Gestão em nuvem: como é feito o backup dos dados?

O backup de dados é extremamente importante e se torna ainda mais seguro quando feito diretamente na nuvem.

Gestão em nuvem: como é feito o backup dos dados?
4 minutos de leitura

Criar backups seguros e confiáveis ​​tem sido uma tarefa fundamental em data centers desde o início do seu uso nas empresas. Isso acontece por um bom motivo. Quando você perde dados, a capacidade de recuperá-los rapidamente pode significar a diferença entre segurança e desastre. Neste post vamos falar do backup de dados em relação a gestão em nuvem.

Na prática, usar o backup na nuvem em vez dos métodos tradicionais de backup, pode ajudar a garantir que você esteja na primeira categoria de segurança. Mas falando de tudo isso, precisamos dar um passo antes. Afinal, você sabe como é feito um backup de dados? Conhece as soluções disponíveis para executar esse trabalho?

Tudo que o você precisa saber sobre backup está aqui! Veja desde o conceito dessa prática, como fazer da forma certa e até os erros que podem acontecer e que você deve evitar.

O que é um backup? E qual a importância dessa gestão em nuvem?

Os dados que cada indivíduo e organização criam são únicos e precisam ser armazenados de forma segura. Para garantir a segurança de seus dados, backups desses dados devem ser feitos regularmente. Na prática, o backup se trata de uma cópia exata dos dados que podem ser recuperados caso as versões originais sejam perdidas.

Isso é extremamente importante para mitigar o risco de suas informações serem perdidas quando sua plataforma de armazenamento principal for danificada, invadida ou destruída.

Nesse caso, o Cloud Backup ou backup online na nuvem, é uma estratégia que consiste em levar para a nuvem a cópia dos dados de sua empresa. Esse método já vem sendo utilizado por usuários domésticos em seu dia a dia, através de soluções como o Google Drive. Mas agora é a vez das empresas aproveitarem esse potencial utilizando serviços mais amplos.

Como fazer backup da forma correta?

As soluções de backup tradicionais permitem que você faça uma cópia de seus dados em um dispositivo secundário. O bom senso exige que você garanta que o dispositivo de backup secundário não seja armazenado próximo ao local de armazenamento de dados principal.

Esse requisito existe para reduzir o risco de perder o armazenamento principal e de backup no caso de um evento catastrófico que destrua todo o local onde seus dados estão armazenados.

Mas com a evolução da nuvem, junto com todos os seus outros benefícios, criou a capacidade de indivíduos e empresas fazerem backups seguros de seus dados em plataformas fornecidas por provedores de serviços de backup online.

Esse recurso externo e automático diminuiu a carga operacional de precisar garantir que os backups sejam feitos em um local específico e de forma manual. As soluções de backup em nuvem de fato têm benefícios adicionais em relação às soluções de backup tradicionais, além dessa capacidade automática.

Principais diferenças de fazer backup local e backup na nuvem

fortes-tecnologia-gestao-em-nuvem-feed

Ao considerar o backup em nuvem versus backups tradicionais, discos rígidos e servidores internos ainda podem ser peças úteis de infraestrutura, mas a nuvem é uma ótima maneira de garantir a segurança de seus dados importantes.

As soluções de backup em nuvem também exigem menos sobrecarga de gerenciamento e manutenção do que as soluções de backup tradicionais. As empresas de soluções de backup estão investindo ainda mais no desenvolvimento em suas plataformas de nuvem porque já sabemos que o mercado de soluções de backup tradicional só tende a encolher.

Esse aumento de investimento resultou em interfaces simples e fáceis de usar que qualquer pessoa pode gerenciar a nuvem com pouco ou nenhum treinamento necessário. Além disso, as soluções de backup são de baixo custo, contando ainda com alta disponibilidade de ambientes de teste.

O provedor certo pode ajudar a garantir que seus dados e infraestrutura estejam sempre protegidos!

Diferença entre plataformas gratuitas e estruturas completas de gestão em nuvem

“Nós tivemos uma invasão e eu tive que fazer todo restore e backup, e com a solução em cloud eu já não me preocupo mais com isso, onde eu tenho confiança, estabilidade e suporte 24h. Como o desenvolvimento do projeto foi algo surpreendente, a operação em si e o administrativo sentiram muito pouco essa grande transformação na tecnologia da empresa.” – Renato Rodrigues, Gerente de TI do Viva Supermercados.

Esse é um relato que mostra como é importante contar com soluções completas para o backup de dados na nuvem. Mas o que mais é possível conseguir com esse tipo de estrutura? Vamos detalhar alguns pontos a seguir:

  • Os custos funcionam a seu favor: os backups em nuvem funcionam em um modelo de assinatura pay-per-use. Há uma barreira muito baixa de entrada, pois você pode assinar e utilizar uma plataforma de backup corporativo por uma fração do custo que seria necessário para implementar uma solução de backup corporativo tradicional semelhante no local, além de ter a garantia de segurança quando comparado com uma solução gratuita;
  • Os backups em nuvem oferecem capacidade escalável: as soluções de backup gratuitas são limitadas à capacidade da espaço de armazenamento usada para salvar os dados de backup. Este não é o caso dos backups em nuvem com plataformas completas, que são escaláveis, aumentando a capacidade sem esforço à medida que seus dados aumentam. Por exemplo, se você precisa fazer backup de 20 GB de dados hoje com uma solução de backup em nuvem, basta solicitar esse volume de espaço;
  • Tempo de gerenciamento reduzido: as soluções completas também exigem menos sobrecarga de gerenciamento e manutenção do que as soluções de backup gratuitas. A maioria das operações precisam ser programadas apenas uma única vez para já começar a funcionar, sem a necessidade de ações manuais sempre que precisar.

Não se pode contestar a capacidade externa automática, melhor gerenciamento de capacidade, maior eficiência de custos, maior simplicidade, liberdade superior e experiência de gerenciamento aprimorada quando falamos do que as soluções de backup em nuvem têm a oferecer.

Chegando até aqui, você deve ter percebido que contar com uma empresa com nuvem de confiança é a melhor escolha para fazer todo o trabalho de backup dos dados, certo? Então veja como a Equipe da Sky.One pode ajudar você!

Conteúdo escrito pela Sky.One para o blog da Fortes Tecnologia.

Confira também os nossos últimos conteúdos ????

ebook-difal
banner-artigos-carga-tributaria-brasileira
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!