Gestão de pessoas

Cultura da Netflix: 8 lições que a sua empresa pode aprender com ela

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Escrito por Fortes Tecnologia

Vários negócios ao redor do mundo estão reinventando seus setores de Recursos Humanos. Isso ocorre pelo fato de que os resultados das empresas podem ser impulsionados pela forma que seus colaboradores interagem entre si. Um dos maiores exemplos de sucesso consiste na cultura da Netflix, cujos aspectos foram inovadores no mercado.

Essa empresa construiu uma cultura de alta performance e autonomia de seus colaboradores, várias de suas ideias foram pioneiras no mercado e podem ser vantajosas para outras empresas.

Não é necessário que a companhia que for reaproveitá-las seja do mesmo ramo da Netflix (serviços de streaming), basta que tenha disposição para se modernizar e inovar. Confira abaixo quais são as 8 lições mais vantajosas que podem ser aprendidas com essa gigante do mercado!

1) Integração dos colaboradores de forma inusitada

É bastante comum que novos colaboradores se sintam deslocados e levem um tempo até se engajar com os seus colegas de trabalho. Isso faz com que leve um tempo até que ele maximize sua produtividade e atue em equipe com os demais funcionários.

Para eliminar essa barreira, na cultura da Netflix, há integração dos recém-contratados de forma inusitada: eles iniciam uma gincana ou peça que devem atuar em conjunto. Por exemplo, as luzes se apagam e começa um musical onde eles cantam e dançam, fantasiados de super-heróis.

Isso elimina a timidez, melhora o relacionamento entre o pessoal e traz maior harmonia no trabalho realizado entre os funcionários da empresa, o que garante mais resultados na produtividade.

2) Academia e refeições grátis

Como o próprio título indica, consiste na disponibilização de academia e fornecimento de refeições grátis aos funcionários. Essa é uma estratégia que nem todas as empresas são capazes de atender, pois exige um dispêndio maior de capital, principalmente em relação à academia.

Entretanto, é possível que a sua companhia distribua lanches como biscoitos, salgadinhos, petiscos, entre outros lanches. A Netflix, por exemplo, distribui pipoca gratuitamente todos os dias às 16 horas ao seu pessoal.

3) Promoção de liberdade e responsabilidade

A gigante dos streaming promove a liberdade do funcionário permitindo que ele faça o seu próprio horário de trabalho e agende o seu próprio período de férias, faz-se importante saber que não há restrições o período por ele escolhido.

Nem sempre os períodos de férias comuns são os ideais para o colaborador, o ideal é que o tempo de trabalho e o descanso seja de acordo com a necessidade de cada indivíduo.

Entretanto, é preciso ter bastante cuidado com essa lição, pois é preciso contratar colaboradores responsáveis, conscientes e de grande potencial. Assim, evitam-se que funcionários tirem férias infinitas ou não trabalhem o suficiente.

Além disso, faz-se necessário tomar cuidado com a legislação trabalhista brasileira para evitar futuros problemas legais. Por essa razão, consulte especialistas no assunto para elaborar os contratos de trabalho de forma adequada.

4) Priorização do contexto em detrimento do controle

Os líderes da Netflix são orientados a evitar o controle sobre suas equipes, eles têm apenas uma responsabilidade sobre o pessoal que lideram: fornecem contextos às pessoas.

Isso significa que eles traçam metas, dividem as tarefas e nomeiam os responsáveis por cada uma delas, são transparentes nas suas decisões, estipulam objetivos e métricas que contribuem para o desenvolvimento da equipe.

Para isso, os líderes devem conhecer as características de cada pessoa, incluindo seus pontos fortes e fracos, suas capacidades e competências etc. Além disso, ele precisa saber se comunicar bem para entender seus problemas, eliminar barreiras para a produtividade, saber integrar o pessoal e motivá-los para o trabalho.

5) Contratação de colaboradores de grande potencial

Na cultura da Netflix, ela preza pela contratação de colaboradores de grande potencial para trabalhar ao seu lado, isso significa que cada uma das pessoas contribui imensamente para o desenvolvimento da empresa.

Para conseguir identificar o candidato ideal para a empresa, ela considera principalmente a sua formação na área em que trabalhará, a pessoa deve ter estudo aprofundado, ser treinada e autoridade no ofício que desempenhará.

Além disso, os responsáveis pelo recrutamento analisam as atividades e objetivos de cada indivíduo, sempre observando se seu perfil está alinhado aos valores da empresa, que são: julgamento, comunicação, inovação, impacto, coragem, curiosidade, inovação, paixão, altruísmo e honestidade.

6) Forma inovadora de avaliação de performance

A avaliação dos colaboradores é um dos recursos mais relevantes para reter os talentos desejados pela empresa. Caso o método não seja o mais adequado para identificar os funcionários de alta performance, a companhia perderá talentos ideais para seu desenvolvimento.

Na cultura da Netflix, não há avaliações de desempenho formais, as pessoas são convidadas a identificar as atividades que colegas deveriam parar, começar ou continuar fazendo. Essas conversas entre os gestores e seus subordinados sobre o desempenho se tornaram uma parte orgânica do trabalho na empresa.

Isso tornou o método de avaliação bastante subjetivo, porém, consiste em opiniões simples e honestas sobre o desempenho, o que pode tornar o feedback construtivo e capaz de trazer bons resultados.

7) Decisões coletivas

As decisões são fatores excepcionalmente relevantes para as empresas, pois elas definem o rumo que a empresa tomará, podendo levá-la à falência ou garantir seu destaque no mercado.

Para evitar entraves na comunicação da equipe, todas as decisões da Netflix são debatidas e acordadas por todo o pessoal. Ao fazê-lo, todos os objetivos entre os indivíduos são alinhados, fazendo com que todos busquem atingir os mesmos resultados.

Além disso, há mais transparência entre os funcionários, gerentes, líderes e administradores, o que garante um alto nível de confiança entre todos os envolvidos.

8) Líderes têm a função de criar a cultura da companhia

Além de fornecer contexto ao pessoal, uma das funções principais dos líderes é de cultivar a cultura da companhia, fazendo com que os funcionários prezam pela liberdade, inovação, responsabilidade e outros valores.

Como a cultura da Netflix seja diferenciada, pode ser difícil para que os funcionários consigam acompanhar suas reinvenções ou se adaptar ao ambiente moderno. Por essa razão que os líderes precisam orientar, instruir e incentivá-los a adotar a cultura da empresa, moldando suas ações e comportamentos.

Além disso, a companhia apenas promove as pessoas que são exemplos de todos seus ideais e ter uma dedicação acima do normal, assim os demais colaboradores sabem em que se espelhar ou se inspirar para conseguir se desenvolver nela.

A cultura da Netflix é bastante diferente da que é aplicada na grande maioria das empresas no mundo. Entretanto, várias dessas lições podem fazer com que sua equipe se torne mais integrada, produtiva, esforçada e alinhada aos valores do negócio.

Outras gigantes do mercado também têm culturas organizacionais diferenciadas. Confira aqui 4 aprendizados que podem ser obtidos com o Google!

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