Contabilidade industrial: 3 dicas de como trabalhar nessa área

Contabilidade industrial: 3 dicas de como trabalhar nessa área
4 minutos de leitura

A contabilidade industrial é uma área contábil que trata da gestão das obrigações fiscais, contábeis e financeiras de uma indústria. Para atuar nessa área, é preciso fazer uma especialização, o que ajuda a dominar o conhecimento e a conquistar clientes do segmento.

Além disso, por se tratar de um serviço especializado, a remuneração do profissional de contabilidade industrial costuma ser bem maior do que aqueles profissionais que atuam como generalistas. 

Ainda, para ter sucesso na área, é preciso contar com as ferramentas certas para gerar, de forma consistente e ágil, estimativas precisas sobre custos que envolvem a fabricação do produto e a sua precificação.

Para ajudar você a entender como atuar na área de contabilidade industrial, preparamos este artigo. Acompanhe-o na íntegra!

O que é a contabilidade industrial e qual o campo de atuação?

A contabilidade industrial — ainda chamada de contabilidade analítica ou contabilidade de custos — nada mais é do que o processo de identificar e tratar custos de produção que contribuam para o produto final de uma indústria. 

Essa área contábil é responsável por gerenciar uma série de funções, a destacar custos como matéria-prima, transportes, bens subsidiários, produção, embalagem, marketing, mão de obra, energia, comercialização, entre outros.

A atuação do profissional de contabilidade industrial é importante porque esse segmento envolve diversos fatores, sendo um dos principais responsáveis por formular o custo do produto final. É por essa razão que, para atuar na área, é preciso fazer uma especialização, tendo em vista a importância e as particularidades desse tipo de cálculo para o segmento industrial.

Qual é a função da contabilidade industrial e a sua importância?

A importância da contabilidade industrial dá-se pelo fato de ela tornar possível que a empresa saiba exatamente os custos que envolvem a fabricação de determinado item e, dessa forma, calcular o valor da revenda com uma margem de lucro adequada.

Logo, ela envolve compreender onde estão e como se comportam os custos dentro dela, sendo uma contabilidade mais trabalhosa que a comercial, por exemplo, na qual o cálculo é feito com a soma do valor pago pela mercadoria, custos acessórios (como o frete e seguro), mais os tributos não compensáveis para fazer a identificação dos custos dessa mercadoria.

Já a contabilidade industrial abrange cálculos mais complexos, visto que transformar matéria-prima em produto final requer o estudo de custos com mão de obra, infraestrutura, armazenamento e outros.

Assim, a contabilidade industrial é a responsável por fazer o cálculo não apenas do valor investido na matéria-prima, mas também os custos de produção. 

Além disso, nos processos industriais, os lucros são aplicados após a conclusão da venda, depois de serem calculados os custos com despesas financeiras, comerciais e administrativas.

Como trabalhar na área de contabilidade industrial?

Já deu para você perceber que a contabilidade industrial é uma área de muita responsabilidade, mas que também oferece muitas oportunidades? Agora veja, a seguir, como trabalhar nessa área!

1. Amplie seu conhecimento sobre a área

A área industrial, apesar de trabalhar com a transformação de matéria-prima, possui processos diferentes dentro dela, voltados a tipos específicos de mercadorias. Nesse cenário, o contador que busca sucesso nessa área deve estar atento e conhecer as funções, que incluem: 

  • função mercantil: compra dos insumos e venda do produto final;
  • função técnica: transformação da matéria-prima;
  • função financeira: aplicação de capital e obtenção de financiamentos;
  • função econômica: aumento do patrimônio por meio dos lucros;
  • função social: geração de empregos e de bens úteis.

Logo, é fundamental investir em cursos e capacitações para compreender sobre o ramo industrial do cliente. Isso porque uma indústria farmacêutica não é igual a uma fábrica de roupas, por exemplo.

2. Treine sua equipe adequadamente

Para trabalhar na área de contabilidade industrial, você vai precisar capacitar os funcionários do seu escritório contábil, para que eles estejam cientes das especificidades das demandas da indústria referente à área contábil.

Capacite o time para que todos possam atuar de forma estratégica e com conhecimento atualizado a respeito das especificidades da área. Nesse cenário, é importante investir em bons treinamentos sobre a contabilidade de custos, compartilhar informações atualizadas da área e garantir que todos estejam alinhados com os conceitos do setor industrial. 

3. Esteja familiarizado com a tecnologia

A transformação digital chegou no setor industrial e impacta de forma positiva a contabilidade industrial. Afinal, com as ferramentas certas, é possível alinhar a comunicação com a equipe, garantir dados para a tomada de decisão e ainda diminuir as chances de erros durante os processos, além de outras vantagens.

Além disso, com um bom sistema de gestão contábil, é possível integrar dados, automatizar os cálculos e gerar relatórios que ajudam a visualizar os trabalhos e mitigar possíveis erros de cálculos e processos.

Com isso, você se destaca no mercado e consegue formar uma boa cartela de clientes, aumentando as suas chances de obter lucros com os serviços de contabilidade industrial.

Por que contar com sistema de gestão contábil?

A contabilidade industrial é bastante estratégica para as organizações. Afinal, ela é a responsável por calcular o preço final do produto, o custo de produção, entre outros fatores relevantes.

Nesse cenário, é fundamental contar com recursos capazes de ajudar a registrar informações com facilidade, além de extrair dados consistentes para que os exatos custos de produção sejam levantados.

Desse modo, ao contar com um software de gestão contábil, você otimiza os serviços da área, tornando-os mais ágeis, além de diminuir a burocracia e criar oportunidades para reduzir custos e melhorar processos.

Um bom sistema de contabilidade industrial envolve recursos de gestão, estimativa de custo, relatórios, análise de dados e principalmente, integrações com obrigações acessórias e outros sistemas de gestão.

Como vimos ao longo desta leitura, a contabilidade industrial permite fazer com que uma empresa saiba de forma exata o total de gastos para fabricar determinado produto, sendo possível fazer uso dessas informações para calcular o valor de revenda e a margem de lucro. Por isso, é uma área bastante promissora e que requer, além de conhecimento na área, ferramentas tecnológicas para otimizar todo o processo.

Se você gostou deste artigo sobre contabilidade industrial, confira também 4 dicas importantes para fazer lançamentos contábeis eficientes!

Últimos posts

ebook-difal
banner-artigos-carga-tributaria-brasileira
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!