Para que uma empresa possa obter o desenvolvimento da sua produção e garantir serviços de excelente qualidade, é necessário que os gestores saibam organizar e distribuir tarefas de forma correta a todos os profissionais da instituição. Ou seja, isso exige que os líderes saibam quais são os papéis e responsabilidades de cada departamento e colaboradores envolvidos. A esse respeito, podemos citar, por exemplo, a função do contador que está cada vez mais complexa e se moldando de acordo às necessidades e tendências do mercado.
Esse ramo é visto atualmente como de grande valia para o sucesso de uma empresa, já que cumpre importantes funções dentro da gestão de contas e receitas da empresa. Além disso, devido à nova dinâmica de mercado e inserção tecnológica, os profissionais contábeis estão ganhando espaço no planejamento estratégico de projetos e planos de ação para o desenvolvimento do negócio.
Por conta disso, é sempre válido ficar por dentro do papel do contador diante das mudanças ocorridas no ambiente interno e externo da empresa. Caso você tenha se interessado por esse tema, preparamos este artigo contendo as principais informações. Acompanhe!
O que é um contador e o que ele faz na prática?
Basicamente, o contador cumpre a finalidade de executar trabalhos burocráticos, bem como lidar com balanços financeiros e planejamentos estratégicos para o progresso da corporação frente aos desafios tributários e normativos. Além do mais, essa função está cada vez mais complexa, já que tem ganhado importância nas decisões e planejamentos realizados pelo setor administrativo. Na prática ele atua:
- acompanhando e prevendo a entrada e saída de recursos;
- organizando e otimizando a demanda fiscal, tributária e orçamentária da instituição;
- garantindo comunicação ativa com os setores responsáveis por fiscalizar as atividades da empresa em todas esferas de governo.
Qual é o papel do contador perante as mudanças?
Com as mudanças na legislação, a elevação do rigor das obrigações contábeis, bem como a sofisticação das ferramentas utilizadas na execução dos processos, o trabalho do contador tem sofrido grandes mudanças, de modo a ganhar cada vez mais importância na gestão empresarial. Confira as principais vertentes que influenciam a função contábil!
Tecnológicas
Em se tratando das mudanças tecnológicas presentes, tanto no ambiente externo quanto interno da empresa, os profissionais contábeis são decisivos na organização dos investimentos, de modo a ajudar o gestor a identificar a condição atual da empresa e sua capacidade em direcionar recursos para a implementação de ferramentas tecnológicas.
Econômicas
O mercado externo está em constante mudança. Nesse sentido, fatores políticos e econômicos influenciam diretamente na condição de crescimento de qualquer empreendimento. Dessa forma, o contador contribui bastante ao fazer uma análise do andamento da empresa em questões financeiras, comparando com a situação do mercado, de modo a apresentar correções pontuais para validar o sucesso da empresa.
Organizacionais
Quando se trata dos assuntos burocráticos e da gestão de fluxo de entrada e saída de capital da empresa, a organização dos processos é um fator decisivo para a eficiência e produtividade da empresa. Nesse caso, o contador deve ter uma visão geral sobre a demanda do negócio e suas necessidades, de modo a contribuir com a organização e integrar inovações, auxiliar as empresas nas transições e contribuir com a competitividade.
Essas foram as principais informações acerca do papel do contador diante das mudanças ocorridas no ambiente externo e interno da empresa. Percebe-se que esse profissional representa grande importância para a sustentabilidade e desenvolvimento de um negócio.
Gostou do artigo? Então divulgue em suas redes sociais para que seus familiares e amigos possam ficar por dentro desse tema!
Últimos posts ????