se seu site está atraente e sem erros, faça agora nossa auditoria gratuita e descubra como está a saúde do seu site.

Blog

Você, mais do que qualquer outra pessoa, já deve saber da importância da sua profissão e o tanto de problemas que um contador pode evitar para seus clientes. Mas nem sempre seus potenciais clientes sabem disso — então, você precisa contar a eles.

Contar a eles significa criar conteúdo que ajude as pessoas a entenderem a profissão do contador, o que esse profissional faz e como ele pode ajudar no dia a dia de uma empresa. Compartilhando este conteúdo em um blog, você aumenta a visibilidade do seu escritório de contabilidade e atrai pessoas interessadas nos seus serviços.

Redes sociais

Seu conteúdo de qualidade não pode ficar escondido entre tanta coisa que existe na Internet, não é verdade? Você deve, então, participar ativamente das redes sociais nas quais o seu potencial de captação de cliente é maior — como LinkedIn e Facebook, por exemplo — e criar interação com as pessoas, mostrando que você é referência no assunto.

Conforme as pessoas se interessem pelo que você tem a dizer, visitarão seu blog, seu site, e construirão uma relação de confiança. Quando a necessidade falar mais alto, você será o primeiro a ser lembrado, ou seja, ganhará mais um cliente.

E-mail marketing

O e-mail marketing serve tanto para manter um bom relacionamento com potenciais clientes quando com os atuais clientes, enviando informações importantes para eles.

Relaciona-se frequentemente com essas pessoas — sejam elas leads ou clientes — traz mais oportunidades de negócios, pois você está constantemente alertando sobre as obrigações fiscais e contábeis, enviando dados de interesse de cada cliente e educando-os sobre as oportunidades e desafios do mercado.

Marque presença na sua região

Marketing para escritórios de contabilidade não é apenas Marketing Digital. Você sabe muito bem o quanto vale a recomendação de um cliente, a entrega de um cartão de visitas para um gerente de uma empresa e um bom relacionamento com seus vizinhos e amigos. Então, não deixe de investir nestas estratégias:

Participação em eventos

Muitas vezes temos preguiça de participar de eventos, mas a verdade é que eles são ótimos para ampliar sua rede de contatos. E networking é algo que não pode faltar para um escritório de contabilidade.

Em cada evento que você participar, seja como ouvinte, palestrante ou expositor, tenha sempre em mãos seu cartão de visitas e entregue-o para o máximo de pessoas com as quais você falar. Só não vale tratar seu cartão de visitas como folder e distribuir aleatoriamente.

Mantenha uma conversa prévia com cada pessoa e peça o cartão de visitas dela para que você possa entrar em contato. Assim você estará alimentando sua lista de leads para o e-mail e outras ações de marketing.

Anúncios em revistas especializadas

As revistas especializadas são boas fontes de clientes e ótimos instrumentos de Marketing para escritórios de contabilidade. Divulgando seu escritório, você terá a amplitude que precisa para fazer com que as pessoas conheçam seu trabalho e a segmentação necessária para ir direto ao ponto, isto é, chegar nos clientes que você quer conquistar.

Procure por revistas bem-conceituadas e que tenham uma tiragem alta, sendo distribuídas para o seu público-alvo. Certifique-se de que seu anúncio ficará visível para as pessoas e que mensagem sobre sua empresa ou serviço esteja adequada, incentivando seus potenciais clientes a entrarem em contato.

Conte com a recomendação

Mais do que nunca, as pessoas estão atentas a bons comentários sobre produtos e serviços. Quando um escritório de contabilidade é recomendado por alguém de confiança, dificilmente a pessoa buscará outra opção.

Nesse sentido, conte com sua base aliada, isto é, amigos, familiares e ex-companheiros de trabalho para recomendarem seus serviços. Ofereça uma contrapartida para que as pessoas façam essa divulgação, como um desconto nos serviços prestados para os divulgadores que atraírem outros clientes.

Você também pode criar um programa de fidelidade e assim valorizar os clientes atuais, incentivando-os a recomendarem seu escritório para outras pessoas.

Para fazer Marketing para escritórios de contabilidade, você só precisa conhecer seu público-alvo e desenvolver estratégias que permitam um relacionamento maior com essas pessoas, esclarecendo como os seus serviços podem ajudá-las.

Ficou com alguma dúvida em relação a alguma das dicas que demos? Quer implementar outra estratégia de Marketing para escritórios de contabilidade, mas não sabe muito bem como fazer? Deixe seu comentário e compartilhe as suas questões conosco! Ficaremos felizes em poder ajudá-lo!

Fortes tecnologia consultor contadorPowered by Rock Convert

Sobre o autor

Eliane César

Gerente de Produto nas áreas Fiscal, Contábil e Patrimônio na Fortes Tecnologia. Contadora. Especialista em Gestão e Planejamento Tributário pela Faculdade 7 de setembro. Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade Piauiense. Representante da Fortes Tecnologia no Grupo de Trabalho Piloto do projeto SPED. Membro da Comissão Técnica do SPED do CRC/CE.

Deixar comentário.

Compartilhar