Como ter a satisfação do cliente no escritório de contabilidade?

Como ter a satisfação do cliente no escritório de contabilidade?
3 minutos de leitura

Cada vez mais, os empreendedores estão cientes da importância da satisfação do cliente. E quando falamos das empresas contábeis, a preocupação não seria diferente.

Assim como toda empresa, os contadores precisam se preocupar sobre o que os clientes estão pensando e falando sobre ele, ou ainda, o que estão falando e pensando sobre sua empresa. Pois sabemos que a insatisfação nem sempre é por causa do profissional, às vezes pode ser algum atrito relacionado ao serviço, processos, contrato e pagamentos.

Portanto, é importante estar atento às necessidades dos clientes e planejar algumas ações que podem contribuir com a satisfação dele.

Vale ressaltar que, aumentar a satisfação do cliente não deve ser um projeto apenas para melhorar a sua imagem, mas sim, se preocupar verdadeiramente com o sucesso dele. A empatia é algo que precisa ser praticada de verdade!

Quer saber algumas dicas de como aumentar a satisfação do cliente no seu escritório? Então continue a leitura!

5 passos para aumentar a satisfação do cliente na sua empresa contábil

Para te ajudar a ter mais clientes satisfeitos, separamos cinco passos que vão desde conhecer o cliente até manter um bom relacionamento com ele. Confira!

1. Conheça bem quem são os seus clientes

Conhecer bem o cliente é essencial para qualquer empresa. Não se trata apenas de conhecer as pessoas responsáveis pela parceria, mas sim as principais necessidades e dores que o cliente tem.

Por isso, busque entender cada cliente e o que eles enfrentam no dia a dia. Somente dessa forma você vai conseguir entregar o que ele precisa, agregando valor aos seus serviços.

Digamos que um determinado cliente enfrenta problemas financeiros, especificamente no fluxo de caixa. Por mais que a gestão financeira não faça parte dos seus serviços, acaba sendo interessante ajudá-lo mesmo que sendo algo pontual. Dessa forma, ele sempre vai considerar você como um contador engajado com o sucesso dele.

2. Seja acessível

Ser acessível não é o mesmo que estar disponível o tempo todo. É normal estabelecer algumas regras com o cliente para evitar uma sobrecarga desnecessária. Mas é importante não ser distante e estar acessível para apoiar o clientes nas horas necessárias.

Um dos fatores que mais fazem o cliente ficar satisfeito com uma empresa, é se sentir valorizado. Por isso, estar ao lado do cliente é tão importante.

3. Personalize o atendimento

Busque fazer o máximo para atender cada cliente conforme suas necessidades. Um atendimento personalizado agrega muito valor à sua empresa e ao seu trabalho. Cada cliente tem uma realidade diferente e uma forma específica para se sentir à vontade.

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Uma dica para não ter muito trabalho, é criar diversos canais de atendimento. Assim, cada cliente fala com você pode onde ele achar melhor. Por exemplo, dê alternativas de contato como site, whatsapp, chat, telefone, redes sociais e e-mail.

Além disso, converse com o seu cliente de uma forma que o deixará mais feliz. Mostre interesse pela empresa dele, por suas conquistas e seu bem-estar. Aproveite o contato para se relacionar melhor com ele ao invés de focar apenas no problema em questão a ser solucionado.

4. Faça reuniões periódicas

Sabemos que não é normal existir reuniões periódicas entre contadores e clientes. Mas é fundamental adotar essa estratégia para aumentar a satisfação do cliente com seu escritório.

As reuniões podem ser fundamentais para apresentar ao cliente alguns relatórios, e assim, ajudá-lo na tomada de algumas decisões. É por meio dessas reuniões também que o contador melhora o seu relacionamento com o cliente, criando uma maior intimidade com ele e identificando suas dores ao longo do tempo.

Essa estratégia aumenta a satisfação do cliente porque ele vai enxergar sua preocupação com a empresa dele. Então, esteja sempre presente. Já dizia um antigo ditado: “quem não é visto, não é lembrado”.

5. Faça pesquisas de satisfação

Parece óbvio, mas nem todas empresas se preocupam em saber o que o cliente pensa sobre elas. Então se você não faz essas pesquisas com os clientes do seu escritório contábil, saiba que está perdendo uma grande oportunidade de aumentar a satisfação do seu cliente.

As pesquisas mostram a preocupação que o seu escritório tem em oferecer o melhor para os clientes, assim como está aberto a receber feedbacks. O cliente se sente ouvido e participante da parceria entre as empresas.

Mas não deixe os feedbacks dos clientes esquecidos na gaveta. Analise cada resposta e entenda porque o cliente te avaliou de tal forma. Logo em seguida, estabeleça um plano de ações que atenderão as queixas dos clientes.

Além das críticas, podem surgir também os elogios. Aproveite para entender o que o cliente gosta em você e crie ações para valorizar esses pontos positivos.

Tenha um time de CS – Customer Success

Nem todo escritório contábil tem um investimento destinado à criação de uma time de Sucesso de Cliente, por isso, os passos básicos listados anteriormente são essenciais para todo profissional que busque agregar valor ao seu trabalho.

Mas se for possível, desenvolva uma pessoa ou uma equipe totalmente focada a entender o cliente e ajudá-lo nas tomadas de decisões. O sucesso do seu cliente é o seu sucesso, então, nunca deixa de investir nele.

Espero que essas dicas tenham lhe ajudado, continue acompanhando o nosso blog e nossos perfis nas redes sociais.

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