Planejamento fiscal e contábil: 5 passos para elaborar

Planejamento fiscal e contábil: 5 passos para elaborar
4 minutos de leitura

O Brasil é um dos países com as maiores cargas tributárias do mundo. Diante disso, quem empreende sente o grande impacto que o pagamento de impostos, taxas e contribuições tem em seu orçamento. Por essa razão, o planejamento fiscal e contábil é indispensável na hora de escolher os caminhos mais vantajosos para a empresa.

Trabalhar com essa organização é uma forma de reduzir o peso da tributação sem sair da legalidade. Contudo, é recomendado o auxílio de profissionais da área contábil, já que contar com especialistas é uma forma de garantir maior qualidade em sua elaboração e execução.

Pensando na importância dessa ferramenta para a sua empresa, decidimos criar este conteúdo sobre planejamento fiscal e contábil com cinco passos indispensáveis para a sua elaboração. Acompanhe!

O que é o planejamento fiscal e contábil?

O planejamento fiscal e contábil é feito através das informações de uma empresa que são organizadas e cruzadas com as legislações tributárias. A partir disso, é apresentado um conjunto de ações estratégicas que visam a redução de custos.

Que administrar uma empresa não é uma tarefa fácil, você já sabe. Porém, essa dificuldade torna-se muito maior quando não há planejamento, o que pode ser uma das principais causas do fechamento de um negócio.

Assim sendo, planejar as questões organizacionais, as financeiras e orçamentárias e as fiscais e contábeis é indispensável para prosperar. Afinal, algo que é bem planejado tende a prever riscos e outras situações que podem ocorrer no futuro da empresa, tornando possível se preparar.

Contudo, mais do que reduzir o impacto dos tributos no orçamento, esse planejamento é indispensável para que todas as obrigações acessórias também sejam cumpridas, evitando quaisquer penalidades.

Para tanto, a elaboração dessa estratégia leva em conta informações de diversas naturezas como:

  • economia: avaliação das mudanças na taxa Selic e no câmbio, projeção da inflação e outros;
  • legislação: estudo sobre a atualização de leis e demais instrumentos legais que podem impactar nos custos das empresas em áreas como trabalhista, previdenciária e fiscal;
  • empresa: análise orçamentária e patrimonial que possibilite uma compreensão sobre a realidade da empresa.

Em síntese, o planejamento fiscal e contábil anual analisa o histórico da empresa e projeta as ações mais adequadas para aliviar a carga tributária e evitar o não cumprimento da legislação.

Quais são os passos para a elaboração do planejamento fiscal e contábil?

Agora que você já entendeu melhor o que é o planejamento fiscal e contábil, chegou o momento de pensar em como fará a sua elaboração. Para isso, separamos uma lista com cinco passos indispensáveis que ajudarão nessa tarefa. Confira a seguir.

1. Faça uma avaliação de desempenho

O primeiro passo a ser dado para qualquer tipo de planejamento é a identificação da situação atual. Por isso, é fundamental que seja realizada uma comparação do exercício atual com os exercícios anteriores. Para tanto, são utilizados balanços patrimoniais e Demonstrações de Resultados do Exercício (DREs).

A partir dessa análise, é possível estabelecer alterações que eventualmente devem ser feitas no enquadramento fiscal. Além disso, o estudo também permite entender se o negócio está crescendo ou não, se houve alterações de custos operacionais e elaborar projeções de faturamento e crescimento.

2. Identifique pontos de melhoria

Entendida melhor a realidade do seu negócio, é importante identificar quais pontos devem passar por alguma melhoria. Nessa etapa, pode-se planejar conjuntamente com a equipe da contabilidade quais são as medidas que serão adotadas nos próximos 12 meses.

Para isso, as informações levantadas na avaliação de desempenho são indispensáveis, pois elas é que darão subsídios para a tomada de decisões. Aqui devem ser entendidos os problemas que precisam ser enfrentados, por exemplo:

  • reduzir os custos operacionais;
  • aumentar ou diminuir o quadro funcional;
  • implementar soluções tecnológicas;
  • terceirizar determinados processos.

É aqui que será avaliado se haverá alteração do enquadramento fiscal, como sair ou não do Simples Nacional e se será trabalhado com Lucro Real ou Lucro Presumido.

3. Trace metas

Agora você já deve ter entendido como o seu negócio está atualmente em relação aos exercícios anteriores e quais são os pontos de atenção. Agora, é o momento de estabelecer quais metas devem ser atingidas para que as melhorias recomendadas sejam possíveis.

Se você identificou, por exemplo, que o seu negócio tem direito a um crédito do Governo Federal, poderá traçar como meta a sua solicitação, ou ainda, se foi identificado que os impostos de um determinado produto que você comercializa aumentou muito, poderá ter como meta ações que diminuam o seu custo.

4. Elabore um cronograma

Ter um cronograma bem definido é primordial para obter excelência na execução do planejamento fiscal e contábil. Em vista disso, estipule os prazos necessários para cada uma das metas estabelecidas e levante as datas do calendário contábil.

Esse cronograma deve conter todas as taxas, colaborações e impostos que incidem na empresa. Dessa maneira, os valores devidos, as datas de pagamento e demais ações relevantes ficarão claras e organizadas. A partir disso, também poderá ser preparado o orçamento para todos os custos.

Como consequência, você terá maior chance de realizar os pagamentos em dia e alinhados com as projeções de faturamento de cada mês. Assim, evitam-se juros e multas, além de manter as finanças da empresa equilibrada.

5. Revise o planejamento

Planejar significa antever eventos e organizar ações para lidar com eles. Contudo, isso não significa que o planejamento só precisa ser executado depois de pronto. Na prática, geralmente a execução de um plano não ocorre exatamente como o imaginado.

Sendo assim, é fundamental que sejam analisados os resultados de cada conjunto de ações previstas. Com essa prática, será possível realizar correções e ajustes que eventualmente sejam necessários.

Portanto, se você empreende ou é profissional da contabilidade, agora já tem os passos para iniciar o planejamento do seu negócio ou de seus clientes. Para que o seu planejamento fiscal e contábil possa ser elaborado e executado de forma otimizada, a Fortes Tecnologia possui soluções com diversos cases de sucesso para você. Entre em contato e conheça os nossos sistemas.

Últimos posts ????

ebook-difal
banner-artigos-carga-tributaria-brasileira
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!