Gestão contábil

SEFAZ identifica divergência na venda de cartão de crédito e notifica empresas

SEFAZ identifica divergência na venda de cartão de crédito e notifica empresas 1
Escrito por Sherman Alcantara
Atualizado em: 02/08/2017 Tempo estimado de leitura: 1 minuto

Recentemente uma matéria foi divulgada nos jornais em que mostra que a Secretaria da Fazenda do Estado (SEFAZ) divulgou que 1.011 empresas no Ceará omitiram mais de R$ 1,19 bilhão do faturamento declarado com vendas de cartões de crédito nos anos de 2015 e 2016. (veja a matéria aqui).

Somente no comércio varejista, segmento com mais empresas sob suspeita, a divergência chega a R$ 750 milhões.

Os dados fazem parte da terceira fase da operação Cartão de Crédito, que apura omissão de dados e evasão de divisas. Quem não se regularizar até o próximo dia 31 está sujeito, dentre outras penalidades, a multas que podem chegar a 30% do valor da mercadoria.

Essa divergência foi identificada a partir do cruzamento entre os valores declarados pelas empresas e as informações enviadas pelas operadoras de cartão de crédito no arquivo do SPED Fiscal.

Com base no levantamento de dados a SEFAZ notificou os contribuintes a procederem com a regularização das informações enviadas.

E você? Já verificou se as informações de venda no cartão foram enviadas no SPED Fiscal?

Para saber como informar as vendas no cartão no Fortes Fiscal clique aqui

Fortes tecnologia consultor contadorPowered by Rock Convert

Sobre o autor

Sherman Alcantara

Formado em Contabilidade e Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). MBA em Contabilidade e Direito Tributário pelo IPOG. Foi Analista fiscal na empresa Gênesis Contabilidade. Atualmente é Consultor Técnico da Fortes Tecnologia, onde há mais de 5 anos ministra treinamentos sobre o Tema SPED Contribuições em parceria com o CRCCE.

Deixar comentário.

Compartilhar