Gestão financeira

Estratégia empresarial: 7 erros de marketing que sua empresa não pode cometer

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Escrito por Élida Almeida

Para se ter sucesso na empresa, seja ela corporativa ou contábil, sabe-se que há diversas medidas que precisam ser implementadas e executadas com bastante planejamento. A estratégia empresarial é essencial para que possa ser posto em prática tudo que ficou alinhado dentro do planejamento estratégico.

Há várias estratégias que podemos elencar, como: ações para se ter sucesso com seu cliente, fazer um planejamento orçamentário de sucesso, aumentar a produtividade do seu negócio ou como gerenciar os recursos financeiros da sua empresa. Todas elas são muito importantes, mas há uma que não se pode esquecer ou negligenciar: a estratégia empresarial de marketing.

O marketing dentro de uma empresa, atualmente, ajuda não só em suas vendas, como também na construção e manutenção da sua marca no mercado. Duas coisas que vejo como muito importantes se quiser ter sucesso de vendas e uma boa experiência com seu cliente.

Para isso, nada melhor do que sabermos quais os erros mais frequentes que se cometem em algumas empresas e ficarmos de olho – tanto para não fazermos, como para que não seja praticado dentro do seu negócio. Então, veja os  7 erros de marketing que sua empresa não pode cometer:

1) “Como saber o que fazer se não sei o que está acontecendo ‘lá fora’?”

Você deve estudar seu mercado de atuação, quais as oportunidades, ameaças, forças e fraquezas que são encontrados nele, certo? Tudo bem! Porém, é preciso conhecer e pesquisar a fundo para se ter uma boa vantagem competitiva, percebendo o que está ou não está sendo feito pelos concorrentes. 

Além disso, é muito importante que expanda seus conhecimentos em outras áreas, como a de marketing, por exemplo. 

Procure cursos, pesquisas e novas tendências praticadas pelo marketing das empresas e, assim, consiga obter informações suficientes que vão te ajudar na hora de tomar qualquer decisão. Outra dica muito boa também: viaje! Conheça novas culturas, experiências e processos.

2) “É necessário mesmo planejar?”

O planejamento não é só colocar as ideias no papel. É, principalmente, focar no plano de ação que pode ser feito para por tudo que pensou em prática. Planejar significa traçar objetivos e escolher qual o melhor caminho a seguir.

Com um planejamento estratégico bem definido,  pode-se otimizar seus resultados e chegar no objetivo de forma mais focada, rápida e segura.

Atualmente, as empresas devem ter uma gestão estratégica para que possa tomar decisões a curto e longo prazo. Ou seja, ter um planejamento estratégico bem definido, disseminado com objetivos factíveis que possam alcançá-los

3) “As redes sociais não são usadas apenas para empresas grandes?”

Se a sua empresa não está presente na internet, pelo menos com perfis nas principais redes sociais, ela não será lembrada.

A maioria dos seus clientes estão na internet, inclusive, atualmente, acompanhamos várias discussões sobre marcas e produtos. Se a sua empresa ficar fora desse movimento vai perder grandes oportunidades.

Além de perder novos consumidores, você estará se distanciando dos seus clientes, pois através da rede é possível ouvir e saber o que eles estão pensando, e assim encontrar pontos que te possibilitem melhorar o seu negócio para atender a necessidade deles.

4) “Mas a minha marca nem é tão grande e relevante assim.”

Os seus clientes e colaboradores precisam ter clareza em relação a imagem da sua empresa, pois a marca é o que simboliza o seu negócio.

Ter em mente quais são os principais atributos que sua empresa precisa passar para o público alvo e poder transmitir isso através da sua marca, faz parte de um processo fundamental para o sucesso do seu negócio. Isso se chama posicionamento, que significa como você quer ser percebido pelo seu cliente. Então, se quer ter um bom posicionamento cuide da sua marca.

5) “Preciso de cliente. Então, vamos falar do jeito que der!”

De nada adianta você fazer uma comunicação perfeita se na hora de atender o seu cliente você não faz o seu melhor. É fundamental trabalhar um bom atendimento na sua empresa e é isso que vai fazer toda a diferença para o seu negócio.

Então, anota ai! Tratar bem os seus clientes e saber de fato qual o problema que ele quer resolver contratando o seu produto ou serviço é essencial.

Faça o seu cliente se sentir acolhido e ter a certeza que sua empresa quer o melhor para ele, garantindo a melhor experiência.

6) “Se eu tenho os dados do meu cliente,  já os conheço o suficiente.”

O consumidor muda de opiniões e necessidades constantemente. Dessa forma, oriento a não ficarem reféns de dados colhidos no passado.

Faça algumas ações que vão além do preenchimento correto de um cadastro, como monitorar o seu comportamento fora da empresa, os produtos que costumam consumir e quais atividades eles investem mais tempo. Pode parecer irrelevante, mas esses dados podem te ajudar muito na hora de conversar com ele.

Afinal, como você pode oferecer o melhor para ele se não o conhece? Impossível, não é mesmo?

7) “Sei que precisamos de meta, mas como faço para definí-las?”

Somente assim sua empresa será mais produtiva. As metas são o que norteiam as estratégias empresariais e definem o crescimento do negócio. 

Através das metas são definidos os caminhos que serão seguidos de forma detalhada e além disso, simplificará o acompanhamento mensal, caso os resultados caminhem de acordo com o necessário ou esperado para o seu negócio.

Caso aconteça algum imprevisto ou falha no meio do percurso, com um bom acompanhamento das metas, você terá como traçar um novo caminho e chegar no seu resultado de forma eficiente.

 Gostou das dicas? Espero que elas sejam úteis para você e sua empresa. Se tiver alguma dúvida, fique a vontade para escrever em nossos comentários. Até mais!

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Sobre o autor

Élida Almeida

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