Você, que é contador, já parou para avaliar se seu escritório de contabilidade está familiarizado com as novidades do setor? Manter plena sintonia com a modernização dos processos empresariais realizados pelo seu negócio é importante por uma série de razões.
Em primeiro lugar, essa atualização aumenta a fluidez do ritmo de trabalho, além de aprimorar a qualidade dos resultados obtidos. Com o passar do tempo, é possível conquistar mais clientes. Para tanto, basta que você alinhe o operacional da sua empresa às expectativas de quem vive na nossa época.
Gosta da ideia, mas admite que não sabe muito bem qual seria a melhor forma de colocá-la em prática? Veja o que é necessário para dar os primeiros passos agora mesmo!
Invista em tecnologia e automação nos processos empresariais
Qual software de gestão sua empresa utiliza? Existem soluções tão precisas e completas que imprimem uma profunda desburocratização de processos. Simultaneamente, o dia a dia de trabalho fica prazeroso e leve, em vez de acumular desgastes desencadeados por eventos estressantes.
Já faz algum tempo que a sociedade está em meio a um contínuo fluxo de transformação tecnológica, que se manifesta nos mais diversos segmentos da vida e do mercado. Diante disso, chegamos à seguinte constatação: se o mundo muda, você e seu negócio devem mudar com ele. Quando? O mais rapidamente possível.
Apostar contra essa onda não somente é um erro, como também se torna um desperdício, o qual pode colocar a sobrevivência do seu escritório em risco. Dito isso, investir em tecnologia e automação é essencial para que você pratique uma contabilidade moderna, à prova de erros e devidamente protegida.
Quando se fala em investir em tecnologia, isso não significa que as pessoas que trabalham com e para você são desvalorizadas. Tampouco a ação se resume a encher a empresa de aparatos tecnológicos apenas para transmitir uma aparência de modernidade.
No primeiro caso, vale frisar que o efeito é inverso, já que ferramentas eficazes otimizam o tempo de trabalho. Daí, provêm duas ótimas consequências: uma dose maior de motivação, associada ao aumento da saúde mental dos funcionários.
A explicação para isso se baseia no abandono daquelas tarefas repetitivas que compõem a rotina de um escritório de contabilidade. Ao mesmo tempo, os colaboradores se sentem menos pressionados, uma vez que o índice de falhas é reduzido, quando não desaparece de vez.
Ofereça um atendimento personalizado e diferenciado
O novo cenário, imposto por uma crise sanitária de proporções inimagináveis fez com que alguns aspectos ganhassem destaque. Entre eles, o atendimento prestado aos clientes rapidamente ocupou o topo do ranking de diferenciais mais relevantes de uma empresa.
Saber o que, por que meio e, sobretudo, de qual modo dizer se transformou em prioridade máxima em pouco tempo. Mais do que nunca, o cuidado com a comunicação visual e verbal adquire status de fator decisivo para manter e, no momento oportuno, expandir os negócios.
Basicamente, até mesmo as organizações que nunca se importaram muito com a questão reformularam suas infraestruturas de atendimento. Elas concluíram (em maior ou menor tempo) que a continuidade de suas atividades operacionais dependia do fortalecimento dos laços com clientes e fornecedores.
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Alcançar tal percepção da realidade é simples e pode ser efetuada por qualquer empresário. Só isso, entretanto, é insuficiente. Você precisa dar vida à ideia.
Na prática, é necessário saber apresentar os serviços oferecidos pelo seu escritório, o que não se faz de forma excessivamente técnica em um primeiro momento. Com o mesmo raciocínio, é preciso chamar cada cliente pelo nome e entendê-lo como uma pessoa única, por mais que ela apresente um problema genérico.
Ter profissionais com pleno domínio no uso de softwares e sistemas contábeis é mais que bem-vindo. Contudo, note que saber como interagir com os clientes é fundamental para que eles se sintam totalmente satisfeitos. O nível de satisfação deve ser tal que eles queiram, espontaneamente, sustentarem uma relação de longo prazo com seu escritório.
Contadores que realizam essas ações com maestria tendem a ser requisitados por inúmeros clientes, independentemente do cenário micro e macroeconômico. Esses profissionais enxergam a gestão do relacionamento com o cliente como um processo a ser regularmente aperfeiçoado.
Entenda as mudanças que estão ocorrendo na contabilidade
A partir do momento em que você alcançar a mesma faixa de frequência das novidades que regem a contabilidade do futuro, jamais deve perdê-la de vista. Caso contrário, você terá de remar novamente até o local onde já se encontram os concorrentes do seu escritório contábil.
Encarar essa necessidade ajuda a lembrar que não basta conquistar determinado patamar. Na sequência, deve-se pensar em um planejamento estratégico capaz de preservar um dado estágio de evolução. Dessa forma, seu negócio fica mais bem preparado para as próximas atualizações relacionadas à prática contábil.
As empresas que ignoram o conjunto de mudanças inevitáveis que se exibem ao longo de meses e anos ficam para trás em um piscar de olhos. Em uma época marcada pela ampliação da difusão de conteúdo sobre tudo o que se possa imaginar, as pessoas se tornaram mais bem informadas.
O resultado se traduz em clientes cada vez mais exigentes, de olho na qualidade dos mecanismos que constituem a infraestrutura de uma empresa que pretende contratar. Acompanhar essa mudança comportamental pode ser a diferença entre um sim e um não ao seu escritório.
Imagine que você vai conversar com um cliente em potencial e é surpreendido por diversas perguntas. Por meio delas, ele deseja saber o que sua empresa usa para automação de tarefas, proteção de dados e atendimento em tempo real.
O convencimento necessário para fechar o acordo esperado depende da qualidade das respostas, que precisam encontrar uma base operacional verdadeira. Não é à toa que boa parte dos gestores só se dá conta que a empresa deve rever seus processos após dialogar francamente com alguns clientes.
Você não precisa esperar a chegada desse momento para modernizar os processos empresariais do seu escritório de contabilidade. De fato, deve providenciar as alterações necessárias quanto antes. Além de já inteirar a respeito da contabilidade disruptiva, um bom ponto de início consiste na avaliação da comunicação estabelecida dentro da empresa.
Pensando nisso, aproveite para conhecer as 6 dicas imperdíveis para melhorar a comunicação interna do escritório!
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