Negócio em casa: veja quais erros evitar no seu escritório contábil

Negócio em casa: veja quais erros evitar no seu escritório contábil
3 minutos de leitura

O home office é uma tendência que cresce a cada dia e mais da metade dos brasileiros se consideram preparados para trabalhar integralmente nessa modalidade. Essa é uma ótima alternativa para profissionais do setor de contábil que desejam ter seu próprio negócio em casa. Afinal, oferece vantagens como flexibilidade de horários, mais qualidade de vida e economia com transporte e aluguel de espaço.

No entanto, é preciso cuidado para evitar alguns erros que podem comprometer o desempenho do seu escritório contábil. Vamos conferir, a seguir, quais são eles e como evitá-los.

Desequilíbrio entre vida pessoal e trabalho

Trabalhar em casa exige manter o equilíbrio entre o pessoal e o profissional. Do contrário, é comum que as atividades acabem se misturando com as tarefas do dia a dia, o que compromete a eficiência no home office. Por outro lado, resolver situações do trabalho fora de hora pode levar ao esgotamento físico e mental.

Para evitar que isso aconteça, é importante estabelecer limites e ter um planejamento bem definido. Evite tratar de questões relacionadas à sua vida pessoal durante o horário de trabalho. Do mesmo modo, é aconselhado desativar as notificações de e-mail e smartphone relacionadas ao trabalho fora do expediente.

Não criar uma rotina

É comum o pensamento de que ter um negócio em casa significa trabalhar quando bem entender. Entretanto, você deve ter em mente que, assim como no trabalho tradicional, é preciso cumprir prazos e manter uma rotina consistente para cumprir as metas.

Sendo assim, organize o seu dia estabelecendo horários fixos para trabalhar. Uma dica é definir um cronograma diário para determinar as prioridades e manter a produtividade. O uso de aplicativos para a gestão de tarefas e horários também é indicado para manter a rotina em dia.

Problemas de comunicação

A falta de interação humana no trabalho em casa, muitas vezes, resulta em problemas na comunicação com o cliente, como erros e negligências com prazos e prioridades na execução de uma tarefa. Nesse sentido, é fundamental manter o contato regularmente para evitar que essa barreira prejudique o desempenho do negócio. Contudo, também é preciso cuidado e buscar um meio-termo, de modo que essa interação não seja exagerada e consuma o seu tempo produtivo.

Falta de espaço reservado ao trabalho

Quem tem um negócio em casa precisa de um lugar fixo para trabalhar. Afinal, isso garante mais profissionalismo, foco nas tarefas e permite ter todo o material necessário para as tarefas ao alcance das mãos.

A falta de um espaço próprio pode causar distrações, principalmente em cômodos com som da TV e pessoas conversando. Outro detalhe é que um local reservado para suas atividades ajuda a família a estar ciente que, quando você está naquele espaço, está concentrado no trabalho e não deve ser interrompido a todo momento.

Não se atualizar em relação à tecnologia e a legislação

Outro ponto para se atentar é manter a atualização constante, o que por vezes é deixado para segundo plano quando se trabalha em casa. No primeiro caso, investir em softwares de gestão é fundamental para aumentar a qualidade dos serviços de contabilidade, a segurança, a produtividade, entre outros.

Já em relação à legislação fiscal e tributária, é importante estar de olho nas mudanças nas normas. Isso vai evitar a ocorrência de erros provocados pela falta de conhecimento das mudanças nas normas da contabilidade, comprometendo sua credibilidade.

Como vimos, ter um negócio em casa requer alguns cuidados extras. Manter uma rotina responsável, para cumprir os seus compromissos, é indispensável para assegurar o sucesso do seu escritório contábil. Por isso, não deixe de manter o profissionalismo mesmo trabalhando no modelo home office.

Gostou da leitura e se lembrou de mais algum erro que deve ser evitado ao montar um escritório em casa? Então, conte para a gente nos comentários!

Últimos posts ????

ebook-difal
banner-artigos-carga-tributaria-brasileira
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!