Durante o período de graduação em contabilidade, é normal que você tenha o desejo de buscar um estágio na área para adquirir experiência. Contudo, para se sair bem na entrevista de estágio contábil e conquistar a vaga, é preciso se preparar e conhecer bem a empresa.
Outros pontos também são fundamentais para o sucesso na entrevista, como manter uma boa comunicação e uma boa postura. Para ajudar, selecionei 10 dicas que vão fazer toda a diferença. Continue a leitura para conhecê-las!
1. Chegue cedo
Chegar antes do horário marcado é o primeiro passo para uma entrevista de sucesso. Estar no local com antecedência demonstra que você é responsável, pontual e que realmente tem interesse na vaga. Além disso, é fundamental para que você possa contornar algum imprevisto a tempo.
Para não ter perigo de se atrasar e chegar com calma, procure conhecer o trajeto dias antes da entrevista. Vale a pena até mesmo deixar o endereço anotado. Na hora de se preparar, certifique-se de que as roupas já estejam escolhidas, o que vai evitar a demora na hora de decidir o que usar.
2. Tenha uma boa comunicação
É fundamental demonstrar sua capacidade de organizar e apresentar ideias de maneira clara e objetiva. Por isso, responda as perguntas de forma tranquila e natural, aproveitando para falar sobre seus conhecimentos de contabilidade e como será útil para a equipe.
Evite o uso de palavras difíceis que tenham apenas o intuito de impressionar o recrutador. Gírias e palavrões então, nem pensar! Mesmo que o ambiente seja informal, você deve manter ter o cuidado com deslizes em relação ao tom da entrevista e o uso das palavras.
3. Seja proativo sem interromper as outras pessoas
Fale dos seus interesses e os motivos para querer trabalhar nessa empresa. Faça com que os recrutadores percebam seu desejo de aprender, curiosidade e força de vontade. Entretanto, aguarde o momento certo e evite interromper quando eles falarem. Caso tenha anotado alguns pontos relevantes durante a entrevista, aborde-os assim que o recrutador abrir espaço para perguntas.
4. Fale sobre os pontos importantes da sua trajetória
Mesmo que ainda não tenha nenhum tipo de experiência profissional, você pode pontuar sobre suas conquistas pessoais durante a entrevista. Fale de projetos que foram organizados por você, atividades em grupo, trabalhos voluntários e intercâmbio.
Ressaltar esses pontos vai mostrar sua capacidade de fazer atividades em equipe. Além disso, é uma ótima maneira para que percebam que você tem iniciativa e está sempre em busca de aperfeiçoamento, o que só vai trazer vantagens para a empresa.
5. Tenha boa postura e vestimenta adequada
A linguagem corporal pode revelar muito sobre um candidato. Sendo assim, preste atenção à sua postura a partir do momento que você chegar à entrevista. A primeira impressão conta muito, por isso, use roupas básicas e evite decotes, bermudas, peças chamativas e perfumes fortes.
Ao entrar na sala, nada de se sentar de qualquer jeito, pois isso pode aparentar desmotivação ou desinteresse. Na hora de falar, procure não exagerar nos gestos, responda de maneira tranquila, mas sempre com firmeza e convicção.
6. Acompanhe diariamente os portais de notícias
Durante a entrevista, você pode ser questionado ou direcionado para algum assunto importante da atualidade. Portanto, todos os dias, confira diversos canais de notícias e esteja sempre antenado com o que está acontecendo.
Se tiver algum assunto que você não entende, faça uma pesquisa em outros sites e livros. Assim você garante um conhecimento mais aprofundado sobre o tema.
Um exemplo atual é a Reforma Tributária, algo que vai impactar diretamente no trabalho do contador. Se você ainda não sabe sobre as propostas que circulam no congresso, então fica aqui a dica.
7. Conheça algumas tecnologias
Hoje em dia, é impossível o contador trabalhar sem tecnologia. Softwares contábil e fiscal, ferramentas de gestão, BIs e Cloud (dados na nuvem) são ótimos exemplos de tecnologias que fazem parte da rotina de um bom escritório contábil.
Portanto, se possível, faça cursos que lhe ofereçam experiências práticas com determinadas tecnologias e apresente-os tanto no seu currículo quanto na entrevista.
A Fortes Tecnologia, por exemplo, tem um projeto chamado Fortes Academy. Confira se a sua universidade tem parceria com esse projeto.
8. Pesquise um pouco sobre a empresa
Mostrar o interesse de trabalhar na empresa em poucos minutos, pode ser um desafio. Mas se você pesquisar um pouco na internet, fica mais fácil demonstrar o seu interesse por ela.
Entre no site e nas redes sociais da empresa em que vai ser entrevistado e entenda mais sobre ela. Busque saber em que cidades ela atua, os tipos de serviços que ela oferece, o tipo de cliente que ela tem, e até mesmo, as premiações e destaques que a empresa já teve na mídia.
Dessa forma, na hora da entrevista você pode surpreender o recrutador ao falar o que sabe sobre a organização. Mas claro, saiba o momento certo de mostrar esse seu conhecimento. Afinal, o recrutador não pode ser cortado no meio da conversa e nem se perder com sua apresentação. Haja naturalmente!
9. Evite assuntos polêmicos
Por ser um profissão bastante ligada a diversos assuntos polêmicos como decisões políticas, governamentais e econômicas, é normal que haja uma opinião própria sobre determinados assuntos.
Mas como você não conhece o recrutador e nem a cultura da empresa, é melhor evitar que suas opiniões particulares sejam expostas. Pois a pessoa que está lhe entrevistando e até mesmo o dono da empresa pode pensar diferente de você. E por um pequeno detalhe você pode ser desclassificado.
Evite o juízo de valor sobre diversos assuntos, apenas opine caso seja indagado. E mesmo assim, seja inteligente na resposta.
10. Se prepare para entrevistas online
Atualmente, é bastante comum que empresas façam entrevistas por meio de transmissão de vídeo. Isso acontece porque muitas vagas estão sendo abertas no modelo home office e as empresas estão aproveitando para buscar talentos em outros locais.
Dessa forma, ainda considerando todas as dicas até aqui, é importante se preparar também para garantir uma ótima conexão de internet, assim como um computador ou celular que tenha uma boa qualidade de câmera.
Não é porque a entrevista é online que pode ser feita de qualquer jeito. O recrutador precisa fazer uma boa análise de você mesmo à distância. Então o ajude nesse quesito!
Essas são algumas dicas para você arrasar na entrevista de estágio contábil. Lembre-se de que quanto mais se preparar, maiores serão as chances de conquistar a vaga pretendida. Por isso, treine algumas repostas antes de ir para a entrevista e boa sorte!
O que achou das dicas? Se gostou, compartilhe em suas redes sociais para que seus contatos também vejam essas informações.
Últimos posts ????