Manter bons clientes de contabilidade é o caminho do sucesso de um escritório. Porém, muitos profissionais são focados na parte técnica e burocrática da atividade e se esquecem de que o relacionamento com os clientes é fundamental.
Ao manter uma comunicação ativa é possível identificar o perfil dos bons e maus clientes, dar um direcionamento para o negócio e melhorar a lucratividade da empresa. Quer saber mais? Veja a seguir!
O que são clientes good e bad fit?
Antes de definir quem são os bons clientes de contabilidade, é fundamental conhecer o perfil deles. É preciso avaliar quais são as suas maiores dificuldades, as suas necessidades e alinhá-las com as soluções que você pode oferecer.
Com base nessas informações, é possível definir quem são os clientes good e bad fit. Como assim? Os clientes bad fit podem se caracterizar de diversas maneiras:
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o serviço que o escritório contábil oferece não se encaixa nas necessidades do cliente;
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não existe uma pessoa responsável na empresa para fazer a comunicação e troca de informações com o escritório contábil;
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a empresa não tem condições de pagar pelo serviço oferecido;
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o cliente não possui a mesma cultura do escritório contábil;
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ele possui alguma necessidade que o escritório contábil não consegue atender.
Já quando o cliente não se encaixa nos itens acima ele pode ser considerado good fit. Afinal, ele tem maiores chances de formar uma parceria com o escritório.
Por que é necessário avaliar esse perfil antes de fechar um contrato? Porque, muitas vezes, o cliente pode se interessar pelo escritório contábil por algum motivo específico, mas em longo prazo as suas necessidades não serão atendidas.
Consequentemente, há maiores chances de uma quebra de contrato e insatisfação que pode afetar a reputação do escritório.
Como melhorar o processo de aquisição de clientes de contabilidade?
Depois de conhecer a capacidade de atuação do escritório contábil e o perfil dos clientes, é hora de investir em alguns processos para aumentar as chances de adquirir bons clientes de contabilidade. Veja:
Invista em especializações para se diferenciar no mercado
Participe de cursos, feiras e workshops que tragam novidades para a sua atuação profissional. Inclusive, você ou alguém da equipe pode investir em uma pós-graduação em uma área diferenciada como Direito Tributário, Custos ou na área Gerencial.
Por exemplo: um escritório contábil que entende sobre IFRS — Internacional Financial Reporting Standards poderá atender grandes empresas ou corporações multinacionais.
Isso porque esses são procedimentos padrões da contabilidade mundial para fazer o reconhecimento de receita. Além disso, o procedimento também pode auxiliar pequenas empresas que buscam a captação de recursos junto ao BNDES.
Dessa maneira, o escritório contábil poderá atuar em um segmento diferenciado de mercado, cobrar preços maiores e aumentar o faturamento.
Adote o uso de sistemas para dar agilidade aos processos
Os sistemas contábeis permitem que as atividades sejam realizadas com mais rapidez e segurança. Dessa maneira, algumas tarefas podem ser simplificadas e realizadas por uma pessoa.
Isso diminui a necessidade de contratação de novos profissionais e permite que o escritório contábil ofereça serviço em grande escala, pois as tarefas são automatizadas.
Além disso, os softwares contábeis diminuem os erros nos processos, falhas de comunicação entre a empresa e o escritório e facilitam o registro das informações. Eles facilitam a escrituração das obrigações fiscais, o arquivamento e a consulta de dados.
Desenvolva ações de marketing digital
Segundo a Pesquisa Brasileira de Mídia realizada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, o Facebook é a rede social mais usada pelos brasileiros. Em segundo lugar está o WhatsApp, que obteve a indicação de 58% dos entrevistados.
Então, por que não aproveitar o meio digital para divulgar o trabalho do escritório contábil? As ações de marketing digital possibilitam a captação de clientes de maneira eficiente.
Para tanto, você pode fazer um site da empresa e um blog otimizado para SEO (Search Engine Optimization), criar páginas nas redes sociais para divulgar os trabalhos, as mudanças na legislação e demais informações que possam ser úteis para os clientes.
A partir desses recursos o escritório pode desenvolver estratégias para captar futuros clientes como: produção de blog posts e e-books, webinars e ações promocionais.
Também é indicado desenvolver ações de e-mail marketing para enviar informações úteis e manter um relacionamento com clientes e pessoas interessadas em seus conteúdos.
Agregue valor ao seu trabalho para conquistar e manter clientes
Muitas pessoas ainda têm uma visão distorcida sobre a atividade do contador e acham que sua função é apenas gerar guias de recolhimento e pagar impostos. Porém, hoje esses profissionais estão inseridos na área financeira, tributária, societária e gerencial.
Então, cabe ao escritório contábil mostrar o valor do seu trabalho para os clientes e potenciais interessados. Como fazer isso? Uma das estratégias é oferecer um serviço diferenciado dos demais.
Além disso, o escritório pode agregar outras atividades como consultoria, análise sobre a saúde financeira e contribuir para a gestão do negócio.
Ao fornecer feedback sobre as situações da empresa você consegue agregar valor ao serviço, melhorar o relacionamento com o cliente e se transformar em um consultor de negócios.
Para tanto, você pode utilizar as ferramentas disponíveis no software contábil do escritório. Um exemplo é criar relatórios personalizados para o cliente, com informações detalhadas sobre a situação financeira e o valor dos impostos pagos.
A partir daí, o escritório de contabilidade pode fazer uma consultoria sobre as possibilidades de investimentos para o sucesso do negócio. Com isso, você ganha mais confiança e respeito do cliente e mostra o valor do seu trabalho.
Estimule a indicação de novos clientes
Outra maneira de facilitar a aquisição de novos clientes é incentivar a indicação. Você pode oferecer uma bonificação para quem recomendar um novo parceiro para a sua empresa. Essa premiação pode ser um brinde ou um desconto no valor do serviço.
Essa á uma maneira de valorizar a sua base de clientes e facilitar o crescimento do seu negócio.
Agora é só colocar em prática as nossas dicas e conquistar bons clientes de contabilidade! Achou essas informações úteis? Compartilhe o post nas redes sociais e ajude outras pessoas!