Qual foi a última vez que você ofereceu um feedback às pessoas do seu time? Liderança e Feedback devem sempre andar lado a lado, isso porque, não existe uma liderança eficaz sem feedback, mas você já parou para pensar o que todo líder precisa saber para que essa comunicação traga os resultados esperados?
Alguns cuidados devem ser tomados para que o feedback tenha os resultados positivos e principalmente, para que esse momento não traga consequências desagradáveis na relação entre líder e liderado. Esse retorno deve existir com o intuito de ajudar no desenvolvimento profissional do colaborador e isso consequentemente trará resultados positivos para empresa, por isso o feedback deve ser passado com muito cuidado e empatia.
Pensando nisso, selecionamos algumas dicas que todo líder deve saber na hora de passar um feedback para o colaborador.
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3 dicas essenciais que todo líder precisa saber
Confira abaixo 3 dicas essenciais para que a comunicação entre o líder e o liderado tenha resultados positivos.
1. Feedback deve fazer parte da cultura da empresa
Para o feedback ser eficaz, ele precisa fazer parte da cultura da empresa. Isso porque, em algumas empresas os líderes só convocam os colaboradores conversa quando algo de errado acontece. No entanto, o ideal é que os feedbacks aconteçam de forma periódica e não apenas na hora de apontar melhorias.
O feedback deve ser feito com o objetivo de ajudar no desenvolvimento do colaborador dentro da empresa e para que isso aconteça de forma eficaz a empresa deve criar um ambiente propício para o diálogo, onde é comum conversar sobre a performance do colaborador, seja para apontar melhorias ou até mesmo para enfatizar os pontos positivos.
2. Tenha cuidado e empatia
É preciso ter responsabilidade no que fala e como fala, para que esse momento seja realmente de construção e crescimento para o colaborador e para a empresa. Isso porque, um feedback dado de forma errada pode influenciar negativamente na carreira do colaborador.
Outro ponto importante, é saber o momento certo para essa conversa. Principalmente em momentos de trabalho à distância, muitas vezes fica difícil saber o que está se passando na vida pessoal do colaborador, então antes de iniciar um feedback é bom saber como o colaborador está, para evitar tocar em pontos sensíveis em momentos que não são tão favoráveis.
3. A escuta é de extrema importância
É importante lembrar que o feedback não é um momento onde só o líder terá espaço de fala, é preciso abrir espaço para escuta. Para que o colaborador possa dar a sua perspectiva sobre a situação, seja ela positiva ou negativa.
Outro ponto importante, é que o líder deve sempre deixar claro para o colaborador que os pontos abordados durante o feedback fazem parte de uma perspectiva e nesse momento abrir espaço para uma discussão construtiva sobre o que está sendo abordado. O feedback jamais deve ser um julgamento, o líder deve pontuar a forma que ele observa a situação de forma cuidadosa e estar aberto para escutar a situação pela perspectiva do colaborador.
Quer saber mais sobre feedback? Assista o episódio “Feedback: o que todo líder precisa saber” do Programa RH Inovador, onde Isabel Holanda conversa com o Sérgio Povoa, diretor de RH da OLX, sobre tudo o que um profissional de RH precisa saber para passar feedbacks eficazes.
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