4 dicas para criar uma boa consultoria de contabilidade

4 dicas para criar uma boa consultoria de contabilidade
4 minutos de leitura

Criar uma boa consultoria de contabilidade é fundamental para diversificar os serviços oferecidos por sua empresa e contribuir com a geração de valor para os clientes. Desse modo, há diversos benefícios envolvidos com a implementação desse novo recurso no seu negócio.

Muitos empreendedores conhecem em detalhes a sua corporação, mas não compreendem algumas particularidades da área contábil, que são triviais para quem já atua nesse setor. Isso significa que há muito espaço para um contabilista otimizar a gestão de custos, criar uma precificação adequada e auxiliar os clientes no desenvolvimento dos seus negócios.

Se você quer saber como criar uma consultoria contábil de sucesso, continue a leitura e confira nossas recomendações.

Qual a importância de diversificar os serviços do escritório?

Você já deve ter ouvido que a diversificação é a chave para a minimização dos riscos. Apesar de ser um conceito proveniente do mercado financeiro, essa ideia também faz sentido no meio empresarial e no mercado de prestação de serviços.

Isso significa que quanto mais atividades seu escritório contábil oferece, menor é a probabilidade de ficar sem trabalho ou de funcionar abaixo da sua capacidade de atendimento.

Por isso, é importante incluir novos serviços e produtos no seu portfólio, a fim de diversificar as possibilidades de serviço. Entre essas opções, a consultoria é uma excelente escolha, pois não exige nenhum aprendizado ou qualificação fora do escopo de um contabilista. A ideia, nesse caso, é utilizar seus conhecimentos de maneira estratégica em favor das empresas de seus clientes.

Quais as melhores dicas para fazer uma boa consultoria de contabilidade?

Entender quais são as melhores dicas na intenção de fazer uma boa consultoria contábil pode lhe ajudar a agregar valor ao cliente e conseguir bons retornos com esse tipo de serviço. Pensando em auxiliar você nessa etapa, separamos várias boas práticas para quem quer começar nesse ramo. Confira cada uma delas.

1. Estabeleça os serviços oferecidos

O primeiro passo rumo a uma consultoria contábil de sucesso é estabelecer quais são os serviços que serão oferecidos aos potenciais clientes. Por meio dessa definição, você obtém mais clareza sobre os processos possíveis e pode estipular estratégias que ajudem a agregar valor ao que está ofertando.

No ramo contábil, existem diferentes possibilidades para quem quer oferecer consultoria. Entre as principais, destacamos:

  • planejamento tributário;
  • otimização de processos;
  • relatórios de desempenho;
  • gestão financeira;
  • implementação de softwares.

Vale a pena identificar quais são as suas aptidões e da equipe para estabelecer quais são as melhores oportunidades. Assim, é possível aproveitar todo o potencial que esse mercado oferece para maximizar seus lucros.

2. Apresente uma proposta clara para os clientes

Com a intenção de ter sucesso no ramo de consultoria contábil, é importante ter propostas claras para encantar os consumidores e conseguir bons resultados. Para isso, a primeira etapa que apresentamos precisa estar concretizada.

Após, você consegue definir os processos que serão implementados para completar o serviço, além de mostrar aos potenciais clientes como seus serviços podem ajudá-los a sair de um ponto A para um B que representa melhora.

Por exemplo, suponha que você optou por prestar serviços na área tributária. Na sua proposta, é importante explicar o que será feito no planejamento dos impostos e como isso vai melhorar essa parte da empresa. Dessa forma, há a possibilidade de oferecer valor agregado ao serviço prestado e fechar mais contratos.

3. Use indicadores contábeis

Após definir serviços e entender como deixar sua proposta simples e clara, o próximo passo é estabelecer como você mostrará ao seu cliente os resultados obtidos por meio de seus serviços. Dessa maneira, é importante compreender quais indicadores contábeis são importantes e deixar claro que as mudanças que seus serviços proporcionaram ajudaram a empresa a melhorar o seu faturamento.

Por exemplo, se optar por consultoria na gestão financeira, é possível recorrer a KPIs de finanças para demonstrar a evolução obtida a partir das soluções que você indicou. Seja por meio de redução nos custos, seja por meio aumento da margem de contribuição ou qualquer outro aspecto, é necessário provar que o valor pago foi justo.

Assim, é mais fácil deixar o cliente satisfeito e obter boas avaliações no intuito de conquistar mais clientes. Nesse sentido, vale recorrer a ferramentas que auxiliem com tal processo, como os softwares contábeis e financeiros.

4. Gere valor para o negócio

No segmento de serviços, um passo importante para manter os clientes satisfeitos e a agenda cheia é gerar valor e superar as expectativas de quem contratou seus serviços. Para isso, o básico precisa ser feito.

Por exemplo, se você prometeu entregar relatórios em um determinado dia, trabalhe para não ter atrasos. Além disso, tenha atitudes que agreguem valor e mostre que você está disposto a ajudar o negócio daquele cliente.

Com isso, fica mais fácil deixá-lo satisfeito e conseguir indicações com a intenção aumentar a quantidade de consultorias contratadas. Além disso, contar com a tecnologia pode ser uma ótima opção para sua empresa.

Por que contar com a tecnologia?

Ao contar com um excelente sistema contábil, você tem acesso a diversos relatórios, documentos, indicadores e demais dados relevantes para o processo de tomada de decisão. Isso significa que sua consultoria ganha mais embasamento em suas sugestões e há maior geração de valor para o cliente.

Além disso, por meio de um sistema completo e alimentado em tempo real, você consegue orientar os clientes de maneira decisiva e alinhada com o momento atual que a corporação está enfrentando. Isso faz com que o empreendedor consiga se adaptar às variações de mercado de maneira eficiente e benéfica para o negócio.

Viu como é possível desenvolver uma excelente consultoria de contabilidade? Com alguns cuidados é possível diversificar suas atividades e trazer mais valor para as pessoas que já confiam em seu negócio. Assim, há benefícios tanto para o escritório quanto para os clientes, que têm acesso a informações ricas para o processo de tomada de decisão.

Que tal contar com os recursos da Fortes para otimizar sua consultoria? Então entre em contato conosco e entenda quais soluções estão alinhadas aos seus objetivos!

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