Como desenvolver o marketing pessoal na Contabilidade?

Como desenvolver o marketing pessoal na Contabilidade?
3 minutos de leitura

Foi-se o tempo em que fazer networking e divulgar a empresa, era simplesmente apresentar um cartão de visita e estampar a nossa marca em um outdoor. Hoje, ter tudo isso sem fazer o marketing pessoal, é praticamente uma perda de tempo.

Atualmente diversas estratégias foram desenvolvidas no mercado, ampliando ainda mais as oportunidades de crescimento, posicionamento e divulgação das marcas, seja nos produtos ou serviços ofertados. 

O Marketing pessoal tem sua relação neste cenário, porém, antes de falar da importância dele para a construção da sua imagem, é fundamental compreender os seus principais conceitos.

O que é marketing pessoal?

O Marketing Pessoal é um conjunto de ações e estratégias utilizadas para construir uma imagem e posicionamento do indivíduo, considerando valores, essência e elementos que estão alinhados às características pessoais e mensagens que você deseja transmitir.

Não se trata apenas de cuidar da aparência ou sua imagem, mas sim de observar a importância de uma boa postura profissional nas suas relações, comportamento e comunicação. Afinal, tudo comunica!

Muitos profissionais no mercado ainda buscam aperfeiçoamento técnico nas suas áreas como: legislação, declarações, obrigações acessórias e muitas outras rotinas direcionadas para o técnico. Mas, eles esquecem de desenvolver habilidades gerenciais como: influência social, comunicação, posicionamento, negociação, etc. Questões estas que são fundamentais para a construção do seu posicionamento e percepção de valor da sua marca.

Vale ressaltar a importância do reforço em outros aspectos, pois mesmo com domínio e propriedade no assunto, títulos, formações e especializações na área, se faz necessário divulgar, vender, se posicionar e ofertar o seu serviço de uma forma estratégica, gerando valor sobre aquilo que se executa.

Claro que o domínio técnico é muito relevante, mas, como sempre digo: – o conhecimento técnico te trouxe até aqui, mas não te levará ao próximo nível. Você precisa fortalecer o seu pilar técnico com a construção da sua imagem e marca no mercado, e assim, conseguir atrair clientes e oportunidades para o crescimento do seu negócio.

Qual a diferença entre Marketing Pessoal e Personal Branding?

O termo Personal Branding é definido como gestão da sua marca pessoal, é construir a sua essência a partir dos elementos que você transmite na sua imagem, postura e valores. É aquilo que você “externaliza” sobre quem você é e o que você acredita!

Personal Branding envolve  a sua imagem, identidade, posicionamento e comunicação.

Já o Marketing pode ser visto como um conjunto de estratégias guiadas através de um bom planejamento e ações pautadas para o posicionamento no mercado, assim como construções de objetivos específicos.

A principal diferença, é que no Marketing Pessoal as ações independem das características e elementos pessoais do indivíduo, o foco está no público que você deseja atrair, potencializando ainda mais o seu negócio.

05 dicas para você alavancar a sua carreira

Se você está interessado em se desenvolver profissionalmente, listei abaixo 5 dicas básicas e importantes para o seu crescimento profissional na contabilidade. São elas:

  1. investir na sua imagem: providencie fotos profissionais para trabalhar a construção da sua imagem em materiais, redes sociais e divulgação do seu trabalho;
  2. ter clareza sobre quem é o seu público-alvo: ter isso em mente te ajuda a construir estratégias direcionadas para tal, fortalecendo a sua imagem e notoriedade na área que você deseja atrair;
  3. desenvolver a habilidade de comunicação e técnicas de oratória: comunicar-se é a habilidade do momento, tudo isto porque cada vez mais pessoas se conectam com pessoas, e não há como delegar esse trabalho;
  4. construir bem a sua rede de contatos: invista tempo para o networking, estabelecer boas parcerias e diálogo com os seus clientes é a melhor maneira de gerar negócios e atrair oportunidades;
  5. trabalhar o seu posicionamento nas redes sociais: aproveite essa ferramenta para construir sua autoridade no mercado, divulgar o seu trabalho e criar ferramentas de atração de clientes.

Se você gosta de leitura, separei além das dicas anteriores, três livros e autores queridinhos da área de Marketing Pessoal.

  • Gestão de marcas – por Alice M. Tybout 
  • Comece pelo porquê – por Simon sinek
  • Marketing 4.0 – por: Philip Kotler

O marketing pessoal não é apenas se promover

Importante reforçar que investir e cuidar da sua imagem não significa simplesmente focar em se promover, mas sim buscar destacar positivamente suas habilidades e características que definem o seu diferencial, gerando valor para o seu produto/serviço e contribuindo para as empresas com soluções que você possui.

Trate isso como prioridade na sua carreira e atue de uma forma natural. Com isso, poderá levar a sua essência e deixar a sua marca no mundo.

Vamos juntos nesta jornada?

Últimos posts ????

ebook-difal
banner-artigos-carga-tributaria-brasileira
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!