Foi-se o tempo em que fazer networking e divulgar a empresa, era simplesmente apresentar um cartão de visita e estampar a nossa marca em um outdoor. Hoje, ter tudo isso sem fazer o marketing pessoal, é praticamente uma perda de tempo.
Atualmente diversas estratégias foram desenvolvidas no mercado, ampliando ainda mais as oportunidades de crescimento, posicionamento e divulgação das marcas, seja nos produtos ou serviços ofertados.
O Marketing pessoal tem sua relação neste cenário, porém, antes de falar da importância dele para a construção da sua imagem, é fundamental compreender os seus principais conceitos.
O que é marketing pessoal?
O Marketing Pessoal é um conjunto de ações e estratégias utilizadas para construir uma imagem e posicionamento do indivíduo, considerando valores, essência e elementos que estão alinhados às características pessoais e mensagens que você deseja transmitir.
Não se trata apenas de cuidar da aparência ou sua imagem, mas sim de observar a importância de uma boa postura profissional nas suas relações, comportamento e comunicação. Afinal, tudo comunica!
Muitos profissionais no mercado ainda buscam aperfeiçoamento técnico nas suas áreas como: legislação, declarações, obrigações acessórias e muitas outras rotinas direcionadas para o técnico. Mas, eles esquecem de desenvolver habilidades gerenciais como: influência social, comunicação, posicionamento, negociação, etc. Questões estas que são fundamentais para a construção do seu posicionamento e percepção de valor da sua marca.
Vale ressaltar a importância do reforço em outros aspectos, pois mesmo com domínio e propriedade no assunto, títulos, formações e especializações na área, se faz necessário divulgar, vender, se posicionar e ofertar o seu serviço de uma forma estratégica, gerando valor sobre aquilo que se executa.
Claro que o domínio técnico é muito relevante, mas, como sempre digo: – o conhecimento técnico te trouxe até aqui, mas não te levará ao próximo nível. Você precisa fortalecer o seu pilar técnico com a construção da sua imagem e marca no mercado, e assim, conseguir atrair clientes e oportunidades para o crescimento do seu negócio.
Qual a diferença entre Marketing Pessoal e Personal Branding?
O termo Personal Branding é definido como gestão da sua marca pessoal, é construir a sua essência a partir dos elementos que você transmite na sua imagem, postura e valores. É aquilo que você “externaliza” sobre quem você é e o que você acredita!
Personal Branding envolve a sua imagem, identidade, posicionamento e comunicação.
Já o Marketing pode ser visto como um conjunto de estratégias guiadas através de um bom planejamento e ações pautadas para o posicionamento no mercado, assim como construções de objetivos específicos.
A principal diferença, é que no Marketing Pessoal as ações independem das características e elementos pessoais do indivíduo, o foco está no público que você deseja atrair, potencializando ainda mais o seu negócio.
05 dicas para você alavancar a sua carreira
Se você está interessado em se desenvolver profissionalmente, listei abaixo 5 dicas básicas e importantes para o seu crescimento profissional na contabilidade. São elas:
- investir na sua imagem: providencie fotos profissionais para trabalhar a construção da sua imagem em materiais, redes sociais e divulgação do seu trabalho;
- ter clareza sobre quem é o seu público-alvo: ter isso em mente te ajuda a construir estratégias direcionadas para tal, fortalecendo a sua imagem e notoriedade na área que você deseja atrair;
- desenvolver a habilidade de comunicação e técnicas de oratória: comunicar-se é a habilidade do momento, tudo isto porque cada vez mais pessoas se conectam com pessoas, e não há como delegar esse trabalho;
- construir bem a sua rede de contatos: invista tempo para o networking, estabelecer boas parcerias e diálogo com os seus clientes é a melhor maneira de gerar negócios e atrair oportunidades;
- trabalhar o seu posicionamento nas redes sociais: aproveite essa ferramenta para construir sua autoridade no mercado, divulgar o seu trabalho e criar ferramentas de atração de clientes.
Se você gosta de leitura, separei além das dicas anteriores, três livros e autores queridinhos da área de Marketing Pessoal.
- Gestão de marcas – por Alice M. Tybout
- Comece pelo porquê – por Simon sinek
- Marketing 4.0 – por: Philip Kotler
O marketing pessoal não é apenas se promover
Importante reforçar que investir e cuidar da sua imagem não significa simplesmente focar em se promover, mas sim buscar destacar positivamente suas habilidades e características que definem o seu diferencial, gerando valor para o seu produto/serviço e contribuindo para as empresas com soluções que você possui.
Trate isso como prioridade na sua carreira e atue de uma forma natural. Com isso, poderá levar a sua essência e deixar a sua marca no mundo.
Vamos juntos nesta jornada?
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