Gestão de pessoas no people analytics: descubra as vantagens

Gestão de pessoas no people analytics: descubra as vantagens
3 minutos de leitura

Diferente do que muitas pessoas possam pensar, o People Analytics não se trata de um software ou ferramenta, mas sim de uma metodologia que coleta, organiza e analisa dados aplicada à gestão de pessoas. O principal objetivo é a ter um panorama estratégico do papel do colaborador na organização e assim fazer melhor uso das suas habilidades. De uma forma simplificada, ele pode ser entendido como uma intersecção entre três principais esferas da ciência da computação, matemática e estatística, e uma especialização científica.

Nos dias atuais, a tecnologia nos permite alcançar grandes velocidades de processamento computacional e, com isso, realizar análises complexas e volumosas em dados já não é mais uma novidade. Trazendo para o “mundo” do marketing, esse conceito é usado para obter vantagens em determinadas ações. 

Quer saber mais sobre como esse universo funciona? Acompanhe a leitura!

Divisões do people analytics

  • Tecnologia: Usada em união com outros meios (estatísticos, por exemplo) e permite realizar demandas de uma forma mais ágil e de maior volume.
  • Matemática: Utiliza modelos matemáticos estatísticos para conseguir identificar probabilidade de ocorrência de determinados eventos, além de ter um mapeamento de risco futuro à organização.
  • Especialização científica: é abordado pelo people analytics em questão, já que nas disciplinas de ciência comportamental, psicologia organizacional e gestão de pessoas faz a mescla desses outros tópicos.

Gestão de pessoas na prática 

Usando dados para fazer uma análise criteriosa, a metodologia veio para agregar e trabalhar junto nas áreas de negócios e RH. A melhora de gestão em recursos humanos é um clássico exemplo da aplicação dessa prática, pois a área conta com etapas que impactam diretamente os resultados de uma empresa e está à frente de um dos principais centros de custos, que é a folha de pagamento, a força de trabalho e a sua eficiência.

Dessa forma, trazer dados de tecnologia representa um ganho estratégico importante, facilitando a tomada de decisões e redefinindo indicadores essenciais como turnover, desenvolvimento de colaboradores, além de toda a jornada do trabalhador. Ao acumular os dados desde a entrada de um talento e do seu crescimento dentro da empresa, a gestão de pessoas conta com um grande suporte na análise desse histórico e define os próximos passos dessa jornada com base em dados concretos.

O conceito Big Data 

Quando citamos o conceito de “Big Data”, falamos de um volume extraordinário de dados que não são capazes de serem processados em uma máquina comum. O que normalmente as empresas precisam são servidores e capacidade de armazenamento maiores do que temos em casa.

Conhecido como nuvem, o armazenamento de dados deixou de ser algo considerado físico e passou a ser apenas um lugar onde ficam todas as informações de forma virtual. Não necessariamente esses conteúdos estão na empresa, em escritórios, ocupando grandes salas ou até mesmo em residência própria. 

Com isso, uma parte da preocupação com segurança ficou no passado, já que, com os devidos protocolos de segurança, trata-se de uma alternativa segura e que em decorrência dos avanços tecnológicos, a acessibilidade sobre esse conteúdo foi expandida. Sendo uma ferramenta digital que possibilita respostas mais concisas e completas, além de ajudar a lidar com diversas atividades de negócios, o Big Data é uma grande promessa.

Big Data e People Analytics, como alinhar?

análise de dados e gestão de pessoas

Já sabemos que o People Analytics veio para aprimorar as tendências de gestão de pessoas, não é mesmo? Com desafios no RH por falta de qualificação, sistemas integrados e demais problemas, o trabalho em conjunto com o Big Data pode ser a solução. Vem saber como!

Retenção de turnover

Com um clima organizacional saudável e favorável, o Big Data se torna um ótimo aliado para saber como estão as expectativas dos seus colaboradores, bem como críticas. Dessa forma, ele pode impactar diretamente na empresa, com um bom desenvolvimento e melhor resolução de conflitos.

Retenção de talentos

Utilizado como coleta de dados em larga escala, com a mescla dos dois serviços (P.A + B.D), será possível reter os melhores profissionais do mercado com uma análise bem segmentada e que atenda todos os perfis/demandas que a organização procura. Além disso, tem-se a possibilidade de “filtrar” ainda mais a busca e selecionar apenas aqueles que possuem as competências desejadas. 

Melhorias no sistema operacional

Com um RH automatizado, as falhas no sistema de gestão de pessoas diminuem. O Big Data tem a promessa de reduzir os erros, já que pela agilidade são identificados com mais rapidez e facilidade, e possui um baixo custo.

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