Você sabia que a obtenção de dados precisos e seguros é uma estratégia fundamental para o sucesso de uma empresa lucrativa? Muitos gestores se preocupam tanto com as rotinas burocráticas das companhias em que atuam que se esquecem de focar no que realmente importa: eficiência e padronização dos processos. Então, como fazer uma empresa crescer e gerar mais lucratividade?
O gestor tem papel fundamental nesse processo, pois é ele quem pode planejar o crescimento financeiro e propor melhorias para que todos os setores possam caminhar juntos em busca do sucesso.
Quer aprender como fazer uma empresa crescer com segurança? Acompanhe as dicas!
Neste post, vamos explicar:
Como fazer uma empresa lucrativa crescer de verdade?
Em primeiro lugar, você precisa compreender que o sucesso de uma empresa lucrativa não depende de um setor, mas de todos os colaboradores. Por isso, é preciso criar um planejamento focado em todas as áreas: marketing, recursos humanos, finanças, atendimento ao cliente, entre outras.
Por esse motivo, ter as informações organizadas e registradas em um mesmo ambiente pode facilitar a comunicação entre as equipes e a comparação de resultados. Acompanhe no próximo tópico as principais dicas para ter êxito!
Quais processos devem ser aperfeiçoados?
Agora você já sabe que é preciso olhar a empresa como um todo, e não apenas focar em um setor. Então, confira as dicas para ter melhores resultados ainda neste ano e deixar sua empresa lucrativa:
Faça um planejamento eficiente
Você deve se reunir com a diretoria da empresa e com os responsáveis de cada setor para traçar um planejamento anual. Nele, você deve considerar qual é a situação atual da companhia e onde se pretende chegar.
Para ajudá-lo nesse processo, você pode contar com ferramentas inovadoras como o Business Model Canvas. Ele faz a divisão do plano em blocos e considera situações como: os produtos que a empresa oferece, diferenciais de mercado, fontes de receita, estratégias de crescimento, fornecedores, perfil dos clientes, entre outras.
Conheça bem o público que você atende
Qualquer empresa que pretende ter sucesso precisa ter um conhecimento real sobre o perfil do cliente. Por isso, se você ainda tem dificuldades para definir o público-alvo, talvez seja necessário fazer uma pesquisa de mercado e conversar com seus atuais consumidores.
A sua equipe pode consultar o cadastro de clientes, verificar os dados pessoais como idade, sexo, produtos que eles costumam adquirir e fazer uma segmentação de acordo com o perfil.
Também é importante identificar quais motivos fazem o cliente buscar pelo seu produto: preço, qualidade do atendimento, diferencial da mercadoria, entre outros fatores. Isso ajudará você a entender quais pontos precisam ser melhorados dentro da empresa.
Invista em estratégias de marketing
Muitos gestores não compreendem a real importância do setor de marketing e, por isso, perdem excelentes oportunidades de fazer a empresa crescer. É essa área da companhia que consegue captar as informações dos clientes e criar estratégias de divulgação da marca para atrair ainda mais consumidores.
Para isso, o setor de finanças precisa entrar em acordo com a equipe de marketing para definir o orçamento anual disponível para campanhas. Com base nisso, os profissionais poderão identificar quais são os melhores canais de comunicação — sejam eles online ou offline.
O modelo tradicional, ou offline, envolve a criação de campanhas em outdoor, televisão ou rádio, por exemplo. Eles costumam ser utilizados por grandes marcas e, geralmente, exigem um investimento maior.
Já o marketing digital é voltado para estratégias relacionadas ao público que está sempre conectado. Ele se baseia na criação de sites, blogs, mídias sociais, WhatsApp e e-mail marketing para atrair e manter um relacionamento com o consumidor.
Por esse motivo, conhecer o perfil do cliente é essencial para que a equipe de marketing consiga definir as melhores estratégias para fazer a empresa crescer. Muitas vezes, é necessário mesclar diversos canais para obter melhores resultados.
Motive a equipe profissional
Profissionais satisfeitos com o ambiente de trabalho conseguem produzir mais e melhor. Sendo assim, é fundamental investir em políticas de valorização do trabalhador com o intuito de mantê-lo motivado e com foco em resultados.
Nesses casos, é preciso oferecer benefícios que vão além dos conhecidos vale-alimentação e vale-transporte. Você pode adotar outras políticas de valorização como:
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viabilização de bolsas de estudo para incentivar a capacitação profissional;
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disponibilização de plano de saúde;
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realização de treinamentos;
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apresentação da cultura da empresa;
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criação de um plano de cargos e salários.
Essas práticas contribuem para que o bom profissional permaneça mais tempo na empresa, o que reduz custos com contratação e demissão de funcionários e as taxas de turnover.
Além disso, também diminui a necessidade de realizar treinamentos específicos para colaboradores novos. Isso permite que você possa aplicar recursos em capacitações mais avançadas para melhorar o atendimento ao cliente ou facilitar o desenvolvimento de um novo produto.
Organize e acompanhe as finanças da empresa
Como está a situação contábil e fiscal da sua companhia? Se você não tem certeza da resposta, esse é um grande problema. É preciso colocar a casa “em ordem” e organizar o fluxo de caixa, registrando todas as entradas e saídas de recursos.
Com isso, você terá maior controle sobre os clientes inadimplentes, prazos de contas que estão para vencer e os investimentos que podem ser feitos. Para tanto, é muito importante contar com um sistema que consiga integrar todas as informações: emissão de notas fiscais, faturamentos, boletos de cobrança, emissão de relatórios, entre outras.
Assim, você tem mais controle sobre a situação financeira da companhia e evita erros nos pagamentos de tributos. Sem contar que ao reunir todos os dados em um mesmo local você tem muito mais segurança e facilidade para analisar as informações e auxiliar os diretores nas tomadas de decisão.
Lembre-se que também é importante ter sempre um dinheiro de reserva (capital de giro) para conseguir pagar as contas da empresa e investir na aquisição de novas mercadorias.
Percebeu que uma companhia de sucesso precisa integrar as informações e ter um planejamento para todos os setores? Agora que você já sabe como fazer uma empresa crescer, que tal descobrir como inovar para se manter competitivo?