Entenda o que é um investidor anjo e qual o seu papel em um empreendimento

O investidor anjo é um tipo de investidor que já existe há um certo tempo, mas ganhou bastante notoriedade após o boom das StartUps.

Entenda o que é um investidor anjo e qual o seu papel em um empreendimento
2 minutos de leitura

O investidor anjo é, em geral, um empreendedor ou executivo que injeta o seu capital financeiro e experiência no mercado para alavancar um negócio em desenvolvimento. Esse tipo de investimento é ideal para empreendedores que planejam abrir ou ampliar um negócio, ou desejam contar com apoio nas estratégicas.

Neste post, conheça algumas das vantagens e desvantagens de buscar ajuda de um investidor anjo para o seu negócio contábil. Boa leitura!

Vantagens de ter o apoio de um investidor anjo

O investidor anjo não fornece apenas dinheiro ao entrar num negócio, mas também experiência no mercado. Assim, ele agrega outros benefícios que contribuem para o crescimento da empresa, como veremos a seguir.

Capital para investir

Muitas vezes, o profissional de contabilidade que deseja montar o próprio negócio não dispõe do capital necessário para viabilizar o seu negócio. Nesse momento, o investidor anjo pode ser a solução, seja para um novo empreendimento, seja para empregar em seu crescimento.

Assim, se você precisa alcançar um determinado valor para montar seu escritório contábil, pode encontrar nesse tipo de investidor a oportunidade de ter acesso ao recurso financeiro necessário. Outra vantagem nesse sentido é que o empreendedor não terá o seu patrimônio implicado nesse capital empregado.

Networking

Além dos recursos financeiros, o investidor anjo também traz toda a sua rede de contatos profissionais e pessoais ao negócio. Todo esse networking muitas vezes não seria alcançado pelo empreendedor e pode agregar mais valor e credibilidade para a empresa.

O investidor anjo está disposto a assumir riscos

A dificuldade do empreendedor na hora de conseguir um empréstimo bancário é comum. Isso muitas vezes acontece devido aos riscos que envolvem o negócio, trazendo mais burocracia no processo para ser aprovado.

É aí que entra o investidor anjo. Disposto a assumir esses riscos, ele decide apostar no potencial de desenvolvimento da empresa.

black-da-fortes-sistema-contabil

Desvantagens de contar com um investidor anjo

Apesar dos benéficos de ter o apoio de um investidor anjo, também existem algumas desvantagens que precisam ser avaliadas com cuidado pelo empreendedor. Confira quais são elas neste tópico.

Participação ativa nas decisões da empresa

Apesar de não ser o sócio majoritário, o investidor deve ser informado sobre os rumos do negócio e suas opiniões devem ser levadas em conta. Com sua participação ativa nas tomadas de decisões, o empreendedor não detém total controle sobre as operações da empresa.

Investidores errados

Caso o investidor anjo não conheça nada em relação ao seu empreendimento, ele pode não estar cientes dos riscos envolvidos. Além disso, como ele tem influência nas tomadas de decisões, isso pode prejudicar ainda mais a situação, trazendo o risco de desentendimentos em relação ao andamento do negócio.

Participação nos lucros

O investidor anjo decide participar de uma empresa visando a lucratividade que ela será capaz de gerar. Desse modo, você concede parte dos seus ganhos em troca do investimento que ele oferece para o seu negócio.

Isso significa que, quanto mais a sua empresa crescer, maior será a quantia que o investidor receberá. Essa participação nos lucros tem como base a porcentagem que você concordou em contrato.

Contar com um investidor anjo para iniciar um negócio de contabilidade traz mais do que o capital para seu empreendimento. Ele também pode ser um importante parceiro, agregando conhecimento estratégico e a motivação necessária para alavancar o seu negócio. Por isso, elabore um bom plano de negócio e busque alguém com experiência no seu setor para ser o melhor investidor para o seu negócio.

Achou a leitura interessante? Continue conosco e confira o artigo sobre como perder o medo de empreender na contabilidade.

Últimos posts ????

Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!