4 aprendizados que a sua empresa pode ter com a cultura da Ambev

4 aprendizados que a sua empresa pode ter com a cultura da Ambev
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A Ambev é uma empresa surgiu em 1999, por meio da união entre as cervejarias Brahma e Antarctica. Atualmente, a marca com 100 rótulos e, segundo a empresa, seu compromisso é proporcionar que os clientes celebrem seus momentos mais especiais. Isso faz parte da cultura organizacional da Ambev.

Olhando para dentro da companhia, a cultura da Ambev traz diversas lições que podem ser essenciais para o crescimento do seu negócio. Neste texto, vamos mostrar os 4 aprendizados essenciais dessa gigante do mercado.   

Vamos explicar que por muito tempo a cultura da organizacional Ambev foi conhecida como forte e agressiva, baseada no desenvolvimento de lideranças jovens, bonificação e meritocracia. Em seguida, mostraremos as mudanças dos últimos anos e como hoje a organização está focada em desenvolver e atrair talentos com um perfil mais variado.

Além disso, também vamos abordar os princípios que regem a empresa, como “sonhar grande”, “fazer a diferença no mundo” e “agir como dono”. Por fim, vamos mostrar como você pode aprender com as lições da Ambev. Confira!

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1) A cultura da Ambev forte e agressiva

Em uma entrevista, um dos fundadores da Ambev, André Telles, chegou a afirmar que a empresa não é para todo mundo. Segundo ele, a cultura da empresa é imutável e sempre existirão pessoas que gostam disso.

O que ele quis dizer não tem nada a ver com desvios de condutas éticas. No entanto, nos últimos anos, a empresa ganhou fama de ser uma organização agressiva e de muitas pressão para os funcionários.

Buscando um intenso trabalho para desenvolver jovens lideranças, a empresa sempre foi voltado para as metas os resultados de uma forma obsessiva. As pessoas, basicamente, trabalhavam duro e sempre viviam uma rotina profissional no limite.

Isso, no entanto, começou a ser mal visto no mercado. Dessa forma, os executivos da companhias foram obrigados a mudar seu posicionamento.

2) Mudanças dos últimos anos

Fabio Kapitanovas, vice-presidente de gente e gestão da Ambev, em uma palestra no Fórum Love Mondays de Employer Branding, que a empresa trabalhou para estabelecer uma efetiva mudança na cultura da companhia, principalmente no que diz respeito à forma como a companhia se relaciona com a sociedade e o mercado.

O posicionamento antigo, agressivo, não fazia bem para os rumos da organização. Muitos possíveis talentos, inclusive, não se inscreviam nos processos seletivos da marca porque consideravam a cultura da Ambev muito agressiva.

Dessa forma, os gestores da empresas passaram a se importar mais com a comunicação da marca, explicando ao público como é de fato ser um funcionário da Ambev. Essa iniciativa possibilitou ações como o “beer talks” (bate-papo com jovens universitários) e o “summer jobs” (experiências de trabalho curtas).

Tudo foi cuidadosamente pensado para que os jovens pudessem conhecer a companhia, a fim de não se apegarem às antigas opiniões. Dentro desse cenário, a empresa foi obrigada a se reinventar e, hoje, a organização está focada em desenvolver e atrair talentos com um perfil mais variado.

Para mudar a sua cultura, a empresa investir em diversas ações, como investir em programas de alimentação, em áreas de suporte aos colaboradores e em planos de seguros de vida.

Além disso, a empresa busca cada vez mais aumentar a colaboração entre os seus profissionais. As metas, por exemplo, deixaram de ser totalmente individuais e passaram a incluir algumas variáveis coletivas. Definitivamente, trata-se de um novo olhar que vão além dos números, das planilhas e dos custos.

3) Princípios da cultura organizacional da Ambev

Basicamente, os princípios da cultura organizacional da Ambev são divididos entre sonhar grande, ter pessoas excelentes e uma cultura forte. São 10 tópicos, que mostramos logo abaixo!

  • sonho: ele inspira a trabalhar mais e melhor, unindo pessoal em prol de um mundo melhor;

  • pessoas: o foco em pessoas excelentes, que são os principais ativos da companhia, com liberdade para crescer conforme as suas habilidades e serem reconhecidas por isso.

  • seleção: a organização seleciona, desenvolve e retém pessoas que podem ser melhores que as pessoas que estão na empresa atualmente.

  • resultados: a Ambev nunca está satisfeita com os resultados, por melhores que eles sejam. Isso é um grande foco para a companhia, que está sempre em busca de uma vantagem competitiva contínua e duradoura.

  • consumidor: para a empresa, é o consumidor manda. A companhia busca se conectar com os usuários por meio de experiências que impactam suas vidas de maneira significativa.

  • donos: a empresa se posiciona como sendo “de donos”. Para ela, donos assumem os resultados de forma pessoal.

  • bom senso e simplicidade: a Ambev acredita que o bom senso e a simplicidade orientam muito mais e melhor do que a sofisticação e a complexidade, que muitas vezes são desnecessários.

  • custos: os custos da empresa são gerenciados de forma rigorosa, a fim de liberar mais recursos para suportar o crescimento da companhia no mercado de forma rentável e sustentável.

  • liderança: a liderança na empresa é realizada pelo exemplo pessoal e isso é o melhor guia para a cultura organizacional da Ambev.

  • atalhos: segundo a companhia, atalhos nunca são pegos. Atributos como trabalho duro, integridade, responsabilidade e consistência são essenciais para construir a empresa.

4) O que aprender com a cultura da Ambev

As lições da Ambev, com certeza, podem fazer a diferença na vida das pessoas. Abaixo, selecionamos algumas delas que você pode aplicar no dia a dia do seu trabalho. Acompanhe:

  • promova funcionários por mérito: a meritocracia é uma das bases da Ambev. Para se ter uma ideia do quanto isso é forte, na empresa os herdeiros dos fundadores são proibidos de assumir cargos executivos;

  • tenha menos chefes e acelere decisões: com isso, ideias são aprovadas rapidamente os processão são otimizados;

  • combata todos os desperdícios: acompanhar o caixa de perto é uma das características da Ambev, que economiza nos menores gastos;

  • faça planos de longo prazo: a Ambev não se tornou um império da noite para o dia. Isso levou muitos anos;

  • busque sócios com perfis complementares: isso foi essencial para que a companhia conquistasse seu sucesso no mercado.

O que achou dessas ideias relacionadas à cultura organizacional da Ambev? Esperamos que essas ideias contribuam, de alguma forma, para que você e seu negócio cresça. Conforme vimos ao longo do texto, ter um sonho, metas definidas e pessoas de excelência são essenciais para um negócio conquistar sucesso no mercado.

Se você gostou de saber da Ambev? Então aproveite e aprenda também como funciona a cultura da Netflix.

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