Endomarketing: o que é e qual a sua importância para o RH?

Endomarketing: o que é e qual a sua importância para o RH?
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Todos nós sabemos o que é o Marketing e o que ele faz, mas com certeza já encontramos a palavra “endomarketing” em livros, redes sociais e em conversas. O marketing, na maioria das vezes, olha para o público externo e vê como pode afetá-los de forma positiva. O endomarketing faz o mesmo, mas voltado diretamente ao público interno, ou seja, seus colaboradores. 

Neste artigo poderemos conhecer um pouco sobre o que é o endomarketing, quais seus benefícios e alguns exemplos de ações que podem ser implantadas na empresa.

Mas afinal, o que é o Endomarketing e o que ele faz?

Nos últimos anos, grandes empresas investiram tempo e orçamento para implantar e manter o endomarketing presente na estrutura da empresa e podemos perceber que todas elas se destacam no mercado. Boas ações realizadas dentro de uma empresa também podem ser vistas por pessoas externas, que se interessam em fazer parte daquela organização e se tornam potenciais futuros colaboradores. 

Mas não adianta criar ações “genéricas”! Ver uma empresa bacana aplicando uma ação e dando certo com os colaboradores, não significa que sua empresa terá o mesmo sucesso. Nem tudo que funciona na empresa X vai funcionar na empresa Y. O endomarketing precisa conhecer o seu público e suas necessidades.

Apesar do nome ser parecido, geralmente o marketing não é responsável pelo endomarketing. Essa responsabilidade fica com a área de Recursos Humanos, com a possibilidade de ficar atento às necessidades dos colaboradores, trazendo melhorias e tornando aquela empresa um melhor local para se trabalhar.

Equipes desmotivadas e que se sentem desvalorizadas podem custar muito caro para a empresa. Pesquisas mostram que colaboradores desmotivados mostram uma queda de produtividade em 25%, comparados com colaboradores motivados. 

Atrair os colaboradores, conquista-los e retê-los são o principal foco do endomarketing. Mas isso não se resume em realizar eventos para os aniversariantes do mês, vai muito além…

Quais os benefícios do endomarketing para a empresa?

Os colaboradores são parte fundamental para o funcionamento de uma empresa, com grande poder de influência, tanto interna quanto externa. Possuindo uma visão favorável ao negócio, aumenta o seu sentimento de gratidão e dedicação para desempenhar suas atividades da melhor forma.

Com um olhar diferenciado aos colaboradores, o endomarketing poderá tornar o clima organizacional mais saudável e tornando os colaboradores mais fiéis ao papel que estão realizando dentro daquela empresa. E possuindo colaboradores felizes em trabalhar naquela empresa, a taxa de rotatividade pode diminuir, já que eles valorizam, além do salário, a forma como são tratados e se sentem.

Hoje em dia, ter uma atenção voltada à saúde mental dos colaboradores, promovendo ações, rodas de conversa e intervenções, tende a diminuir as faltas e mostra que a empresa realmente se importa com aquela pessoa e em como ela está se sentindo.

O melhor marketing é aquele que é feito no “boca a boca”, e isso não poderia ser diferente com o endomarketing. Se os colaboradores estão felizes na empresa, irão comentar com amigos e até mesmo nas redes sociais, promovendo uma boa imagem do local em que trabalha. Dessa forma, pessoas externas ficam interessadas em participar de processos seletivos e fazer parte de uma empresa tão comentada positivamente.

Ter uma equipe motivada, satisfeita com a cultura da empresa e que se sente valorizada pode gerar grandes resultados e aumento na produtividade. 

Exemplos de ações de endomarketing

Confira abaixo alguns exemplos de ações de endomarketing que podem ser aplicadas na empresa.

Feedback aos colaboradores

Muitas pessoas não imaginam, mas o primeiro tópico que irei citar como uma das ações de endomarketing é o feedback aos colaboradores. 

Geralmente remetemos o termo “feedback” a algo negativo, como uma chamada de atenção quando o colaborador faz algo de errado. Mas o feedback também pode ser feito de forma positiva, através de elogios e agradecimentos. Outra forma de feedback é o ato das promoções. Nada melhor do que saber que você está desempenhando um bom trabalho com uma promoção. 

Independente da forma como é feito, é de grande importância para a valorização dos colaboradores.

Foco em treinamentos internos ou externos

Muitos profissionais entram em uma empresa com muita vontade e disponibilidade em adquirir novos conhecimentos. Desenvolver soft e hard skills dentro da empresa que aquele colaborador está, mostra que a empresa investe tempo e dinheiro naquela capacitação. 

Mudanças ocorrem, tanto na empresa quanto nos setores, então é importante que o colaborador acompanhe essas mudanças. Com treinamentos, se manterá atualizado e aprenderá novas habilidades, podendo executar o trabalho de forma criativa e menos automatizada. 

Colaboradores treinados e que se sentem parte importante daquele negócio são mais incentivados a desempenhar um bom trabalho, como forma de gratidão. 

Reconhecer por tempo de empresa

Quando falamos da “valorização dos colaboradores” não podemos esquecer de pessoas que possuem muitos anos dentro da empresa, inclusive aquelas que estão desde a fundação. Geralmente temos o pensamento de que “se aquela pessoa está até hoje na empresa, ela não sairá” e, dessa forma, esquecemos de valorizar este profissional.

Ter o reconhecimento de colaboradores que completam aniversário na empresa é muito importante. Primeiro para agradecer aquela pessoa pela dedicação durante tantos anos de sua vida à empresa. Segundo para mostrar ao restante da empresa que é possível, sim, criar uma história ali.

Disseminação dos valores

Um dos maiores objetivos do endomarketing é disseminar os valores da empresa para todos os colaboradores, fazendo com que eles tenham conhecimento e sigam esses princípios para sua atuação dentro da empresa.

O primeiro passo é ver como os profissionais reagem e entendem aqueles valores, através de uma pesquisa ou conversas. Dessa forma, poderão ser elaboradas ações específicas para valores que, talvez, não sejam tão vivenciados na prática. 

Datas comemorativas

Quando falamos de endomarketing muitas pessoas pensam que ele é responsável apenas por realizar os aniversários na empresa. O que não é verdade.

O endomarketing pode, e deve, realizar ações para os aniversariantes. Mas também podemos pensar em ações voltadas para datas comemorativas de profissões, criando cartões e mimos para os colaboradores do setor em questão.

Outro exemplo é comemorar, junto com o colaborador, suas conquistas (pessoais e profissionais), por exemplo: conclusão de um curso, promoção na empresa, nascimento de um filho, etc.

Também não podemos esquecer que o endomarketing é responsável por realizar eventos de grande porte para os colaboradores, por exemplo: ações de natal, halloween, aniversário da empresa, entre outros. 

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