À Procura da Felicidade: 6 lições de gestão financeira do filme

À Procura da Felicidade: 6 lições de gestão financeira do filme
4 minutos de leitura

A maioria das pessoas busca a felicidade, mas é difícil medir esse sentimento e entender exatamente o quão feliz alguém pode estar. Alguns podem ter os seus próprios conceitos para definir o que é preciso para permanecer alegre. Outros se esforçam para compartilhar os seus bons momentos com os seus entes queridos e, geralmente, isso ajuda a ter alegria.

As redes sociais interferem significativamente na vida das pessoas que percebem outras comprando mansões, carros que têm custos elevados e viajando pelo mundo durante as férias. Por isso, é normal estar à procura da felicidade e cada pessoa precisa ser honesta sobre o gerenciamento de seus recursos financeiros para atingir a realização pessoal e profissional.

Gostaria de conhecer um filme interessante que traz lições importantes sobre gestão financeira? Continue lendo e saiba mais sobre a obra À Procura da Felicidade! 

Entenda do que se trata o filme À Procura da Felicidade

O filme À Procura da Felicidade foi produzido tendo como base a história real da vida de Chris Gardner. O ator escolhido para interpretar o papel foi Will Smith, que transmitiu ao público as lutas enfrentadas por um empresário americano que se tornou o fundador da Gardner Rich & Co.

Esse filme traz muitas lições essenciais para estimular e motivar as pessoas a lutar pelos seus sonhos de maneira inteligente. As primeiras cenas revelam que Chris precisava pagar as suas contas tendo que vender ao público máquinas de raio-x, que custam o dobro das outras disponíveis no mercado. A sua esposa trabalha em turnos duplos para sobreviver.

Gardner acreditava que teria sucesso em sua vida desde que aproveitasse cada oportunidade que surgisse ao longo da jornada. Ele compreendeu que poderia ser bem-sucedido se pudesse gerenciar suas finanças e tomar decisões ousadas, como abrir a sua própria empresa de investimentos após ter experiência como corretor.

Compreenda as lições de gestão financeira provenientes desse filme

O filme conta uma história inspiradora baseada na autobiografia de Chris Gardner que deixou de ser um vendedor pobre de scanners portáteis para se tornar um grande empresário. Para atingir as suas metas financeiras, o empreendedor decidiu fazer um estágio não remunerado em uma corretora para tentar obter recursos financeiros. Veja a seguir as suas principais lições! 

1. Busque ser sempre mais eficiente

O corretor não tinha o hábito de agendar as suas visitas para efetuar as vendas e, em virtude disso, não tinha tempo para encontrar estacionamentos adequados. Estacionava em zonas proibidas e acumulou multas que o levaram a passar a noite na prisão por falta de pagamento. No princípio, o empreendedor solicitou inclusive uma prorrogação de prazo para pagar impostos.

A história de Gardner revela que ele falhou várias vezes, deixando de planejar e organizar as suas finanças. Ele teve que aprender a ser mais eficiente nessa área para conseguir se tornar uma referência no seu mercado de atuação. O filme revela que isso é plenamente possível, já que Chris, inicialmente, era desorganizado.

Gerencie o tempo, evite distrações e tenha foco durante as tarefas de rotina. Apesar de não ser uma pessoa rica, você precisa pensar no que deve fazer para ter mais eficiência e tentar fazer um planejamento para as eventualidades que possam surgir. Mantenha as suas contas em dia, evite fazer dívidas e aprenda a investir os recursos adquiridos mensalmente.

2. Aceite desafios

Para obter crescimento profissional, é necessário aceitar e enfrentar os desafios que surgirem. No filme, Gardner arrisca todas as suas economias em um lote de scanners portáteis de densidade óssea para vender. Mas o empreendedor não investigou o mercado potencial desses equipamentos antes de comprar todos e só descobriu a dificuldade depois de começar a tentar vendê-los.

Depois disso, quando decidiu ser corretor, ele não buscou um emprego que pagasse um salário mensal para pagar as despesas da família. O futuro empresário arriscou trabalhar como estagiário sem remuneração pelo período de 6 meses porque apostava na sua capacidade de ser um bom vendedor. Corra riscos, mas não negligencie a segurança dos seus familiares.  

3. Estude o mercado

Enquanto tentava vender os equipamentos médicos, Chris observou um carro esporte na cor vermelha parar e estacionar. Ele perguntou para o motorista o que ele fazia, qual era a sua profissão e como tinha conquistado uma vida próspera. O condutor respondeu que era corretor da bolsa de valores. Diante disso, Gardner decide buscar a felicidade nessa área.

Entretanto, ele não estudou o mercado, não sabia se receberia algum valor como estagiário e nem o que significava ser corretor. Você não deve fazer isso, precisa fazer algumas pesquisas antes de escolher uma profissão rentável. É preciso compreender os requisitos para desempenhar cada função e descobrir se determinada carreira é adequada para o seu caso.  

4. Seja referência

O foco do filme é mostrar a busca e o esforço de Gardner para realizar o sonho de ter uma vida melhor para si e seu filho. Chris é um buscador de novos conhecimentos, inteligente e capaz de tentar continuamente novas estratégias de gestão financeira. Ele estudou o que iria vender, aprendeu as boas técnicas de vendas e descobriu como continuar evoluindo financeiramente.

Em pouco tempo, o corretor se tornou referência e é exatamente isso que você precisa fazer. Seja persistente, acredite em suas próprias habilidades, ainda que ninguém mais o motive a atingir o seu potencial. Estude, busque os contatos necessários para ser um excelente profissional na sua área. Saiba que a persistência é muito importante para alcançar estabilidade financeira. 

5. Não fique estagnado

Perseverar é não permanecer estagnado diante dos problemas do cotidiano. Para ter prosperidade, é necessário fazer esforços constantes com a finalidade de alcançar algo, apesar do fracasso, das dificuldades ou da oposição. As circunstâncias, como a falta de recursos, muitas vezes, vão te empurrar para baixo. Entretanto, faça tudo o que puder para se levantar e não desistir.

Se você quiser algo, faça tudo o que tiver que fazer e aquilo que for possível para conseguir obter sucesso. Isso se aplica para a busca de uma vaga de emprego, fazer novas amizades, acompanhar as pessoas, aprender novas profissões e ampliar os seus ganhos mensais. Quando Chris conseguiu o estágio na Dean Witter, analisou quem poderia ajudá-lo e se aproximou.  

6. Aceite ajuda

Ao ver o filme, você perceberá que quando Chris perde uma reunião com um cliente potencial que poderia trazer muito dinheiro para a empresa, decide ir até a casa da pessoa para participar de um jogo de futebol. Procure estabelecer conexão pessoal com as pessoas que podem te auxiliar e aceite a ajuda de quem estiver disposto a ensinar.

Enfim, essas são as 6 lições de gestão financeira do filme À Procura da Felicidade! Comece a colocar em prática todos esses ensinamentos na empresa em que trabalha para colher os resultados. Tente todas as alternativas, tenha senso de humor e não adie os compromissos. Aproveite as oportunidades assim que elas aparecerem e tenha disposição para crescer profissionalmente.

Achou este conteúdo interessante? Comece a nos seguir nas redes sociais e obtenha sugestões interessantes por meio das nossas publicações — FacebookYouTube!

Super Kit Financeiro
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!